Ir ao conteúdo

GPU PCIe 4.0 x8 em PCIe 3.0 perde desempenho?

Ir à solução Resolvido por Rafael Rovay,

Posts recomendados

Postado

Olá galera, tudo bem?

Atualmente tenho a seguinte configuração:

placa-mãe Gigabyte B450m ds3h V1
Ryzen 5 5600

Placa de vídeo Nvidia GTX 1660

Memória Crucial 2 x 8GB

1 SSD 500 GB CRUCIAL P2, M.2 NVMe

1 HD 1 TB

Fonte Corsair CX 450W

Monitor LG 144 Hz 1 ms

Estou planejando no futuro trocar minha placa de vídeo por uma RX 6600 ou RX 7600, porém reparei que minha placa-mãe tem barramento PCI Express 3.0, enquanto as placas de vídeos atuais tem conectividade PCI Express 4.0.

Sei que são retrocompatíveis, mas vi em alguns lugares falando que isso pode gerar um gargalo, principalmente se a placa de vídeo roda no x8. E também vi que isso não interfere em nada.

Porém estou com esta pulga atrás da orelha e queria saber a opinião de vocês, pois estou montando um planejamento para conseguir fazer esse upgrade de placa de vídeo.

Obrigado a todos que ajudarem

Postado
32 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

Sei que são retrocompatíveis, mas vi em alguns lugares falando que isso pode gerar um gargalo, principalmente se a placa de vídeo roda no x8. E também vi que isso não interfere em nada.

Porém estou com esta pulga atrás da orelha e queria saber a opinião de vocês, pois estou montando um planejamento para conseguir fazer esse upgrade de placa de vídeo.

Dependendo da placa, tem certa diferença sim. Mas não é como se isso fosse mudar alguma coisa: no fim das contas, você vai definir o seu bolso e depois só pegar a melhor placa que puder para o dado orçamento.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
29 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@Rafael Rovay Olá! Esse vídeo do Pepe vai sanar as suas dúvidas, acredito eu:

@Batata Defumada Muito obrigado pelo vídeo, esse ainda não tinha visto. Bem interessante, o que tiro de resumo é que realmente tem uma limitação, porém pequena. Provavelmente em jogos que serão lançados no futuro, terá uma perda maior (pois ira necessitar de mais VRAM). Então creio que tenho que colocar no meu mapa, uma possível troca de placa-mãe rs.

16 minutos atrás, Imakuni disse:

Dependendo da placa, tem certa diferença sim. Mas não é como se isso fosse mudar alguma coisa: no fim das contas, você vai definir o seu bolso e depois só pegar a melhor placa que puder para o dado orçamento.

@Imakuni Sim sim, concordo com você, mas diante da realidade nossa brasileira (onde não podemos gastar infinitamente), temos que planejar e ver o que fazer (um passo por vez).

• Amei 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@Rafael Rovay Amigo criei uma conta aqui só pra te responder hehe .. Bom, no teu setup eu trocaria apenas a gpu se achar necessário. Dê preferência para as 6700, 7700 da amd e 2070,3070 da nvidia. Não se preocupe sua placa-mãe ser pci 3.0 não, isso não contará tanto quanto o desempenho a mais que essas placas oferecem por questão do seu hardware em sí. Compre usada, procure na OLX ou mercado livre com filtros da sua cidade. Isso vale mais a pena. De resto o seu pc seguraria qualquer coisa. Agora, se quiser mesmo um upgrade maior, trocaria aí sim sua motherboard e teu processador, pegaria um Core i5 novo modelo final f (sem vídeo integrado) e uma placa-mãe mais barata porém intermediária, igual a que você tem. Obs: placa-mãe eu não ligaria muito pra marca e tal, o que influência mesmo é NÃO ser a linha mais barata (exemplo H410, H510 pra intel) pegar sempre a na promoção mas que for tipo uma B560  ( nos intel) . Essa compra , para mim, é a mais sábia em questão custo-benefício e desempenho. Além do mais, lembre-se sempre, não adianta placa de vídeo e resto potentes e você tem um monitor 75hz ou 60 Hz 1080p . Isso é desperdício. Antes de qualquer fps que você queira ou necessite, tem o monitor , Comece sempre pelo monitor, depois placa de vídeo...

Postado
8 minutos atrás, igordebortoli_ disse:

@Rafael Rovay Amigo criei uma conta aqui só pra te responder hehe .. Bom, no teu setup eu trocaria apenas a gpu se achar necessário. Dê preferência para as 6700, 7700 da amd e 2070,3070 da nvidia. Não se preocupe sua placa-mãe ser pci 3.0 não, isso não contará tanto quanto o desempenho a mais que essas placas oferecem por questão do seu hardware em sí. Compre usada, procure na OLX ou mercado livre com filtros da sua cidade. Isso vale mais a pena. De resto o seu pc seguraria qualquer coisa. Agora, se quiser mesmo um upgrade maior, trocaria aí sim sua motherboard e teu processador, pegaria um Core i5 novo modelo final f (sem vídeo integrado) e uma placa-mãe mais barata porém intermediária, igual a que você tem. Obs: placa-mãe eu não ligaria muito pra marca e tal, o que influência mesmo é NÃO ser a linha mais barata (exemplo H410, H510 pra intel) pegar sempre a na promoção mas que for tipo uma B560  ( nos intel) . Essa compra , para mim, é a mais sábia em questão custo-benefício e desempenho. Além do mais, lembre-se sempre, não adianta placa de vídeo e resto potentes e você tem um monitor 75hz ou 60 Hz 1080p . Isso é desperdício. Antes de qualquer fps que você queira ou necessite, tem o monitor , Comece sempre pelo monitor, depois placa de vídeo...

@igordebortoli_ Ola Igor, muito obrigado pela atenção. Acabei optando em não mexer na placa-mãe mesmo e consigo uma promoção boa na RX 7600 (ainda não chegou para dizer o que achei). 

Com relação a mudanças creio que vá fazer isso daqui uns 4 anos, aí devo mudar boa parte do setup e ir para um AM5. Hoje não opto mais por Intel por conta da mudança constante de soquete e isso já me atrapalhou quando tive uma sobrecarga que queimou a fonte e placa-mãe e no final tive que mexer basicamente em todo o setup. Já com a AMD me sinto mais a vontade de mexer só no processador como fiz agora em janeiro.

E sobre placas usadas confesso que ainda tenho um certo receio de comprar, pois já tive problema e fico meio assim por falta de garantia e ter tido o boom da mineração a pouco tempo.

Com relação a monitores acabei mudando o meu em janeiro e ele é Full HD, por isso não miro em placas que consigam rodar em QHD ou superior por saber dessa limitação.

Mesmo assim muito obrigado pela sua resposta e levarei em conta para futuros upgrades.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...