Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Trabalho em uma empresa no qual hoje existe diversos sistemas, 2 servidores físicos e mais de 30 terminais.

Atualmente existem poucas demandas para acesso remoto ao servidor. E para estas poucas demandas utilizamos a conexão remota do Windows. Recentemente iremos implantar um novo sistema no qual será necessário o uso fora da intranet por muitos usuários. Se trata de um força de vendas no qual mais de 10 vendedores irão utilizar do celular. Estamos planejando adquirir um certificado SSL para aumentar a segurança com o tráfego fora da intranet que aumentará como previsto.

Estive pensando na possibilidade de instalar um servidor VPN para aumentar a segurança, porém nunca tive experiência em instalar e administrar servidor VPN, minha experiência é apenas como usuário em outra empresa que trabalhei. Será possível os vendedores externos acessarem a VPN pelo celular? Qual tipo de VPN e aplicação vocês sugerem para eu estar instalando? Podem compartilhar tutoriais?

Obrigado pela atenção e ajuda pessoal.

Postado

@Pedrox0 Admito que se é para acessar um serviço interno é mais fácil usar algum serviço pronto de rede local
Eu mesmo uso o ZeroTier como serviço gratuito para alguns acessos à minha rede interna sem acesso remoto, apenas enxergando as máquinas para fazer ponte

Claro, máquinas que estiverem conectadas e configuradas, no qual ele vai criar uma Rede Lan igual o Hamachi e o Radmin faz, porém de forma mais aberta e claro, também para fazer conexão com um serviço que tenho em uma das máquinas

Óbvio que para você é melhor utilizar um serviço pronto e especializado pra isso pra evitar qualquer dor de cabeça, também tenho uma rede com OpenVPN criada através de uma máquina virtual na AWS da Amazon no nível gratuíto, apenas pra fazer verificação se minha rede está com problemas de rota para algum site ou para eu acessar de forma externa os serviços do meu país caso eu saia para fora dele e não fique aparecendo pesquisas e anúncios do outro

Pra você seria bom fazer uma boa pesquisa de empresas que oferecem esse serviço com proteção, até por quê para você cuidar disso tudo iria ser demorado e trabalhoso e provavelmente atrapalharia outras funções suas

• Membro VIP
Postado

A vantagem do uso de um VPN é obter maior controle também no acesso. Instalar controles de segundo fator, para limitar caso tenha exposição de usuário\senha.

O ideal também é configurar o usuário corretamente, para ele apenas acessar o setor "vendas" e não toda a rede como é comum em redes LAN (menores).

É possível acessar a VPN de diversos dispositivos, smartphone, tablet, celulares, etc. Agora a "aplicação de vendas" é amigável para mobile?

Postado
Em 12/01/2024 às 17:54, Adriel SG disse:

Pra você seria bom fazer uma boa pesquisa de empresas que oferecem esse serviço com proteção, até por quê para você cuidar disso tudo iria ser demorado e trabalhoso e provavelmente atrapalharia outras funções suas

Acho que você atingiu em cheio aqui. Nosso TI é pequeno e mais focado ao suporte ao usuário da empresa, além de sermos responsáveis pela implantação de todo e qualquer sistema interno. Ninguém tem experiência com segurança e isto tomaria tempo.

Não sei se é permitido aqui no Fórum sugerir empresas, mas se for permitido vocês teriam empresas de VPN para sugerir?

Em 14/01/2024 às 09:46, dwatashi disse:

É possível acessar a VPN de diversos dispositivos, smartphone, tablet, celulares, etc. Agora a "aplicação de vendas" é amigável para mobile?

Sim, ele é amigável para mobile sim. Participamos da escolha e agora da implantação do sistema no qual validamos todos os requisitos. 

Postado

@Pedrox0 Empresas desse ramo não saberia sugerir, eu geralmente mexo eu mesmo com aplicativos disso no meu tempo livre no trabalho então nunca precisei focar em procurar serviços com outras empresas

Ouvi falar de serviços como do Kaspersky e do NordVPN mas acredito que seja apenas para conseguir se conectar em redes VPN de outros países, e não para fazer o quê você precisa que é se conectar com o sistema de vocês

Tem os serviços da Google Cloud VPN também se não me falha memória

Recomendo dar uma olhada no ZeroTier se tiver muito apertado o prazo, ele tem para dispositivos mobile Android e Iphone também pra conseguir fazer conexão LAN

o problema é que vai precisar vocês mesmos administrarem os acessos mas eles tem planos no site pelo que vi com uns extras, que talvez tenha o que precisam

Futuramente recomendo conseguirem focar alguém ou uma parte da equipe a estudar sobre isso, não para trabalhar na área mas pra conseguir administrar melhor sem depender muito do serviço de outras empresas caso dê algum b.o

De repente até pra implementar uma VPN própria de forma simples

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...