Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa Galera, Beleza?

Então, eu tenho uma B550M-PLUS (TUF) com um R5 5600 + RTX 3070TI...

Fiquei sabendo que a performance é maior com 2x16 do que com 4x8 e também ja estava pensando em trocar (Atuais são 4x8 da Asgard 3200mhz)

O que acham? 

Realmente 2x16 é superior a 4x8?

Compraria de 3200Mhz ou ++?

Obrigado pela atenção rapaziada!

Postado
3 minutos atrás, Pedroou disse:

Baixa o HWMonitor e veja se em algum momento consome mais de 16gb, caso não, apenas deixe 2x8.

Dependendo do que eu faço ele passa sim de 16GB...

Normalmente no Tarkov excede 16 com facilidade

Mas então, nesse caso, o 2x16 é superior a 4x8?

Postado
3 minutos atrás, João Sanmartin disse:

Já tem algum kit de memória? Ou vai comprar do zero?

Tenho 4x8 da Asgard CL18 3200Mhz e venderia as 4 e pegaria alguma da XPG ou da Fury...

Pegaria 2x16, ai gostaria de saber se faria diferença... melhor/pior/igual

1 minuto atrás, Pedroou disse:

Precisa ver na placa-mãe, se e ela conseguir manter um frequência alta (3200mhz) em 4x8, não vejo motivo para trocar.

No site da TUF da B550M-Plus ta o seguinte:

Memória 4 x DIMM, máximo de 128GB , DDR4 4600(O.C)/4400(O.C)/4266(O.C.)/4133(O.C.)/4000(O.C.)/3866(O.C.)/3733(O.C.)/3600(O.C.)/3466(O.C.)/3333(O.C.)/3200/3000/2800/2666/2400/2133 MHz Un-buffered
Arquitetura de memória: Dual Channel
AMD Ryzen™ 5000 Series/ 3000 Series Desktop Processors

Postado

Tem vários casos que o 4x8GB dá mais desempenho, porém ao depender da placa sobrecarrega o controlador da memória, no caso da TUF não acho que é problema.

Ai fica de sua escolha sobre estética e se quiser poupar um pouco da controladora.

Inclusive eu uso uma TUF B550M-Plus, com 4 módulos de 8GB XPG Spectrix D50 de 3600MHZ, consegui manter eles em 3600MHZ CL16 1.41v, com voltage oem eles não ficavam.

Recomendo você pegar uma 3600MHZ, que em alguns casos vem com chips superiores. como algumas D50 (não é meu caso) e as D60G.

A diferença hoje em dia de 3200MHZ para 3600MHZ é menos de 15 reais por módulo a maioria das vezes.

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, Vitor Requena disse:

Fiquei sabendo que a performance é maior com 2x16 do que com 4x8 e também ja estava pensando em trocar (Atuais são 4x8 da Asgard 3200mhz)

Assumindo que as outras specs são iguais, não vai ter diferença nenhuma.

O que acontece é que 4x8 garante Dual Rank, que pode aumentar o desempenho. 2x16, não necessariamente, depende se os pentes são dual ou single rank, 16gb tem dos dois. Por outro lado, é mais difícil fazer o OC em 4 pentes, o que prejudica o desempenho; 2x16 nunca vai ter esse problema.

Mas você pode simplificar isso. Se é DDR4, compre 2x8, não pegue 32gb de tecnologia morta sem necessidade.

1 minuto atrás, João Sanmartin disse:

Tem vários casos que o 4x8GB dá mais desempenho, porém ao depender da placa sobrecarrega o controlador da memória, no caso da TUF não acho que é problema.

Mas.. você sabe que o controlador de memória está no processador, não na placa-mãe, certo? Quer dizer, não é como se a placa-mãe não tivesse influência, ela tem sim. Mas a justificativa é outra.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

Mas você pode simplificar isso. Se é DDR4, compre 2x8, não pegue 32gb de tecnologia morta sem necessidade.

Ele tem 4x8 e quer vender para trocar por 2x16. Não acho que vale a pena.

No máximo tentar fazer um overclock nas que já tem e segue o jogo.

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, João Sanmartin disse:

Ai fica de sua escolha sobre estética e se quiser poupar um pouco da controladora.

Concordo.

Eu penso que, se você já tem os 4 pentes de memória, não faz o menor sentido pegar outro kit de mesma capacidade, por mais que sejam 2 pentes e teoricamente seja mais difícil para o controlador de memória gerenciar. O desempenho de 4 pentes idênticos é praticamente o mesmo de 2 pentes.

Postado
2 minutos atrás, Pedroou disse:

Ele tem 4x8 e quer vender para trocar por 2x16. Não acho que vale a pena.

No máximo tentar fazer um overclock nas que já tem e segue o jogo.

Ahhh, quando abri o tópico ainda não tinha essa postagem nova. Realmente, se já tem, não tem porque mexer.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, João Sanmartin disse:

Inclusive eu uso uma TUF B550M-Plus, com 4 módulos de 8GB XPG Spectrix D50 de 3600MHZ, consegui manter eles em 3600MHZ CL16 1.41v, com voltage oem eles não ficavam.

Recomendo você pegar uma 3600MHZ, que em alguns casos vem com chips superiores. como algumas D50 (não é meu caso) e as D60G.

A diferença hoje em dia de 3200MHZ para 3600MHZ é menos de 15 reais por módulo a maioria das vezes.

Entendi faz total sentido... Então segurarei mais um pouco e talvez venda e pegue 3600mhz, ouvi falar que se pegasse 2x16 com as mesmas specs das 4x8 era "melhor" pro desempenho da máquina, mas pelo visto, não faz diferença em stock 

6 minutos atrás, Imakuni disse:

Assumindo que as outras specs são iguais, não vai ter diferença nenhuma.

O que acontece é que 4x8 garante Dual Rank, que pode aumentar o desempenho. 2x16, não necessariamente, depende se os pentes são dual ou single rank, 16gb tem dos dois. Por outro lado, é mais difícil fazer o OC em 4 pentes, o que prejudica o desempenho; 2x16 nunca vai ter esse problema.

No caso, seria bom trocar os 4x8 caso fosse overclokar né, porém, não seria o caso, manteria Stock

Quem sabe mais pra frente então, ai trocaria por um CL menor e MHz Maior... Não faria sentido então

trocar 4x8 por 2x16 com as mesmas specs (Pensei que tivesse diferença por ser 2x16)

Valeu pela força rapaziada, vou manter os 4x8 mesmo

Obrigado pela galera ai que dedicou um tempinho do dia pra vir me ajudar..

Tmj 

Postado
5 minutos atrás, Vitor Requena disse:

No caso, seria bom trocar os 4x8 caso fosse overclokar né, porém, não seria o caso, manteria Stock

Quem sabe mais pra frente então, ai trocaria por um CL menor e MHz Maior... Não faria sentido então

trocar 4x8 por 2x16 com as mesmas specs (Pensei que tivesse diferença por ser 2x16)

Mas é claro que não. O bom era não trocar nada, mantenha o que você tem e faça o OC nos seus pentes atuais. Aliás, pode até tentar vender metade da sua RAM para comprar um salgado e um refri.

Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

Mas é claro que não. O bom era não trocar nada, mantenha o que você tem e faça o OC nos seus pentes atuais. Aliás, pode até tentar vender metade da sua RAM para comprar um salgado e um refri.

KKKKKKKKKKKKK o tarkov não me deixa vender os outros 2 pentes 😢

Mas obrigado pela ajuda mano, vou manter mesmo, é o que mais faz sentido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...