Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, a um tempo eu tenho um gabinete que junto veio 4 fans RGB, na controladora tem 2 conexões, uma Argb 3 pinos (que n é compatível com o header da minha placa) e uma outra conexão estranha que na verdade tem 2 pinos, mesmo tendo o design de 4, minha placa-mãe é uma ASUS H510M-E, e no cha_fan da placa tem 4 pinos, eu queria saber se é possível eu controlar a velocidade das minhas fans pela minha placa-mãe (com esse cabo estranho)

IMG_20240209_112542813.thumb.jpg.69ad583fa4cc27e9f48feff775a9a15b.jpg

(Pode parecer besta minha dúvida mas eu não sou expert no assunto)

Fans: Pichau RGB

placa-mãe: ASUS H510M-E

• Pedroou fechou e abriu este tópico
Postado

Normalmente o controlador é composto por 4 pinos, 2 pinos costumam ser apenas a alimentação dos fans, você pode fazer o teste conectando na entrada CHASSIS da sua placa:
Reinicie ou ligue o seu computador e pressione repetidamente a tecla DEL durante a inicialização para acessar o BIOS.

Navegue para a seção Q-Fan Control na BIOS.

Dentro dessa seção, você deve encontrar configurações relacionadas ao controle de velocidade dos fans conectados aos cabeçalhos de fan. Certifique-se de que o modo de controle de velocidade esteja configurado para PWM, pois isso permitirá o controle de velocidade.

Salve as configurações e saia da BIOS.

Postado
2 horas atrás, Lucas9030 disse:

...conexão estranha que na verdade tem 2 pinos, mesmo tendo o design de 4,

IMG_20240209_112542813.thumb.jpg.69ad583fa4cc27e9f48feff775a9a15b.jpg

É assim mesmo, para a placa-mãe controlar a RPM dos fans ligados na controladora só precisa do fio PWM, e (opcionalmente) o fio do monitor de RPM, que nesse caso vai ler a RPM de um dos fans ligados na controladora - ou seja, esse não é muito útil.

Os outros dois pinos do conector CHA_FAN (SYS_FAN) da placa-mãe são para alimentar (_+12v, Gnd) um fan, que no caso não é usado pois é a controladora que fornece alimentação para os fans, pegando energia direto da fonte.

Postado

@1lokos Entendi mano, obrigado! mas só aproveitando umas dúvidas.

Quando eu uso com os dois fios na placa-mãe, eu consegui controlar a rotação (pela BIOS), e quando eu tirei (só deixando na fonte) elas ativaram 100%, até ai ok,

mas então é possível ligar somente pela placa-mãe (sem estar conectado diretamente na fonte?) e outra, pela minha controladora ser 5V, e minha placa 12V, daria algum problema? (Conectado no cha_fan)

• Solução
Postado

5 horas atrás, Lucas9030 disse:

mas então é possível ligar somente pela placa-mãe (sem estar conectado diretamente na fonte?) e outra, pela minha controladora ser 5V, e minha placa 12V, daria algum problema? (Conectado no cha_fan)

Os 5V da controladora refere-se aos LEDs, que no caso são padrão ARGB (moderno).

Se a controlara tem conector PWM (4 pinos) para as ventoinhas ela fornece os 12 volts para as fans - que recebe da fonte; e o sinal PWM vindo da placa-mãe liga-desliga as fans varias vezes por segundo para diminuir a rotação.

Exemplo da controladora CoolMoon, que é HUB PWM para 8 fans,* controladora ARGB (5v) para os LEDs de 8 fans e mais duas fitas ARGB (5v).

Os bons fans com LED tem dois cabos, o cabo  PWM para girar o motor da ventoinha e o cabo dos LEDs para gerenciar o "frufru".

Atualmente controladoras baratas juntam estes dois cabos em apenas um com 6 pinos, porém fan com este tipo de conector de 6 pinos não são facilmente encontrados avulso.

CoolMoon.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!