Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, gente.

Recentemente eu fiz um upgrade no meu PC, instalando um processador (R7 5700X) e uma placa-mãe (ASRock B450M Steel Legend) em cima de uma instalação antiga de Windows 10, sem formatar nem nada.

Hoje eu fui tentar ativar o Secure Boot na BIOS da minha placa-mãe seguindo esse vídeo aqui ( https://www.youtube.com/watch?v=JkLPhcd0aTs ), que consiste em desativar o modo "CSM", apertar F10 para salvar, e então ativar o Secure Boot. Entretanto, quando eu fui ativar o Secure Boot apareceu uma mensagem que dizia "Secure Boot Can Be Enabled When System is in User Mode". Nisso, sigo os passos descritos nesse outro vídeo ( https://www.youtube.com/watch?v=03Zjo-RyYbI ), mudando a "Secure Boot Mode" para "Custom" e seleciono a opção "Install default Secure Boot Keys" na minha BIOS (no vídeo não é exatamente igual pois se trata de uma BIOS de outra marca, mas achei que esse era o correlato mais próximo seguindo os passos do vídeo). Então, tento ativar o Secure Boot de novo, mas a minha BIOS aparece com outra mensagem me lembrando de desativar o modo CSM e apertar F10 para salvar. Feito isso, ativo o Secure Boot, mudo o "Secure Boot Mode" para "Standard" e aperto F10 para salvar e sair da BIOS. O PC reinicia e... me joga para a BIOS de novo. Mudo o "Secure Boot Mode" para "Custom" novamente. F10. A reiniciacilização me joga para a BIOS de novo. Nessa hora eu começo a suar frio. Desligo o Secure Boot, ativo novamente o "CSM" e graças a Deus o PC consegue dar boot no Windows.

Então, alguém saberia me dizer o que eu estou fazendo de errado nesse processo? Meu interesse em ativar o Secure Boot se dá por que eu tenho uma placa de vídeo nova chegando e eu vi que o pessoal recomenda usar o DDU no modo Secure Boot (inclusive, se o Secure Boot não for necessário para o processo do DDU gostaria de saber... depois desse susto não estou com muita vontade de mexer na minha BIOS tão cedo) e também tenho interesse em uma possível atualização para o Windows 11.

Eu li algumas threads na internet sobre esse problema mas não cheguei a nenhuma conclusão definitiva. Uma dica que eu tenho é que quando eu fui no GPU-Z o suporte a UEFI da minha placa de vídeo atual (GTX 1060) está marcado com ✓, e a seguinte mensagem aparece quando eu passo o mouse em cima: "Shows whether the Vídeo card BIOS embeds a UEFI module. This is needed to enable OS features such as Secure Boot and Fast Boot. Without it, your system BIOS must run CSM to boot with this card." . Entretanto, quando vou em Informações do sistema, é possível observar que o Modo da BIOS está em "Herdado" ao invés de "UEFI". A solução seria colocar o Modo da BIOS em "UEFI"?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...