Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa galera, recentemente decidi trocar de GPU, atualmente tenho uma RX 6750 XT e decidi trocar para uma GPU mais potente e fria, minha RX já bateu seus 100°C no hotspot, o que me deixa bem receoso, visto que se tornou comum ela bater mais de 90°C no hotspot durante os jogos, uso um Montech Air 1000 Premium com 6 sickleflow, 5 de 140mm e 1 de 120mm, mesmo removendo o vidro e filtro da frente.

Enfim, também comprei um monitor de 280hz e queria aproveitar melhor com jogos mais pesados, portanto andei pesquisando e me deparei com algumas duvidas, vale a pena investir 240 reais a mais por uma RTX 4070 Super?

GigabyteRTX 4070 Aero OC V2 White ou Gigabyte RTX 4070 Super Eagle OC 12GB?

Outra duvida, possuo uma fonte MSI MPG A750GF, sei que a fonte é de qualidade, minha duvida fica quanto ao uso do adaptador 12VHPWR. É tranquilo utilizar em uma 4070 ou até mesmo em uma 4070 Super? Não estava com vontade de trocar de fonte, visto que minha fonte atual tem boa qualidade e uma fonte com o novo conector não fica abaixo dos 600 reais.

• Membro VIP
Postado

Boa noite

Podemos começar exatamente pela fonte.  Apesar de em teoria a sua fonte poder funcionar com o seu hardware, certamente que ele está no limite. A explicação é simples: somente sua placa de vídeo pede uma fonte de 650w (considerando uma fonte de qualidade), e ainda tem o processador que você não citou que certamente consome uma boa quantidade de energia. Juntando os demais hardwares e o fato de a sua fonte ter uma eficiência que possivelmente gira em torno de 75% ou 80% (caso tenha o selo 80 Plus na categoria Bronze). Logo, ela está trabalhando no limite e ainda falta potência suficiente para que se possa ter um boa margem de segurança. 

A dica é sempre ter uma fonte de qualidade com potência superior ao recomendado, para que se tenha não somente a margem de segurança, mas também para que se possa trabalhar com folga.

Procurei pelo modelo de fonte que você citou mas não encontrei. Pela nomenclatura ela tem possivelmente 750w. Considerando o que eu já disse, ela acaba sendo inadequada para o seu caso e é por isso que o seu hardware está aquecendo tanto.

Outro detalhe importante é sobre o adaptador citado. Certamente que sua fonte não está dando conta da carga porque ela não é capaz de sustentar esse hardware, tendo em vista que ela não possui o conector 12VHPWR significa que ela também não é adequada para uma nova placa de vídeo, ainda mais uma RTX de última geração.

Quanto a ideia de trocar a placa para obter mais desempenho, acredito que primeiro você terá que trocar a fonte. Antes você deve informar a configuração completo do seu PC, inclusive o processador.

Postado

@Miguel Ferraz em testes em jogos feitos pelo adrenaline com um i9 13900k + RTX 4070 Super o sistema inteiro consumiu aproximadamente 420W, eu possuo um Ryzen 7 5700X, consome menos que um i9 certamente (link do teste do adrenaline), não acredito que a informação de que a fonte está no limite esteja correja, segue o link do teste do cybenetics, visto que o consumo de uma RTX 4070 Super e de uma RX 6750 XT é proximo, segundo o cybenetics a eficiência da fonte que eu possuo é de 90%, portanto, mesmo que todo o sistema consumisse 500W estaria dentro de uma margem segura.

Minha duvida era em relação ao uso do adaptador.

• Membro VIP
Postado

Ah entendi, bom, você tem razão quanto ao consumo. Se sua fonte não tem o conector para uma nova placa de vídeo então não é recomendável você fazer uma adaptação desse tipo. Quanto ao valer ou não pena trocar de placa de vídeo, eu penso que vale, mas o ideal é trocar por uma fonte adequada. Vou enviar os links especificando o conector e a potência de fonte ideal, lá você verá o quanto se pede em cada página no tópico Requisitos de Energia. Segue os links da Gigabyte:

GeForce RTX™ 4070 AERO 12G

https://www.gigabyte.com/br/Graphics-Card/GV-N4070AERO-12GD/sp#sp

GeForce RTX™ 4070 EAGLE OC 12G

https://www.gigabyte.com/br/Graphics-Card/GV-N4070EAGLE-OC-12GD/sp#sp

Também não recomendo o site Terabyte, sempre se fala coisas diversas deles. Recomendo comprar mais na Pichau, Kabum ou Mercado Livre e Amazon (nesses é bom verificar os comentários e o vendedor).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!