Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu montei um computador, ao longo do último ano, que avaliei bem o dimensionamento da fonte e afins. Porém, quando realizo atividades que exigem muito principalmente da placa de vídeo, o PC desliga. De início, suspeitei de aquecimento da placa de vídeo e notei que realmente fica extremamente quente. Todavia, mais quente que a placa de vídeo, fica a fonte. A fonte esquenta muito, e percebo que, pelo fato dos coolers da placa de vídeo estarem posicionados justamente na direção da fonte, esse ar quente que está aquecendo a GPU. O que vocês me recomendam? Meu gabinete é ruim de enxergar a ventoinha da fonte, porque tem uma telinha. Mas eu não consigo sentir o ar que deveria vir dela, ao mesmo tempo isso é só uma suspeita do que pode ser. Tem algum protocolo padrão que eu poderia testar?

Postado

Boa noite, algumas perguntas:

Primeiro, liste seus hardwares, especialmente a fonte e a GPU. São novas?

O PC desliga por inteiro? Ou só perde o vídeo? Se desliga por inteiro as chances de ser problema na fonte aumentam consideravelmente.

Quantos graus bate a GPU? O problema pode ser sim vindo do superaquecimento mas pode ser da fonte também, fonte bichada causa isso. Teste outro cabo de energia, as vezes pode ser ele.

Tenha certeza de que os cabos de alimentação da GPU estão bem conectados e ela esteja de fato fixa na placa-mãe.

Teu gabinete tem PSU Cover? Aquela proteção no "chao" do gabinete? Ou não há nada separando a fonte e a GPU?

Tem alguma ventoinha no gabinete? Ele é todo fechado ou há entrada de ar?

E aliás, a forma certa de instalar a fonte seria com a ventoinha dela virada para baixo na verdade.

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, Samuel Marques disse:

Meu gabinete é ruim de enxergar a ventoinha da fonte, porque tem uma telinha.

Seu gabinete permite colocar a fonte na parte de baixo ?

Se colocou a fonte embaixo, o correto é o fan da fonte ficar virado para baixo, pois assim ele puxa o ar de fora e joga dentro da fonte, e esse mesmo ar por sua vez, sairá atrás.

Se virou o fan da fonte para dentro do gabinete, ela está é sugando o ar frio que iria na placa de vídeo.

Um gabinete é ruim quando é fechado para refrigeração e permite fonte na parte superior.

Postado

@_Gabriel V @_Gabriel V @_Gabriel V @_Gabriel V eu tenho uma placa-mãe X79, com um processador Xeon 2650 v2. Quatro pentes de memória RAM de 4gb DDR3, minha placa de vídeo é uma AMD Radeon 5700 que comprei no Ali. Tenho um watercooler killstre 120 (um fan de 120mm), mais 2 fans de 120 mm separados. Minha fonte é uma NZXT 650 WATTS bronze. Tenho um SSD de 500 GB ligado no Sata e mais um HD de 2tb de 5500 ligado no Sata também. A fonte é nova. 

Sobre a posição da fonte, ela está com o fan virado pra baixo sim. E também está na parte debaixo do gabinete. O gabinete tem uma chapa de acrílico do lado oposto à placa-mãe, porém, eu retirei pra ver se era isso e se ventilaria melhor e o Pc desligou da mesma forma.

@Elder Nauvirth o fan da fonte está para baixo sim. Infelizmente ele está instalado de maneira correta. Mas eu não sinto o ar quente saindo na parte traseira 

@Martkt Floripa tentei também. Ele até esquenta menos, mas deu o mesmo problema. O PC desliga

@_Gabriel V ps: não tem PSU cover

Um ponto importante que esqueci de comentar, é que eu estava usando esse Pc normalmente. Começou a dar esse problema nessa semana. Então não acho que seja dimensionamento

• Curtir 1
Postado
49 minutos atrás, Samuel Marques disse:

Infelizmente ele está instalado de maneira correta.

Infelizmente não, na realidade é Felizmente está instalado da forma correta.

Tem usuários que instala com o fan pra dentro do gabinete.

Existe duas formas de verificar o fan da fonte girando, você pode tirar  fonte do gabinete e ligar ele mesmo assim, ou deixar o gabinete e olhar ele ligado na região da fonte.

Se o gabinete é vazado na região da fonte, irá conseguir ver com uma lanterna.

Fonte pode ser um tanto diferente mesmo para sentir o ar dela saindo, geralmente sentimos o ar de outras peças, e o da fonte é difícil de identificar.

Postado
1 hora atrás, Samuel Marques disse:

@Elder Nauvirth@Elder Nauvirth  o meu gabinete é vazado na parte inferior, mas a tela anti poeira é soldada, então não consigo enxergar dentro. Vou fazer o teste tirando a fonte e ligando ela fora do gabinete. Muito obrigado pela ajuda!

Certo.

Depois retorna aqui com um resultado.

40 minutos atrás, Martkt Floripa disse:

@Elder Nauvirthmeu Pc tem uma Corsair 750. Ele fica na parte de cima, com a ventoinha virada para baixo. Isso está incorreto então?

Sim, está incorreto.

O certo é usar um gabinete que permita colocar a fonte na parte de baixo, pois assim ela irá pegar ar de fora só para ela e por baixo.

A fonte estando em cima, vai puxar o ar quente das peças e jogar dentro dela, o que não é adequado para o bom funcionamento da fonte.

Postado
14 horas atrás, Samuel Marques disse:

@_Gabriel V @_Gabriel V @_Gabriel V @_Gabriel V eu tenho uma placa-mãe X79, com um processador Xeon 2650 v2. Quatro pentes de memória RAM de 4gb DDR3, minha placa de vídeo é uma AMD Radeon 5700 que comprei no Ali. Tenho um watercooler killstre 120 (um fan de 120mm), mais 2 fans de 120 mm separados. Minha fonte é uma NZXT 650 WATTS bronze. Tenho um SSD de 500 GB ligado no Sata e mais um HD de 2tb de 5500 ligado no Sata também. A fonte é nova. 

Sobre a posição da fonte, ela está com o fan virado pra baixo sim. E também está na parte debaixo do gabinete. O gabinete tem uma chapa de acrílico do lado oposto à placa-mãe, porém, eu retirei pra ver se era isso e se ventilaria melhor e o Pc desligou da mesma forma.

@Elder Nauvirth o fan da fonte está para baixo sim. Infelizmente ele está instalado de maneira correta. Mas eu não sinto o ar quente saindo na parte traseira 

@Martkt Floripa tentei também. Ele até esquenta menos, mas deu o mesmo problema. O PC desliga

@_Gabriel V ps: não tem PSU cover

Um ponto importante que esqueci de comentar, é que eu estava usando esse Pc normalmente. Começou a dar esse problema nessa semana. Então não acho que seja dimensionamento

Eu fiz o teste e o cooler realmente não roda. Coloquei um jogo pesado, a fonte aqueceu e não rodou. Abri ela, fiz dois testes: medo a tensão do conector do cooler da fonte e medi a continuidade da corrente no cabo do cooler. Os resultados TB não me ajudaram muito, já que o cooler não mostrou continuidade, assim como a tensão que medi no conector da fonte foi de 5V, o que é pouco pra fazer o cooler girar. Mas dessa vez o Pc não desligou, o que a fonte fora do gabinete não superaqueceu mesmo sem o cooler rodar.

Postado
34 minutos atrás, Samuel Marques disse:

Eu fiz o teste e o cooler realmente não roda. Coloquei um jogo pesado, a fonte aqueceu e não rodou. Abri ela, fiz dois testes: medo a tensão do conector do cooler da fonte e medi a continuidade da corrente no cabo do cooler. Os resultados TB não me ajudaram muito, já que o cooler não mostrou continuidade, assim como a tensão que medi no conector da fonte foi de 5V, o que é pouco pra fazer o cooler girar. Mas dessa vez o Pc não desligou, o que a fonte fora do gabinete não superaqueceu mesmo sem o cooler rodar.

Bom, grandes chances de você ter encontrado a origem do problema, se ela não tá girando a fan, muito provavelmente superaquece e desarma por segurança.

Postado

@Samuel Marques Se a fonte estava na garantia, perdeu quando abriu, seria só caso de mandar para a garantia da fabricante.

5V não é pouco para fazer um fan girar, ele liga sim com 5V, mas gira mais fraco caso seja um fan de 12V.

Bom, achou o problema, chegando o novo fan é só colocar e testar de novo, já é um bom resultado não ter desligado com a fonte fora do gabinete.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...