Ir ao conteúdo

Cooler com conector de 3 pinos na placa-mãe que só tem para 4

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, de antemão já aviso que sou leigo. Mas então,  estou interessado em comprar a placa-mãe a520m ou a320m, porém vi que a entrada da "cpu fan" das duas motherboards é de 4 pinos. Já o cpu cooler que comprei tem dois cabos, um é de 3 pinos 12v; o outro é de 3 pinos 5v. Esse cabo de 3 pin 12v eu tenho de conectar na entrada "cpu fan" da placa-mãe? Tá tudo bem fazer isso? Pois até agora não encontrei qual é a tensão dessa entrada "cpu fan" de 4 pin da placa-mãe, então estou com receio de dar *****. 

Em relação ao cabo 3 pin 5v, onde devo conectar ele?

Cooler: Pichau sage v2 RGB

• Solução
Postado

Você comprou um abacaxi, pois air cooler para CPU sem controle PWM em 2023 é "shoda". O ideal seria devolver e pegar um air cooler com conector de 4 pinos, PWM.

Pois se a placa-mãe não tiver opção de controle de RPM por variação de tensão - o que é um controle meia boca; não vai ter controle de rotação da ventoinha do cooler baseado na temperatura do CPU - como todo bom air cooler com PWM tem; e  por isso a ventoinha fica zumbindo na velocidade máxima o tempo todo.

De qualquer forma não tem problema ligar o cabo de 3 pinos do cooler no conector CPU_FAN de 4 pinos da placa-mãe, as guias "fool proof" do conector evita ligar errado, o cabo que falta é justamente o do pino PWM que controla a RPM da ventoinha.

Já cabo de 3 pinos [o oo] 5v é o cabo dos LEDs A-RGB do fan, em geral placa-mãe A320 e A520 baratas não tem este conector, e no caso vai precisar comprar uma controladora A-RGB para ligar o cabo dos LEDs e ver o "frufru". Tem um modelo de controladora A-RGB simples com um conector por uns R$ 80,00 no M.Livr&, Shoope. 

A propósito hoje a ASUS TUF A520M Plus sai por R$ 475,00 com cupom de desconto, vide.

É a melhor das A520 e tem dois conectores A-RGB.

• 2x Headers endereçável AURA Gen 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...