Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

acer Ryzen 5 2500u, 16gb DDR4, SSD 1tb, windows 10

Estou com um problema no meu notebook que não sei mais o que fazer, dia sim dia não ele fica extremamente lento, com um certo "delay" ou "lag" para coisas simples como abrir uma pasta, e isso sem nenhum programa rodando, o uso do cpu, memória, rede, gpu e tudo mais está bem baixo, não existe nenhum motivo aparente mas o problema persiste e soluciona magicamente reiniciando o pc (as vezes tem que reiniciar várias vezes pois as vezes o windows já inicia com esse delay e nada resolve). Também acontece as vezes de ele estar funcionando perfeitamente, aí eu saio por um tempo e quando eu volto ele está assim. Tentei formatar, fiz teste de HD, teste de memória, teste de cpu, antivirus... não existe nenhum diagnóstico. Procurei por ajuda via chatgpt e tentei algumas dicas (como mexer na memória virtual, etc) mas foi tudo em vão.

Também já testei tirar um pente de memória de cada vez mas também não mudou nada.

O que mais me incomoda é que não existe nenhum motivo aparente para o problema e ele fica "resolvendo sozinho" e voltando a dar problema depois. Alguém tem uma luz?

• Membro VIP
Postado

Se você usa HD, um dos problemas pode ser esse. HD atualmente para Windows 10 deixa o sistema bem lento.

Você pode tentar um dual boot (ou outra forma) e testar uma versão Linux mais leve para ver se resolve.

Postado

@Ceconi  É como nosso amigo @Pedroou  disse...

Ao que tudo indica..., é esse HD que não está acompanhando a velocidade dos outros componentes.

Ou está abrindo o bico (parando de funcionar).

Outra dica que posso te dar é você olhar a ventoinha do seu note.

Veja se está suja (a ventoinha é preta porém ela pode estar marrom por causa da poeira).

Temperaturas altas no processador por falta de ventilação..., pode ocorrer "delay" (travamento).

• Membro VIP
Postado
50 minutos atrás, Ceconi disse:

Tentei formatar, fiz teste de HD

Pensei que também tinha HD. Troca o sistema operacional para o de 120gb que está vázio e coloca ele para dar boot. Se for problema no SSD, assim deve resolver.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Arthur Arnemann disse:

É SSD ou HD ? eis a questão!!!

10 minutos atrás, Ceconi disse:

@Pedroou como coloquei na primeira linha, uso somente SSD. Um de 1tb onde está o windows e todos os arquivos e um M.2 de 120gb que está vazio.

• Curtir 1
Postado
Em 15/12/2023 às 12:27, xlemes disse:

@Ceconi  Faça como o @Pedroou  disse.

Teste instalando o windows no outro SSD que você tem

Acabei trocando o SSD por outro, fiz uma instalação limpa do windows 11 (anteriormente usava o 10) e o problema persiste. O que descarta problema no SSD e também problema de software.

alguma outra ideia?

Postado
4 minutos atrás, Ceconi disse:

Já sim

Não é problema no SSD (você trocou)..., não é problema no sistema (você formatou)..., não é problema na memória..., não é problema de configuração na BIOS (você resetou)...

A última opção que restou, é a placa-mãe.

OBS: teclado/touchpad em curto ou queimado..., não deixa o note com travamentos.

Apenas não funciona.

É só plugar um teclado/mouse USB e, vida que segue.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...