Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

quero algo que economize memória ram do computador no windows 10, porque hardware está caro e não quero ficar só comprando mais e mais, sendo que o problema é que o firefox, edge, google, brave, yandex, etc. estão consumindo muita memória ram, sendo que antes nos anos 2000 1 gb de ram era o suficiente para abrir 20 abas, e agora é necessario mais de 8 gb de ram no minimo para abrir a mesma contidade de abas do que era antes.

os navegadores estão consumindo 100 vezes mais do que antigamente, sendo que nem é jogo e sim paginas normais.

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado

Hardware ficou "barato" e os desenvolvedores não ligam mais para otimizar (jogos principalmente).

Então não tem muito segredo, não conheço nenhum que seja consideravelmente mais leve. Uma forma de diminuir o uso de RAM é indo para um Linux... consegue consumir menos que o Windows.

• Curtir 1
Postado

Tem uma série de listas e vídeos na internet que pode te informar qual o melhor navegador de acordo com o que você utiliza, se quer limitar o consumo de RAM de um navegador eu recomendo o OperaGX pois ele fornece essa função tanto para processamento quando para consumo de RAM, apesar de não ser o mais leve quando não está limitado, claro que você não poderá abrir 20 abas com 1gb, você ficará limitado de acordo com a quantidade de RAM que você disponibiliza para o navegador. Daí o uso que você faz também é relevante.

• Curtir 1
Postado

eu instalei o new tab suspender e configurei ele na peça de quebra cabeça, realmente esta dando uma ajuda, mas mesmo assim, ainda acho que está pesado, mas aliviou sim o peso.

Postado

Não tem muito como dar jeito nisso.. voce pode usar extensões pra desativar as abas que não estão em uso (o EDGE diz que faz isso rss).. E lembrar que cada extensão que voce usa.. o uso de memora por elas é multiplcado pelo numero de abas.. então quanto menos extensões, menos memória..

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@kifirefox Bom dia

Qual a configuração do seu PC.

Como o @Pedroou falou o preço de memória RAM, se você comparar com o salário mínimo está até que um preço bom.

Infelizmente esse problema dos programas, sistemas operacionais, consumirem mais processamento, mais memória RAM e mais armazenamento e outros recurso isso tende aumentar cada vez mais.

Em 2003 mais ou menos quem tinha 1Gb de memória RAM e uma HD de 80Gb ou mais era rei hoje em dia isso não atende nem o mínimo do mínimo do mínimo .

O mesmo vale para celular com android, lembro que meu primeiro celular acho que em 2010 com android foi um LG P500 One como 1Gb de memória RAM e 150Mb de armazenamento.

Com esse configuração nem o navegador funciona mais.

E aplicativos tinha coisa de 2 ou 5Mb, hoje em dia o tamanho médio de aplicativos é 150Mb e pode passar de 1Gb facilmente.

medium01.jpg

É a gente que precisa tentar se adequar com a tecnologia e não ao contrário.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, bngomes disse:

voce pode usar extensões pra desativar as abas que não estão em uso (o EDGE diz que faz isso rss)

Chrome também tem essa função.

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

É a gente que precisa tentar se adequar com a tecnologia e não ao contrário.

Embora pareça haver má vontade por parte dos desenvolvedores. Talvez o uso da mais alta tecnologia no desenvolvimento faça pensar que todos usuários dispõe do mesmo recurso.

Em jogos tem ficado pior...

Não há muito o que fazer, os navegadores tem diferentes recursos, uns são mais bonitos, outros um pouco mais seguros, mas em desempenho acabam por serem praticamente a mesma coisa. Limitar o uso de memória RAM no navegador talvez só faça fica mais travado quando for alternar entre guias/abas/janelas.

• Curtir 2
Postado

Muitas vezes não é o navegador em si. Preste atenção nas páginas que você está quando percebe que o consumo de memória RAM subiu.

Eu senti isso em alguns sites específicos que navegava, independente do navegador.

• Curtir 3
Postado
Em 31/01/2024 às 23:49, opuss disse:

Muitas vezes não é o navegador em si. Preste atenção nas páginas que você está quando percebe que o consumo de memória RAM subiu.

Eu senti isso em alguns sites específicos que navegava, independente do navegador.

Tem isso tb.. quanto mais "componentes" na pagina.. mas processamento... 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!