Ir ao conteúdo

Sugestão de upgrade: continuar na plataforma AM4 ou migrar para AM5 ou Intel?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, Guys!

Preciso de um norte para saber o que fazer num futuro não tão longe, afinal o pcismo tem tomado conta de mim, rsrs. 

Atualmente utilizo plataforma AM4. No final do ano de 2023, eu iria comprar o R75700x, uma B550 Aorus Elite e uma fonte 650w. Mas contive, pois o meu setup atual estava sendo o suficiente - mesmo tendo bastantes quedas. Entretanto, eu gostaria de um norte do que planejar pro futuro e juntar dinheiro para isso.

Meu orçamento atual está em R$2.500,00 reais; planejo trocar as peças numa próxima grande promoção ou então, eu espero, pois o setup ainda dá pra aguentar o tranco. Enfim, o que me aconselham: esperar e migrar pra nova geração? Ou manter am4? Ou, ir para intel? Vi que algumas placas mães aceitam DDR4/5.

obs: pretendo trocar de gabinete também, mas só quando eu trocar a placa-mãe e o restante (sugestões são bem vindas).

Setup atual:

MONITOR: LG 29" Ultrawide 2560x1080

CPU: AMD Ryzen 5 2600

Placa-mãe: Biostar B350 Racing GT5

memória RAM: kllisre 2x16GB 3200MHZ

Armazenamento: 1x SSD NVMe M.2 1TB KC3000/ 1 HD SATA/ 1 SSD SATA 256GB

FONTE: 600w Corsair 80 Plus White VS600, PFC Ativo

PLACA DE VÍDEO: RX 6800 Sapphire pulse

Refrigeração: 05 RGB 120mm/ Watercooler DeepCool LE500

Gabinete: Blue Case BG-015

Postado

Eu não vejo muito motivo para pular para AM5 considerando que você já tem placa e RAM DDR4. Se quer um up, apenas compre um 5800x3D (ou espere o 5700x3D para saber como vai ficar) e deixe o PC por isso.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Tarde

Com apenas 2500 reais fica complicado ir para um placa-mãe DDR5, AM5 e um processador desse soquete.

Se você for para LGA 1700 da intel você pode usar suas memórias, porém a meu ver o processador mais custo-benefício desse soquete é o 13600K ou 14600K ou KF.

Manter no AM4 ao meu ver seria a melhor decisão.

Esse tipo de upgrade é meio elevado e você precisa ganhar no mínimo 50% de desempenho a mais.

Não vejo necessidade de trocar de fonte.

• Amei 1
Postado
15 minutos atrás, Imakuni disse:

Eu não vejo muito motivo para pular para AM5 considerando que você já tem placa e RAM DDR4. Se quer um up, apenas compre um 5800x3D (ou espere o 5700x3D para saber como vai ficar) e deixe o PC por isso.

Pensei nisso, mas queria opiniões diferentes para ter uma base consolidada.

13 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Tarde

Com apenas 2500 reais fica complicado ir para um placa-mãe DDR5, AM5 e um processador desse soquete.

Se você for para LGA 1700 da intel você pode usar suas memórias, porém a meu ver o processador mais custo-benefício desse soquete é o 13600K ou 14600K ou KF.

Manter no AM4 ao meu ver seria a melhor decisão.

Esse tipo de upgrade é meio elevado e você precisa ganhar no mínimo 50% de desempenho a mais.

Não vejo necessidade de trocar de fonte.

Cara orçamento atual realmente só da para a AM4, mas ideia em si era esperar e juntar dinheiro pra comprar à vista, se fosse necessário e valesse a pena. Minha ideia seria manter a geração AM4 mesmo, mas só quis confirmar para ver se eu estava "agindo certo". 

• Curtir 1
Postado

@VinyBr Mantenha o AM4 ainda vai durar uns bons anos. tanto que ta ofuscando o DDR5 porque não para de vir processadores pro AM4

Compre algo em torno de um X3D seja o 5700 que vai chegar ou mesmo 5800 com tua GPU vai casar certinho, vejo que joga em resolução maior que o FULL HD o que força mais para GPU, pegando um CPU High end nem vai usar ele direito. a ponto de ficar tanto tempo nessa plataforma que vai estar no DDR6 já hahaha

• Curtir 1
Postado

@Imakuni Não sei se tu saberia responder bem, mas o que acha da tendência de preço das peças caírem ou aumentarem? 

Por exemplo, não sei se espero pra comprar essas peças ou compro elas por agora. A B550 Aorus elite está em promoção, por exemplo. Mas, fico pensativo se ao final do ano estará com preços melhores. 

Postado
56 minutos atrás, VinyBr disse:

@Imakuni Não sei se tu saberia responder bem, mas o que acha da tendência de preço das peças caírem ou aumentarem? 

Por exemplo, não sei se espero pra comprar essas peças ou compro elas por agora. A B550 Aorus elite está em promoção, por exemplo. Mas, fico pensativo se ao final do ano estará com preços melhores. 

AM4 não vai baixar tão cedo. Quando tiver a grana para o PC inteiro, compre.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Imakuni disse:

AM4 não vai baixar tão cedo. Quando tiver a grana para o PC inteiro, compre.

B550 Aorus elite ou ASUS prime B550M-A? Ou recomenda outra? 

Postado
1 minuto atrás, VinyBr disse:

B550 Aorus elite ou ASUS prime B550M-A? Ou recomenda outra? 

Nenhuma das duas. Você já tem placa-mãe; mantenha. Não tem porque trocar se não estiver com defeito.

• Curtir 2
Postado
agora, Imakuni disse:

Nenhuma das duas. Você já tem placa-mãe; mantenha. Não tem porque trocar se não estiver com defeito.

Sério? Fiquei monitorando preço à toa. kkk. Me recomendaram a trocar por conta do VRM, achei que fosse necessário. 

Postado

Sério? Fiquei monitorando preço à toa. kkk. Me recomendaram a trocar por conta do VRM, achei que fosse necessário. 

Não precisa. Não é como se sua fosse "boa", mas não é ruim a ponto de justificar a troca.

Postado
3 minutos atrás, Imakuni disse:

Não precisa. Não é como se sua fosse "boa", mas não é ruim a ponto de justificar a troca.

Ok, menos mal. Nesse caso preciso trocar de fonte, se eu pegar o Ryzen 5 5700x? Vou esperar lançar o x3d para ver se o preço cai; ou esperar uma promoção grande. 

Postado

Ok, menos mal. Nesse caso preciso trocar de fonte, se eu pegar o Ryzen 5 5700x? Vou esperar lançar o x3d para ver se o preço cai; ou esperar uma promoção grande. 

Mesma coisa: é longe de ser "boa", mas não é ruim a ponto de precisar a troca.

Dito isso, ao contrário da pIaca mãe, considere trocar se você achar um outro uso para essa fonte. Por exemplo, o PC da casa do vovô explodiu; dê essa VS para eles e troque a sua, que é bem mixuruca.

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado
17 minutos atrás, Imakuni disse:

Mesma coisa: é longe de ser "boa", mas não é ruim a ponto de precisar a troca.

Dito isso, ao contrário da pIaca mãe, considere trocar se você achar um outro uso para essa fonte. Por exemplo, o PC da casa do vovô explodiu; dê essa VS para eles e troque a sua, que é bem mixuruca.

Fora isso, se o pc responder bem, atender as expectativas. A longo prazo, necessita trocar a placa-mãe ou posso usar essa até morrer?

Postado
2 minutos atrás, VinyBr disse:

Fora isso, se o pc responder bem, atender as expectativas. A longo prazo, necessita trocar a placa-mãe ou posso usar essa até morrer?

Sim, use até morrer / fazer um up geral.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, VinyBr disse:

@Imakuni Brother, achei um Ryzen 5700x, usado, por R$1096; Achas que vale a pena? Se não, considera melhor esperar o 5700x3d?

O 5700x3d vai lançar daqui a pouco. E o 5700, embora seja capado, também. Não vale comprar o 5700x por esse valor, simplesmente porque é melhor esperar o preço desses dois e o reflexo deles no mercado de usados.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, Imakuni disse:

O 5700x3d vai lançar daqui a pouco. E o 5700, embora seja capado, também. Não vale comprar o 5700x por esse valor, simplesmente porque é melhor esperar o preço desses dois e o reflexo deles no mercado de usados.

Mano, uma dúvida:

Esse meu gabinete atual, ele está pegando 65°C na placa de vídeo e às vezes 60°C no processador. Se eu pegar o 5700x, 5700xed ou 5800x3d, seria necessário trocar esse gabinete? Moro num local que a temperatura varia entre 24°C a 29 graus em ondas de calor forte. 

Minha maior dúvida é saber até onde é saudável manter as temperaturas.

Postado
6 minutos atrás, VinyBr disse:

Esse meu gabinete atual, ele está pegando 65°C na placa de vídeo e às vezes 60°C no processador. Se eu pegar o 5700x, 5700xed ou 5800x3d, seria necessário trocar esse gabinete? Moro num local que a temperatura varia entre 24°C a 29 graus em ondas de calor forte. 

Não.

6 minutos atrás, VinyBr disse:

Minha maior dúvida é saber até onde é saudável manter as temperaturas.

Abaixo de 80, é suave. Dos 80~85, fique de olho. Passou muito disso, aí é bom tomar medidas.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

@Imakuni Boa noite mano!

Com a chegada do 5700x3d, o que ta compensando mais: ele, 5700x ou 5800x3d?

Orçamento atual da pra comprar um 5700x à vista, mas posso esperar até ter suficiente pro 5700x3d se ele for mais vantajoso. O mesmo vale para o 58... eu quero pegar um processador e me preocupar em trocar daqui 5 anos, kk.

Postado
14 horas atrás, VinyBr disse:

Com a chegada do 5700x3d, o que ta compensando mais: ele, 5700x ou 5800x3d?

O 5700x3D decepcionou. O desempenho ficou um pouco abaixo do esperado, e para piorar no Brasil, o 5800x3D subiu. Estivesse no mesmo preço de antes (sub 2k), seria melhor ir no 5800. Mas com a chegada do novo, ao em vez de colocar num bom preço, o mercado enfiou próximo do antigo e subiram o preço do chip melhor para compensar... sacanagem.

Mas fazer o que. Se você vai pegar com uma 4070 TI ou superior, vale o upgrade para a versão 3D. Se não, melhor ficar com o 5700x normal e investir um pouco mais na GPU.

• Curtir 1
Postado

2 horas atrás, Imakuni disse:

O 5700x3D decepcionou. O desempenho ficou um pouco abaixo do esperado, e para piorar no Brasil, o 5800x3D subiu. Estivesse no mesmo preço de antes (sub 2k), seria melhor ir no 5800. Mas com a chegada do novo, ao em vez de colocar num bom preço, o mercado enfiou próximo do antigo e subiram o preço do chip melhor para compensar... sacanagem.

Mas fazer o que. Se você vai pegar com uma 4070 TI ou superior, vale o upgrade para a versão 3D. Se não, melhor ficar com o 5700x normal e investir um pouco mais na GPU.

Eu imaginava que isso iria acontecer, afinal aqui é o Brasil. rs

Então, a minha placa atual me serve muito bem e não acho que tenho necessidade de vender ela para pegar uma mais potente. Quem sabe não mudo... De qualquer forma, vou aguardar uma promoção grande pra definir o que fazer. Por ora, mesmo com o dinheiro do 5700x ainda não vou comprar ele. Se eu conseguir o 5700x3d abaixo de 1500 ou o 5800x3d abaixo de dois mil - nem que seja usado - vale a pena ficar com os 3d, certo?

Estou tentando entender até que ponto um compensa mais que o outro...

• Solução
Postado
1 hora atrás, VinyBr disse:

Se eu conseguir o 5700x3d abaixo de 1500 ou o 5800x3d abaixo de dois mil - nem que seja usado - vale a pena ficar com os 3d, certo?

O 5700x3D não vai por esse preço nem a pau. Talvez ano que vem, quando alguém quebrar uma placa-mãe e decidir fazer o up ao em vez de substituir... mas tão cedo não é.

Já o 5800x3D, boa sorte. Vai precisar, eu nunca vi um usado para vender sozinho por um preço que não fosse de lunático.

1 hora atrás, VinyBr disse:

Estou tentando entender até que ponto um compensa mais que o outro...

Sinceramente, o 5700x3D só faz sentido para builds novas, ou se for subindo de 3a geração ou anterior. Já o 5800x3D meio que só faz sentido se for subindo, é furada montar baseado nele.

E já o 5700x, é caso você não tenha grana para ir no 5700x3D direto.

• Haha 1
  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

@VinyBr Desculpe a demora, rs.

Apenas reforço o que os colegas disseram: você já tem uma plataforma AM4 e memórias DDR4 de boa frequência. Não vejo razão para migrar de plataforma. No seu lugar, eu pegaria o Ryzen 7 5700X em alguma promoção, venderia o Ryzen 5 2600 e ficaria tranquilo por um bom tempo... O ganho de desempenho já será absurdo.

Pessoalmente, considero tanto o Ryzen 7 5700X3D quanto o Ryzen 7 5800X3D opções bem ruins pelos valores atuais. Além disso, não acho que combinam bem com essa placa-mãe. O Ryzen 7 5700X deve ficar tranquilo após atualizar a BIOS (será necessário atualizar).

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...