Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou considerando fazer um upgrade de CPU em breve e tenho dúvida de qual desses dois seria melhor.

Não uso o PC pra trabalho, só pra jogos e tarefas normais do dia a dia. 

Considerando que o meu processador atual é um Ryzen 5 3600 e minha placa de vídeo é uma RX 7600 8GB, qual é a melhor opção? Vale a pena pagar a mais pelo 5700x?

Agradeço a quem puder ajudar. Valeu!

• Membro VIP
Postado

Se tem orçamento para o Ryzen 7 5700x, sim. Depende do que quer jogar e qual desempenho esperado. A diferença pode não ser é tão grande.

Para jogos leves como CS2, não vai mudar muita coisa. Vai ter mais FPS com o Ryzen 7 5700X? Provavelmente sim. Vai usar um monitor 240hz ou 300hz? Se não, não vai faz diferença o processador.

Postado

O salto de um 3600 para 5600 não acho válido para um upgrade, começaria compensar a partir de um 5700X para ter um CPU mais folgado para fazer outras coisas no PC. Ainda assim, na maioria dos jogos o 5700X vai ficar pau a pau com o 5600, somente em um ou outro jogo ele vai conseguir uma pequena vantagem por causa dos núcleos extras. Nem todo jogo foca em otimizar para mais do que 6 núcleos/12 threads, que é o padrão atual da maioria dos PCs focados em jogos, pois é muito difícil paralelizar o trabalho da CPU, então não vale o tempo.

• Curtir 2
Postado
agora, Pedroou disse:

Se tem orçamento para o Ryzen 7 5700x, sim. Depende do que quer jogar e qual desempenho esperado. A diferença pode não ser é tão grande.

Para jogos leves como CS2, não vai mudar muita coisa. Vai ter mais FPS com o Ryzen 7 5700X? Provavelmente sim. Vai usar um monitor 240hz ou 300hz? Se não, não vai faz diferença o processador.

Meu monitor atual é 165hz. Talvez irei trocá-lo por um 240hz em breve também. Orçamento até teria, a questão é se vale a diferença de preço entre os dois.

• Membro VIP
Postado

Veja o teste de desempenho nos jogos que pretende jogar, se achar válido, troque.

Tem um clock maior, com um leve overclock deve ter boa longevidade.

• Curtir 1
Postado

Tenho também um Ryzen 5 3600, de placa de vídeo é uma RTX 3070

Já pensei em fazer esse upgrade do 3600 para o 5700x visando maior longevidade, pro 5600 sinceramente acho que não compensa.

Porém, parei pra pensar e vi que pra mim no atual cenário não valeria a pena. Jogo num monitor Ultrawide de 34" com resolução WQHD (3440x1440), ou seja, nos jogos quem batia no talo é sempre a GPU, nunca o processador, ou seja, não é o processador que limita eu ter mais desempenho. Além do fato de eu curtir mais jogos modo história com bons gráficos do que jogos competitivos visando maior taxa de quadros.

Peguei o dinheiro e comprei um NVMe de 2tb, que aí sim foi um baita upgrade, visto que usava um SSD 240gb sata para o sistema e um HD de 2tb para colocar os jogos, hoje boto tudo no NVMe.

Ou seja, você tem que analisar essas questões. Qual a resolução do seu monitor? Frequência? Joga mais jogos competitivos? E por aí vai.

No futuro eu posso sim fazer esse upgrade, mas hoje, não vale a pena gastar pois não há de fato necessidade para o meu atual uso.

Respondendo a pergunta: Se for fazer a troca, pra mim, vale mais a pena sim pagar pelo 5700x.

• Curtir 2
Postado

Também tenho o 3600 e só troco por um 5700X ou algo melhor. Mas no meu caso minha GPU ainda é fraquinha, uma GTX 1660 Ti, eu ainda teria margem para colocar uma GPU melhor e rodar melhor os games que eu costumo jogar mais. Na verdade eu nem sou de ficar jogando jogos pesados, a GTX 1660 Ti atende tranquilamente 95% da minha biblioteca de jogos, só que se sai um jogo novo que eu queira muito jogar (no Game Pass, por exemplo), eu não vou conseguir muita coisa por falta de poder da GPU.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, _Gabriel V disse:

Tenho também um Ryzen 5 3600, de placa de vídeo é uma RTX 3070

Já pensei em fazer esse upgrade do 3600 para o 5700x visando maior longevidade, pro 5600 sinceramente acho que não compensa.

Porém, parei pra pensar e vi que pra mim no atual cenário não valeria a pena. Jogo num monitor Ultrawide de 34" com resolução WQHD (3440x1440), ou seja, nos jogos quem batia no talo é sempre a GPU, nunca o processador, ou seja, não é o processador que limita eu ter mais desempenho. Além do fato de eu curtir mais jogos modo história com bons gráficos do que jogos competitivos visando maior taxa de quadros.

Peguei o dinheiro e comprei um NVMe de 2tb, que aí sim foi um baita upgrade, visto que usava um SSD 240gb sata para o sistema e um HD de 2tb para colocar os jogos, hoje boto tudo no NVMe.

Ou seja, você tem que analisar essas questões. Qual a resolução do seu monitor? Frequência? Joga mais jogos competitivos? E por aí vai.

No futuro eu posso sim fazer esse upgrade, mas hoje, não vale a pena gastar pois não há de fato necessidade para o meu atual uso.

Respondendo a pergunta: Se for fazer a troca, pra mim, vale mais a pena sim pagar pelo 5700x.

Jogo em 1080p e meu monitor atual tem 165hz. Estou considerando trocar pra um de 240hz porque jogo alguns jogos competitivos, mas também jogo muitos jogos modo história.

Estou considerando o upgrade porque, pelo menos no que pesquisei, a série 5000 teria um bom ganho de performance com relação à anterior, além do quesito longevidade.

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Também tenho o 3600 e só troco por um 5700X ou algo melhor. Mas no meu caso minha GPU ainda é fraquinha, uma GTX 1660 Ti, eu ainda teria margem para colocar uma GPU melhor e rodar melhor os games que eu costumo jogar mais. Na verdade eu nem sou de ficar jogando jogos pesados, a GTX 1660 Ti atende tranquilamente 95% da minha biblioteca de jogos, só que se sai um jogo novo que eu queira muito jogar (no Game Pass, por exemplo), eu não vou conseguir muita coisa por falta de poder da GPU.

Tô achando que o upgrade "certo" nesse caso seria pro 5700x então, em que pese ambos terem performance parecida em jogos, principalmente pela longevidade. 

@Pedroou @_Gabriel V @GuilhermeGB

Pessoal, e o Ryzen 7 5700 (sem o X), ficaria onde nessa? Pior que o com X? Melhor que o 5600?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...