Ir ao conteúdo

Erro de firmware do SSD S70 BLADE "MN-5236"

Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Postado

@Detetive Virtual de SSDs Tive o mesmo problema, sendo reconhecido como MN-5236, pelo visto e um problema desse NVMe, pensando seriamente em passar esse pra frente depois do RMA e comprar outro. Será que tem chance da Adata Corrigir isso? Pois se tiver que ficar dependendo de mandar pro RMA a cada 3-6 meses vai ser complicado.

No reclame aqui tem bastante gente reclamando do SSD parar de ser reconhecido.

• 4 semanas depois...
Postado

Isso pode não se aplicar para todo mundo, mas vou contar a minha experiência:
O meu S70Blade deu os mesmos problemas: aparecer como MN-5236, não reconhecer pela enclosure USB, o método de usar um pendrive, nada resolveu.
Quando eu tirei ele do meu notebook reparei que ele não estava totalmente plano, tinha uma curvatura bem pequena no PCB dele, que eu imagino que foi causado pelo jeito com o qual ele foi aparafusado a alguns anos atrás. Com as mudanças de temperatura que ele sofre, imaginei que talvez a causa foi a perda de contato do PCB com algum componente; já que eu já não tinha mais nenhum recurso viável, então decidi testar esse tutorial que é voltado para GPUs:IFixit - Temporarily Repair a Lost Cause Graphics Card by Heating it up in an oven

Lembrando que "o forno" é algo que não tem garantia de resolver o problema e pode danificar ainda mais os componentes do SSD! Fique ciente dos riscos e considere em último caso.

Deixei o forno preaquecendo a cerca de 180°C por uns 5min, depois coloquei o SSD em cima de um pedaço de papel alumínio e em um tabuleiro, e deixei ele por 2-3min dentro do forno. 
E o SSD voltou a funcionar, com meus dados aparentemente intactos. Como só guardava jogos nele, mesmo se fosse necessário formatar não teria problema no meu caso.

Enfim, enquanto eu não posso garantir que vá funcionar, e não me responsabilizo pelo que ocorra caso você tente fazer o mesmo, essa é uma possibilidade caso não tenha mais recursos. Também não recomendo armazenar nada importante em um SSD que passou por esse processo, ele não é confiável mais.

Caso ele pare de funcionar novamente, avisarei aqui.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado
Em 08/12/2023 às 09:01, Detetive Virtual de SSDs disse:

@Felipovisk22 Basicamente faça o seguinte você vai precisar de um adaptador NVMe para uSB, até da pra fazer direto no M.2 mas fica difícil dependendo do seu computador para ter acesso.

Você precisa pegar uma pinça e conectar nestes 2 terminais fechando um curto, e depois instalar o SSD no Slot ou na enclosure USB, e logo após isso deve ligar o computador ou apenas coenctar a enclosure no PC, quando acontecer isso o SSD vai aparecer no gerenciador de discos como Não alocado e mostrando geralmente 1GB ou 2.1GB, isso simboliza que está em ROM mode, depois basta desligar o PC ou desconectar a enclosure e depois remover a pinça. Quando fizer isso ligue o PC novamente e veja se ele é reconhecido

Imagem dos Terminais para fechar um curto com a Pinça para deixar o SSD em ROM Mode

Cara, você me salvou!! Muito obrigado por compartilhar o conhecimento! Fiz esse método e funcionou em um Netac nv7000 2Tb. A minha versão é aquela primeira leva que saiu com as correções dos thermalpads que não estavam tendo contato. 

Agora vou usar só como uma unidade extra pra botar jogo e coisas menos importantes. Mas já tô feliz demais de não ter perdido meus arquivos, aprendi a lição. Vou comprar um SSD decente dessa vez. 😁

• 3 semanas depois...
Postado
Em 29/07/2024 às 11:32, Kesley Benedet disse:

Cara, você me salvou!! Muito obrigado por compartilhar o conhecimento! Fiz esse método e funcionou em um Netac nv7000 2Tb. A minha versão é aquela primeira leva que saiu com as correções dos thermalpads que não estavam tendo contato. 

Agora vou usar só como uma unidade extra pra botar jogo e coisas menos importantes. Mas já tô feliz demais de não ter perdido meus arquivos, aprendi a lição. Vou comprar um SSD decente dessa vez. 😁

Quais os pinos para fazer isso no NV7000?

Postado
Em 06/12/2023 às 07:28, Detetive Virtual de SSDs disse:

@Felipovisk22 @Necklace Bom dia, sim este problema geralmente é relacionado a problema físico, pois o Firmware do SSD fica armazenado em um setor das NAND Flashs, e SSDs com esse Controlador Innogrit e NANDs YMTC principalmente (X2-9060 CDT1B) costumam ter demais problema de Read-disturb que eu já fiz um artigo detalhado explicando o que é, e se existe solução para isso.

The Overclocking Page - O problema de Firmware MN-5236 - by Gabriel Ferraz

Existe uma chance de tentar recuperar o SSD, você vai precisar entretanto de uma pinça bem fina para realizar o procedimento, se quiser posso tentar lhe ajudar

Poderia me ajudar a encontrar os locais para fazer o curto? É um NV7000 de 1TB.

Postado
Em 18/08/2024 às 16:29, tiagodfer disse:

Quais os pinos para fazer isso no NV7000?

Eu fiz nos únicos 2 pinos que aparecem sozinhos e deu boa

Depois de salvar meus arquivos eu fui formatar a unidade e tentar reparar, mas voltou o problema. E aí ficou nessa de o problema ir e voltar, basta usar um pouco mais o SSD que o problema volta. 
Só que agora eu to usando só pra jogo mesmo e to conseguindo jogar numa boa nele desde então. Instalei uns 500gb de jogo e por enquanto ta indo... Vou usar até morrer kkk

Postado

17 horas atrás, Kesley Benedet disse:

Eu fiz nos únicos 2 pinos que aparecem sozinhos e deu boa

Depois de salvar meus arquivos eu fui formatar a unidade e tentar reparar, mas voltou o problema. E aí ficou nessa de o problema ir e voltar, basta usar um pouco mais o SSD que o problema volta. 
Só que agora eu to usando só pra jogo mesmo e to conseguindo jogar numa boa nele desde então. Instalei uns 500gb de jogo e por enquanto ta indo... Vou usar até morrer kkk

@Kesley Benedet Tá certo isso? Seriam os pinos?

IMG_20240821_173657754(1).jpg.f5aaa9b1955432847ab50523c2c3cdeb(1).jpg

Postado
19 horas atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

acredito que sejam estes 2 mesmo que você marcou

Não deu certo o procedimento, quando fiz o curto entre estes pontos, ele foi detectado como 2GB, até aí tudo bem, mas quando desliguei, desfiz o curto, uma das trilhas queimou e ele voltou a ser apenas detectado por alguns segundos na BIOS e depois some.

20 horas atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

acredito que sejam estes 2 mesmo que você marcou

Para qual empresa de recuperação recomendaria enviar?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...