Ir ao conteúdo

placa-mãe ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II tem Bluetooth?

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber se a placa-mãe ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II tem somente a conexão Wifi ou também tem o Bluetooth e quais as versões do wifi e bluetooth. 

image.png.4335d04f59e8a0a9e0b9aac89c3529e4.png

Agradeço muito quem puder ajudar

• Membro VIP
  • Solução
Postado

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-b550m-plus-wifi-ii/techspec/

Tá no manual: 2x2 Wi-Fi 6 (802.11 a/b/g/n/ac/ax) Dual Band e Bluetooth v5.2

4 minutos atrás, xlemes disse:

@bgustavohr  Não tem bluetooth.

Tem bluetooth. Versão 5.2.

Olhe o manual na aba suporte do site da placa-mãe.

Seu link:

Citação

Wireless e Bluetooth:

- 2x2 Wi-Fi 6 (802.11 a/b/g/n/ac/ax) + BT5.2

• Curtir 2
Postado
9 minutos atrás, Pedro Math.pi disse:

Tem bluetooth. Versão 5.2.

Olhe o manual na aba suporte do site da placa-mãe.

Cabei de ver e não achei o conector bluetooth.

Só a entrada wireless e dizendo no manual que é 5.2 o bluetooth.

• Membro VIP
Postado
49 minutos atrás, xlemes disse:

Cabei de ver e não achei o conector bluetooth.

Só a entrada wireless e dizendo no manual que é 5.2 o bluetooth.

Geralmente o mesmo chip do wifi também fornece o bluetooth, tipo aquelas plaquinhas dedicadas. 

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, Pedro Math.pi disse:

Geralmente o mesmo chip do wifi também fornece o bluetooth, tipo aquelas plaquinhas dedicadas. 

Nossa...

Por essa eu não esperava.

O mesmo do wireless, é o do bluetooth 😮

OBS: tipo o ps2 do teclado?

Antigamente era duas entradas.

Hoje em dia é apenas uma.

Metade roxa, metade verde.

Postado
1 minuto atrás, xlemes disse:

Por essa eu não esperava.

O mesmo do wireless, é o do bluetooth 😮

Não, devem ser dois circuitos separados. A Wifi e o bluetooth andam em bandas de rádio diferentes. O bluetooth tem alcance bem pequeno, enquanto a wi-fi depende mais da antena, mas é bem maior comparativamente.

https://www.gamevicio.com/noticias/2021/12/entenda-a-diferenca-entre-wireless-wi-fi-e-bluetooth/#:~:text=A tecnologia Wi-Fi é muito mais complicada e,muito baixo%2C enquanto o do Wi-Fi é alto.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, PedraX disse:

Não, devem ser dois circuitos separados. A Wifi e o bluetooth andam em bandas de rádio diferentes. O bluetooth tem alcance bem pequeno, enquanto a wi-fi depende mais da antena, mas é bem maior comparativamente.

https://www.gamevicio.com/noticias/2021/12/entenda-a-diferenca-entre-wireless-wi-fi-e-bluetooth/#:~:text=A tecnologia Wi-Fi é muito mais complicada e,muito baixo%2C enquanto o do Wi-Fi é alto.

Eu já tentei uma vez usar meu adaptador bluetooth pra receber sinal wifi.

Deu conflito

Postado
agora, PedraX disse:

Não recebe porque a banda de rádio é diferente.

Usei um programa na época em que modificava a recepção de sinal.

Conseguí receber mas não conseguí passar.

Deu conflito no hardware.

• Membro VIP
Postado

Esse chip abaixo deve ser o mesmo da placa-mãe. Tem o MAC do wifi e o MAC do bluetooth. Acima os conectores das antenas. Eu só não sei se esse chip é integrado na placa-mãe ou tem um slot M.2 escondido embaixo daquela peça preta.

MT7921.png.96f1bf3f2b55a3b51c9bdc0a43f78ef1.png

Postado

@PedraX O wifi e bluetooth trabalham nas mesmas frequências de 2.4Ghz, inclusive da pra usar uma antena wifi para o bluetooth e muitas placas de notebooks usam essa estratégia, meu PC mesmo tem uma placa wifi realtek 8822BE que tem bluetooth e wifi integrados, e quando ativa o Bluetooth a velocidade do wifi cai de 433mbps pra 300mpbs, pois uma das 3 antenas é compartilhada com o Bluetooth integrado.

@bgustavohr No caso da sua placa, acredito que se você for usar o Bluetooth e o wifi ao mesmo tempo a velocidade pode cair temporariamente pra 150mbps ou 300mbps por conta das antennas compartilhadas.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@xlemes Pelo que entendi por esse artigo abaixo, a antena MAIN é a antena de Wifi. A antena Aux é usada tanto para Wifi quanto para Bluetooth.

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000031221/wireless/intel-wireless-ac-products.html

1 minuto atrás, F4b10 disse:

@PedraX O wifi e bluetooth trabalham nas mesmas frequências de 2.4Ghz, inclusive da pra usar uma antena wifi para o bluetooth e muitas placas de notebooks usam essa estratégia, meu PC mesmo tem uma placa wifi realtek 8822BE que tem bluetooth e wifi integrados, e quando ativa o Bluetooth a velocidade do wifi cai de 433mbps pra 300mpbs, pois uma das 3 antenas é compartilhada com o Bluetooth integrado.

@bgustavohr No caso da sua placa, acredito que se você for usar o Bluetooth e o wifi ao mesmo tempo a velocidade pode cair temporariamente pra 150mbps ou 300mbps por conta das antennas compartilhadas.

Isso.

Postado

O wifi de 5Ghz tem praticamente o dobro da frequência do wifi de 2.4Ghz e do Bluetooth, com isso uma antena simples tipo dipolo de 1/4 de onda em 2.4Ghz vai funcionar como uma antena dipolo de 1/2 onda em 5Ghz! ou seja da pra usar as mesmas antenas para as duas tecnologias e os roteadores em geral assim o fazem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...