Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estou pensando em comprar uma GeForce RTX 4060 modelo da gigabyte pois é o mesmo da minha GTX 1050ti que está durando quase 7 anos, pode ser outro também.

Mas estou aqui perguntando se seria a melhor opção mesmo por volta do mesmo preço (2300, sem desconto a vista), eu gostaria de uma GPU que eu não precise trocar por uns bons anos.

• placa-mãe: ASUS Prime B450M-GAMING/BR
  • memória: 2x 8gb 3000mhz (adicionando mais 2x no futuro)
  • Fonte: A comprar uma nova dependendo de quanto vai precisar.
Postado

Se você não for de ficar jogando os ultimos lançamentos com super gráficos, eu diria que a RTX 4060 deve te atender por um tempo considerável, isso se a otimização dos jogos de PC não continuar piorando.

14 minutos atrás, Kinos disse:
  • Fonte: A comprar uma nova dependendo de quanto vai precisar.

Uma boa fonte de 450W atenderia com folga sua configuração, como é o caso da Cooler Master MWE Bronze V2 450W que está disponível na Pichau.

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-450-bronze-80-plus-mpe-4501-acaab-wo

Se for comprar tudo pela Kabum, sugiro uma MSI MAG A550BN:

https://kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0

Postado
44 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se você não for de ficar jogando os ultimos lançamentos com super gráficos, eu diria que a RTX 4060 deve te atender por um tempo considerável, isso se a otimização dos jogos de PC não continuar piorando.

Atualmente eu estou jogando:

• Lost Ark, é UE3 então requer muito
  • Enshrouded, minha GTX 1050ti esta muito fraca, quando da crash ambos meus monitores dão tela preta por uns segundo e de vez em quando o discord fecha sozinho quando da crash. Dizem que é muito mau otimizado, então não precise ser uma GPU para suportar esse jogo.
  • Monster Hunter World
  • Valheim
  • Black Desert Online, esse daqui requer muito eu acho.

E desejo jogar esse jogos no futuro, maioria não lançou ainda.

• Nightingale (não lançou)
  • Light no fire (sem muita informações)
  • Elden Ring
  • Chronos Odyssei (estou de olho, mas para ser muito bom para ser verdade)
  • Final Fantasy VII e Rebirth (não lançou o rebirth)
  • Final Fanyasy XVI (quando lançara para PC)
  • Hogwarts Legacy (pode ser que nem compre)
  • Dragon's Dogma 2 (não lançou)
  • Monster hunter wilds(não lançou)

Tem mais jogos, porém é por volta dos mesmo gráficos ou bem mais leve, não vou citar todos para não ficar enorme a lista.

Não precisar ser uma GPU para jogar no Ultra a 60+ FPS em jogos de UE5, jogar em Medium-High a 30-60 FPS está bom para mim.

Ideal seria 60+ no jogos mais recentes, pois quero que a GPU dure por uns bons anos até chegar no estado atual da minha GTX 1050TI jogando no modo batata (low do low) a 30 FPS ou menos depois de 7 anos de uso nos jogos atuais.

44 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Uma boa fonte de 450W atenderia com folga sua configuração, como é o caso da Cooler Master MWE Bronze V2 450W que está disponível na Pichau.

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-450-bronze-80-plus-mpe-4501-acaab-wo

É exatamente essa fonte que eu pretendo comprar com a 4060.

Postado
5 minutos atrás, Kinos disse:

Atualmente eu estou jogando lost ark que não requer muito e enshrouded na qual minha gpu esta muito fraca para isso, no minimo possível perdendo muito detalhes e cada crash no enshrouded da black screen em ambos monitores.

Também jogo Black Desert Online de vez em quando, vou mencionar outro jogos que quero jogar que seja mais pesado mas ainda não comprei ou não lançou

• Nightingale (não lançou)
  • Light no fire (sem muita informações)
  • Elden Ring
  • Chronos Odyssei (estou de olho, mas para ser muito bom para ser verdade)
  • Final Fantasy VII e Rebirth (não lançou o rebirth)
  • Final Fanyasy XVI (quando lançara para PC)
  • Hogwarts Legacy (pode ser que nem compre)
  • Dragon's Dogma 2 (não lançou)

Tem mais jogos, porém é por volta dos mesmo gráficos ou bem mais leve, não vou citar todos para não ficar enorme a lista.

Não precisa ser uma placa para jogar no maior grafico possível a 200 FPS, desde que não precise jogar no modo batata e tenha uns 30-60 FPS eu estaria feliz. (claro que mais melhor)

Vamos falar a verdade, a RTX 4060 é uma intermediária meio que de entrada, pois teve um salto de desempenho muito tímido em ralação à 3060 e ainda teve downgrade de VRAM. Eu tenho minhas dúvidas de que os 8GB de VRAM da RTX 4060 vão ser suficientes para os próximos anos, deve segurar as pontas, mas a falta de VRAM deve deixar a placa sem muita margem para subir a qualdiade gráfica. Acredito que ela deve seguir rodando os games até o fim da atual geração de consoles, nem que seja na qualidade baixa em 1080p ou consiga algo um pouco melhor com ajuda do DLSS.

Vale lembrar que o nível de desempenho gráfico que ela oferece é similar ao que um PS5 ou Xbox Series X oferece, porém os jogos para console costumam ter um trabalho de otimização muito melhor que o que encontramos no PC. Os consoles geralmente rodam os jogos mais novos com resolução interna variando de 1080p a 1600p com upscale (geralmente FSR2) para 4K e qualidade similar ao médio do PC, na verdade fica bem misturado entre baixo/médio/alto.

Postado
35 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Vamos falar a verdade, a RTX 4060 é uma intermediária meio que de entrada, pois teve um salto de desempenho muito tímido em ralação à 3060 e ainda teve downgrade de VRAM. Eu tenho minhas dúvidas de que os 8GB de VRAM da RTX 4060 vão ser suficientes para os próximos anos, deve segurar as pontas, mas a falta de VRAM deve deixar a placa sem muita margem para subir a qualdiade gráfica. Acredito que ela deve seguir rodando os games até o fim da atual geração de consoles, nem que seja na qualidade baixa em 1080p ou consiga algo um pouco melhor com ajuda do DLSS.

Vale lembrar que o nível de desempenho gráfico que ela oferece é similar ao que um PS5 ou Xbox Series X oferece, porém os jogos para console costumam ter um trabalho de otimização muito melhor que o que encontramos no PC. Os consoles geralmente rodam os jogos mais novos com resolução interna variando de 1080p a 1600p com upscale (geralmente FSR2) para 4K e qualidade similar ao médio do PC, na verdade fica bem misturado entre baixo/médio/alto.

É, faz sentido, pensei em comprar uma 4070 ou 4080 para usar por mais tempo mas é muito mais caro e da muito bottleneck com o meu CPU em 1080p, iria precisar compra novos monitores de resolução maior e talvez um novo CPU mais forte que talvez também precise nova placa-mãe e assim vai indo.

Vou de 4060 mesmo e usar por pelo menos uns 4 anos ou mais, não vou trocar antes de sair series 70 (talvez 80).

Postado
37 minutos atrás, Ebsturbius disse:

Mano você vai precisar é de uma Fonte de 600W 🤣, esse tanto de game ai em qual HD ou SD, a placa que você vai comprar jé é a Top, só perde pra Super e pra Ti.

A princípio não vou precisar de 600W se for com a 4060, o consumo fica em 350W, foi calculado por um outro usuario aqui https://outervision.com/b/rpvuWU, mas esse calculo foi com water cooler que eu decidi ir com Air cooler mesmo.

Alias, eu to vendo umas AMD Radeon RX 7600 XT de 16gb vram por 2500~2600 (~300 reais a mais que a 4060), seria melhor eu optar por uma da GPU da AMD?

Minha "budge" é de 3200 reais para:

• GPU: escolha inicial foi 4060 por ser 2300
  • Fonte: 450W para 4060 ou 600W se for com outra placa que precise tanto
  • Cooler: escolha atual Gammaxx AG400

Outra coisa que eu gostaria de adquirir seria um SSD PCIe NVMe de 1tb, mas esse ai sem pressa que compro mais no fim do ano.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Kinos disse:

Alias, eu to vendo umas AMD Radeon RX 7600 XT de 16gb vram por 2500~2600 (~300 reais a mais que a 4060), seria melhor eu optar por uma da GPU da AMD?

A quantidade de VRAM a mais vai acabar dando uma margem melhor para a GPU em futuros games, apesar do desempenho dela ser bem similar a RTX 4060. Se você não liga para os diferenciais das placas NVIDIA, então não tem problema em ir de AMD.

De vez em quanto dá pra achar uma RX 6700 XT ou 6750 XT na mesma faixa de preço dessa RX 7600 XT, sendo que ela é uma placa consideravelmente mais rápida no geral, e tem 12GB de VRAM, uma quantidade ideal para esse nível de desempenho. O nível da RX 6750 XT se aproxima bem mais da RTX 4060 Ti do que da RTX 4060. Eu pesquisei e não consiga achar nenhuma a venda atualmente, mas dias atrás eu tinha visto.

Você também encontra às vezes a RX 6650 XT um pouco mais em conta, sendo que no geral ela fica bem próxima da RX 7600. Ainda é uma placa de 8GB, porém você estaria pagando menos. Na Kabum tem um modelo disponível:

https://www.kabum.com.br/produto/479539/placa-de-Vídeo-rx-6650-xt-mech-2x-8g-oc-msi-amd-radeon-8gb-gddr6-free-sync

Screenshot_26.png.7a88e231efbaa747aa6b9b2c5ec2b37a.png

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

A quantidade de VRAM a mais vai acabar dando uma margem melhor para a GPU em futuros games, apesar do desempenho dela ser bem similar a RTX 4060. Se você não liga para os diferenciais das placas NVIDIA, então não tem problema em ir de AMD.

De vez em quanto dá pra achar uma RX 6700 XT ou 6750 XT na mesma faixa de preço dessa RX 7600 XT, sendo que ela é uma placa consideravelmente mais rápida no geral, e tem 12GB de VRAM, uma quantidade ideal para esse nível de desempenho. O nível da RX 6750 XT se aproxima bem mais da RTX 4060 Ti do que da RTX 4060. Eu pesquisei e não consiga achar nenhuma a venda atualmente, mas dias atrás eu tinha visto.

Você também encontra às vezes a RX 6650 XT um pouco mais em conta, sendo que no geral ela fica bem próxima da RX 7600. Ainda é uma placa de 8GB, porém você estaria pagando menos. Na Kabum tem um modelo disponível:

https://www.kabum.com.br/produto/479539/placa-de-Vídeo-rx-6650-xt-mech-2x-8g-oc-msi-amd-radeon-8gb-gddr6-free-sync

Screenshot_26.png.7a88e231efbaa747aa6b9b2c5ec2b37a.png

Eu só tive a GTX 1050TI, que está comigo por quase 7 anos, então eu não sei nada sobre AMD e eu desejo uma GPU que possa estar comigo por bastante tempo.

Eu vi uns videos comparativos da RX 6750 XT vs RTX 4060, e pareceu ser bem melhor mesmo, mas como tu disse eu também não achei em nenhum lugar para ver os preços.

No meu orçamento (3.200) eu até consigo pegar uma RTX 4060TI, mas esta estourando um pouco o limite custando 3.215 + frete no resto do ugprade já que não posso aproveitar o desconto a vista.

Mas não sei se o meu Ryzen 5 3600 iria suportar essas GPU mais fortes, eu não pretendo dar up no processador por mais de 5 anos, próxima vez que vou dar up, vou limpar a mesa e possuir nada do setup antigo, provavelmente até a mesa mudara.

Postado
4 horas atrás, Kinos disse:

Mas não sei se o meu Ryzen 5 3600 iria suportar essas GPU mais fortes, eu não pretendo dar up no processador por mais de 5 anos, próxima vez que vou dar up, vou limpar a mesa e possuir nada do setup antigo, provavelmente até a mesa mudara.

Se você pensa em ter uma placa de vídeo a longo prazo sem precisar trocar de processador, apesar de eu não achar uma boa ideia manter esse processador por tanto tempo, então a melhor coisa a se fazer seria pegar a placa de vídeo mais forte que puder comprar, sem exagero, é claro. Talvez você não queira investir muito dinheiro no seu PC futuramente, mas daqui algum tempo você deve encontrar alguns Ryzen 7 5700X usados por preços interessantes, seria um bom upgrade para segurar esses 5 anos.

Não sei se você sabe bem como o gargalo de processador funciona, mas basicamente ele cria uma espécie de "teto de desempenho" nos jogos. Para alguns jogos esse teto é mais alto, e para outros jogos esse teto é mais baixo, e o teto é o mesmo para placas mais fracas ou placas mais fortes. O vídeo abaixo compara o desempenho do Ryzen 5 3600 com o Ryzen 5 5600X e o Ryzen 5 7600X, todos eles com uma RTX 4090 em 1080p, então assim há uma garantia de que o gargalo será sempre o processador, porque obivamente a placa de vídeo está sobrando com essas configurações gráficas.

Se criou toda essa "história de terror" em volta de gargalo porque as vezes algumas pessoas fazem combinações muito desproporcionais de CPU + GPU (o vídeo acima seria um exemplo extremo) e depois reclamam que o desempenho está abaixo do esperado. Quando você sabe o que está fazendo, você pode combinar uma placa de vídeo um pouco mais forte com seu processador mais antigo sabendo que terá a vantagem de poder escolher gráficos melhores, mesmo em situações onde seu FPS está limitado pelo processador. Geralmente as pessoas fazem esse tipo de combinação quando já tem a pretenção de trocar de processador num futuro próximo, mas mesmo sem um processador novo já conseguem aproveitar o maior potencial da nova placa de vídeo.

Postado
52 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se você pensa em ter uma placa de vídeo a longo prazo sem precisar trocar de processador, apesar de eu não achar uma boa ideia manter esse processador por tanto tempo, então a melhor coisa a se fazer seria pegar a placa de vídeo mais forte que puder comprar, sem exagero, é claro. Talvez você não queira investir muito dinheiro no seu PC futuramente, mas daqui algum tempo você deve encontrar alguns Ryzen 7 5700X usados por preços interessantes, seria um bom upgrade para segurar esses 5 anos.

Não sei se você sabe bem como o gargalo de processador funciona, mas basicamente ele cria uma espécie de "teto de desempenho" nos jogos. Para alguns jogos esse teto é mais alto, e para outros jogos esse teto é mais baixo, e o teto é o mesmo para placas mais fracas ou placas mais fortes. O vídeo abaixo compara o desempenho do Ryzen 5 3600 com o Ryzen 5 5600X e o Ryzen 5 7600X, todos eles com uma RTX 4090 em 1080p, então assim há uma garantia de que o gargalo será sempre o processador, porque obivamente a placa de vídeo está sobrando com essas configurações gráficas.

Se criou toda essa "história de terror" em volta de gargalo porque as vezes algumas pessoas fazem combinações muito desproporcionais de CPU + GPU (o vídeo acima seria um exemplo extremo) e depois reclamam que o desempenho está abaixo do esperado. Quando você sabe o que está fazendo, você pode combinar uma placa de vídeo um pouco mais forte com seu processador mais antigo sabendo que terá a vantagem de poder escolher gráficos melhores, mesmo em situações onde seu FPS está limitado pelo processador. Geralmente as pessoas fazem esse tipo de combinação quando já tem a pretenção de trocar de processador num futuro próximo, mas mesmo sem um processador novo já conseguem aproveitar o maior potencial da nova placa de vídeo.

Meu plano seria comprar uma GPU boa 8gb mínimo e joga no alto (não ultra), talvez com certos gráficos no médio a 60 fps e aos longos do ano indo para qualidade menores a 30 FPS.

Daqui uns 4~7 anos, provavelmente quando a Nvidia lançar a serie 60 (2027~2028 ou serie 70 se for lançada rápido em 2028~2030) eu trocaria tudo, Placa-mãe, memória, CPU, GPU, cooler, fonte, monitor, tudo. Então se o meu processador durar todo esse tempo sem estragar, eu não gostaria de trocar ele até eu trocar tudo, ainda mais que eu tenho medo de comprar algo usado e dá problema, ainda mais quando for necessário também trocar a placa-mãe.

Claro que eu posso está desiludido com isso já que eu não sei muito sobre hardware, nem precisa ser no alto, desde que meu jogo esteja bonito e não no modo batata (super low) a menos de 30 fps perdendo muito detalhe do cenário dos jogos.

Postado
10 horas atrás, Kinos disse:

Meu plano seria comprar uma GPU boa 8gb mínimo e joga no alto (não ultra), talvez com certos gráficos no médio a 60 fps e aos longos do ano indo para qualidade menores a 30 FPS.

Daqui uns 4~7 anos, provavelmente quando a Nvidia lançar a serie 60 (2027~2028 ou serie 70 se for lançada rápido em 2028~2030) eu trocaria tudo, Placa-mãe, memória, CPU, GPU, cooler, fonte, monitor, tudo. Então se o meu processador durar todo esse tempo sem estragar, eu não gostaria de trocar ele até eu trocar tudo, ainda mais que eu tenho medo de comprar algo usado e dá problema, ainda mais quando for necessário também trocar a placa-mãe.

Claro que eu posso está desiludido com isso já que eu não sei muito sobre hardware, nem precisa ser no alto, desde que meu jogo esteja bonito e não no modo batata (super low) a menos de 30 fps perdendo muito detalhe do cenário dos jogos.

Sim, entendo sua ideia. Infelizmente não dá pra prever com precisão como hardwares atuais vão se comportar no futuro, principalmente devido a onda de jogos mal otimizados que estão saindo. O que nós precisamos urgentemente é de bons saltos de preço x desempenho no seguimento intermediário, porque nos últimos anos os preços das placas de vídeo só aumentaram, e pra piorar, na última geração não tivemos praticamente nenhum salto de preço x desempenho em relação aos preços que as placas da geração anterior já estava sendo vendida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!