Ir ao conteúdo

Disco rígido em estado crítico

Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite. Só um background antes de ir ao tópico do tópico: há certo tempo vim aqui tirar dúvidas com vocês acerca de um problema na placa-mãe do meu notebook ASUS: aqui o link do tópico, lá também consta todas as especificações do dispositivo em questão.

Como dito lá, o rapaz da assistência disse que o chipset da placa havia queimado e precisava ser substituído. Isso foi feito e o notebook voltou a funcionar normalmente, mas logo após, a bateria parou de funcionar e ele passou a ligar apenas na tomada. Não me importei muito por que já uso ele apenas na tomada mesmo, e também já estava com um rombo na carteira após o conserto do chipset. Inclusive no tópico me falaram que essa troca não valia a pena porque esse problema geralmente voltava ou gerava outros, mas o rapaz da assistência insistiu que esse problema geralmente não voltava, acabei cedendo por precisar muito do note e não ter condições de comprar outro no momento, podendo pagar só o que me foi cobrado pelo serviço (R$620). 

Hoje, ao abrir meu antívirus (Kaspersky), ele me informou que o disco rígido estava em estado crítico, com a integridade da unidade em 33%, mas em temperatura ideal. Capturadetela2024-02-03001359.png.069a29e765b6f906a6885d40a2befcb0.png

Fiquei em desespero, óbvio, e pesquisei sobre o problema na internet. Recomendaram baixar o CrystalDiskInfo pra conferir a integridade do disco. Ele me mostra a mesma porcentagem, mas diz que o computador está saudável. 

Capturadetela2024-02-03002807.png.ed1c470519c727d6b29c274d1a660e7b.png

Estou sem entender. Alguém pode me ajudar? 

Acabei de olhar o histórico do Kaspersky aqui e ele diz que a verificação da unidade foi feita as 22:36, eu desliguei o notebook antes das 22:00. To confusa 

Postado
35 minutos atrás, hellohelo disse:

Estou sem entender. Alguém pode me ajudar? 

sim, o SSD está bem usado, com quase 100TB de dados lidos e quase 32TB escritos

por isso está com 33%.. em ssds, essa degradacao é normal e irreversivel com o passar do tempo e do seu uso..

apesar disso, não representa um risco a curto prazo.. entretanto se você tem coisas importantes nesse SSD, faca backup em outras unidades, hds externos, pendrives, etc..

Postado
4 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

sim, o SSD está bem usado, com quase 100TB de dados lidos e quase 32TB escritos

por isso está com 33%.. em ssds, essa degradacao é normal e irreversivel com o passar do tempo e do seu uso..

apesar disso, não representa um risco a curto prazo.. entretanto se você tem coisas importantes nesse SSD, faca backup em outras unidades, hds externos, pendrives, etc..

Entendi. Esse notebook tem 2 anos, vai fazer 3 por agora, esse tempo é normal para degradação?

E considerando todo esse problema com o chipset que citei, valeria a pena efetuar a troca do SSD? Sei que não é um serviço tão caro e acho que consigo de graça a mão de obra, mas fico com medo do problema inicial ter causado isso e acabar pifando peças que estão boas. Não sei se deu pra entender

Além disso, a troca precisa ser imediata? O Kaspersky reconheceu ontem essa degradação, e pra eu conseguir grana e até o SSD novo chegar aqui é 1 semana

• Solução
Postado
24 minutos atrás, hellohelo disse:

esse tempo é normal para degradação?

depende do uso.. normalmente não, a não ser q você faca muitas transferencias de arquivos entre esse notebook e outros dispositivos..

25 minutos atrás, hellohelo disse:

valeria a pena efetuar a troca do SSD?

se achar algum por um preco bom, seria interessante.

26 minutos atrás, hellohelo disse:

mas fico com medo do problema inicial ter causado isso e acabar pifando peças que estão boas. Não sei se deu pra entender

problema em chipset não ocasiona isso, e se o reparo foi bem feito, não afetará nada nas demais peças

27 minutos atrás, hellohelo disse:

Além disso, a troca precisa ser imediata?

como falei antes, não.. apesar da grande taxa de leituras e escritas ja realizadas nesse SSD o q diminuiu a saude dele pra 33%, os demais parametros dele mostrados no crystal disk info estão em ordem e o SSD pode continuar sendo usado sem problemas

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

depende do uso.. normalmente não, a não ser q você faca muitas transferencias de arquivos entre esse notebook e outros dispositivos..

se achar algum por um preco bom, seria interessante.

problema em chipset não ocasiona isso, e se o reparo foi bem feito, não afetará nada nas demais peças

como falei antes, não.. apesar da grande taxa de leituras e escritas ja realizadas nesse SSD o q diminuiu a saude dele pra 33%, os demais parametros dele mostrados no crystal disk info estão em ordem e o SSD pode continuar sendo usado sem problemas

Obrigada pelos esclarecimentos Rodrigo!! Ajudou muito por aqui. Valeu mesmo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...