Ir ao conteúdo

memória RAM 6000 Hz x processador 4800 Hz

Ir à solução Resolvido por J. Flavio Melo,

Posts recomendados

Postado

Comprei um processador I7 12700k que suporta DD5 até 4800 Hz
e aí sem me atentar a isso comprei uma memória RAM DDR5 de 6000 Hz

quero saber se isso ai vai dar algum problema ou se somente a ram

vai estar limitada a 4800 Hz

OBS: placa-mãe AZUS PRIME Z790

Postado
10 minutos atrás, Éden Graciano Felipe disse:

Comprei um processador I7 12700k

Meus pêsames, fez um mal investimento.

11 minutos atrás, Éden Graciano Felipe disse:

um processador I7 12700k que suporta DD5 até 4800 Hz
e aí sem me atentar a isso comprei uma memória RAM DDR5 de 6000 Hz

quero saber se isso ai vai dar algum problema ou se somente a ram

vai estar limitada a 4800 Hz

OBS: placa-mãe AZUS PRIME Z790

Ignore o site da Intel, quem dita a frequência da RAM é a placa-mãe. No caso, a sua não oferece limite.

Postado
1 minuto atrás, J. Flavio Melo disse:

Processador limita frequência da memória RAM sim.

A placa-mãe oferece suporte para x frequência.

o processador limita para x frequência.

Sempre li que é assim que funciona.

Exceto que não é assim que funciona.

O processador em si não impõe limite nenhum. Quer dizer, na prática cada chip vai ter algum limitante, seja o IMC que não aguenta ou a Infinity Fabric que não consegue subir junto com a RAM, mas aí é uma questão daquele pedaço de silício individual, não uma restrição do modelo do processador propriamente dito.

Quem vai limitar é a placa-mãe. É ela que vai dizer se o máximo que ela permite é valor X ou Y, porque é isso que diz no site da AMD/Intel, ou se ela vai dizer "nah, quer saber, já que sou eu responsável de configurar a RAM, que se dane o fabricante, eu coloco o valor que eu quiser e o processador não tem nada a ver com isso".

• Confuso 1
Postado

@Imakuni você falou q o i7 12700k foi um mal investimento, qual seria sua sugestao de processador nesse valor

eu recebi esse i7 ai na sexta, ta lacrado e eu ainda to no prazo de devoluçao

vi aqui q na mesma faixa de valor teria o Ryzen 9 500x e o i5 14600k
em algumas analises de jogos no youtube (q eu o meu interesse) o i5 14600k deu um banho em fps no Ryzen

o q acha?

Postado
2 minutos atrás, Éden Graciano Felipe disse:

@Imakuni você falou q o i7 12700k foi um mal investimento, qual seria sua sugestao de processador nesse valor

eu recebi esse i7 ai na sexta, ta lacrado e eu ainda to no prazo de devoluçao

vi aqui q na mesma faixa de valor teria o Ryzen 9 500x e o i5 14600k
em algumas analises de jogos no youtube (q eu o meu interesse) o i5 14600k deu um banho em fps no Ryzen

o q acha?

Ryzen 9 não é para PC gamer, então já pode descartar essa opção. No caso da série 5xxx, é para usar com DDR4 para montar PC custo/benefício. Vai sair bem mais barato, e ainda assim melhor que o 12700k.

Mas podendo investir, tem processadores melhores. O primeiro a pensar seria realmente o 13600k/14600k (mesma coisa)... eu não montaria em plataforma que não tem opção de upgrade, mas como você já tem a placa-mãe, é uma opção viável. A outra seria devolver também a placa e montar um Ryzen 7xxx; se possível, o 7800x3D é o melhor processador para jogos do mercado atualmente, mas um 7700 também vai ser uma ótima pedida para gastar um pouco menos.

Postado

@Imakuni entendi, desde ja agradeço a ajuda
eu comprei todas as peças do meu pc gamer essa semana

estão chegando aos poucos, só recebi o processador q esta lacrado

tudo pode ser devolvido caso seja necessario

processador i7 12700k, placa-mãe ASUS prime z790 wifi +bluetooth, DDR5 etc; placa de Vídeo RTX 4070

como eu não recebi a maioria das peças a hora de trocar alguma coisa eh agora

vou pesquisar sobre o q me disse

as outras peças com ram, cooler, gabinete etc não comentei porque não faz diferença pra montar o setup, mas ja comprei tudo tb

gostei da sugestao de colocar o i5 13600k ou o 14600k

seria interessante isso porque eu trocaria so o processador , deixaria a placa-mãe

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...