Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

pessoal, estou montando um pc e com pensamento de fazer upgrade, porém no momento o orçamento está low então estou procurando economizar o quanto possível.

vcs acham que a a520m - a pro ou k v2 seguram com procesadores high end tipo linhas Ryzen 7 5000 etc ??

estou pensando nisto, e gostaria também de mencionar que penso em projetar em um mini gabinete, ou gabinetes compactos, para viagens e etc

o uso seria realmente relativamente puxado, visto que usaria maquinas virtuais, diversas telas, para diversas atividades. uso de software , edição, bastantes coisas ao mesmo tempo, mas não acho que nada que "estresse " o processador como "simulações" etc, apesar de também rodar uns macros, 

o que vcs acham ? falam que na b450 não tem muita diferença , e de fato meu orçamento pra placa está nessa faixa (achei a a520 por 340 ) 

o que vcs sugerem ??

• Pedroou alterou o título para placa-mãe a520 serve para processadores high end?
Postado

@Imakuni mas a quantidade de vetores (fases) não é quase a mesma? porque deveria investir?

quanto tambem aos riscos ligados a temperatura e termal throating , o processador não possui uma certa tensão limitada por exemplo 85V ? porque deveria me preocupar com isto?

o que devo levar em consideração também em casos de tentar um gabinete compacto? ainda não estou certo quanto a isto. mas estou decidindo. 

Postado
44 minutos atrás, lucio b disse:

mas a quantidade de vetores (fases) não é quase a mesma? porque deveria investir?

Não é questão da quantidade de fases, é questão dos recursos do chipset. No caso, melhor suporte para controle da RAM e do processador.

45 minutos atrás, lucio b disse:

quanto tambem aos riscos ligados a temperatura e termal throating , o processador não possui uma certa tensão limitada por exemplo 85V ? porque deveria me preocupar com isto?

Cuidado com a salada. A tensão do processador é decidida pela placa-mãe, e vai +/- na faixa dos 0.9~1.3V. Sobre throtle, isso é mais fácil de resolver depois se precisar.

48 minutos atrás, lucio b disse:

o que devo levar em consideração também em casos de tentar um gabinete compacto? ainda não estou certo quanto a isto. mas estou decidindo. 

Boa sorte. Vai precisar, não é um mercado com muito suporte aqui no Brasil.

• Curtir 1
Postado
57 minutos atrás, Imakuni disse:

Não é questão da quantidade de fases, é questão dos recursos do chipset. No caso, melhor suporte para controle da RAM e do processador.

Cuidado com a salada. A tensão do processador é decidida pela placa-mãe, e vai +/- na faixa dos 0.9~1.3V. Sobre throtle, isso é mais fácil de resolver depois se precisar.

Boa sorte. Vai precisar, não é um mercado com muito suporte aqui no Brasil.

melhor suporte para controle da ram e do processador de que forma? mesmo uma a520 melhorzinha tipo a tuf plus?  

e quanto a questão da tensão estava me referindo ao consumo. me desculpe.

o que você acha que a questão do dissipador pode inferir? 

--------

quanto a questão do gabinete, ha oferta de alguns basta dar um google gabinete compacto, inclusive alguns modelos bens populares da pichau etc. o que você acha disso? realmente seria conveniente que o pc ficasse compacto para questões de viagens transportes e coisas do tipo . na minha cidade faz bastante calor então estou preocupado quanto a temperatura 

pensei em adaptar talvez em algum deles apenas uma tela anti poeira como lateral para melhorar a ventilação, ou algo do tipo 

Postado
6 minutos atrás, lucio b disse:

melhor suporte para controle da ram e do processador de que forma? mesmo uma a520 melhorzinha tipo a tuf plus?  

Você consegue mexer no clock e tensão.

7 minutos atrás, lucio b disse:

e quanto a questão da tensão estava me referindo ao consumo. me desculpe.

...consumo? Você diz TDP? Ignore esse número, é um valor arbitrário que não serve para nada.

8 minutos atrás, lucio b disse:

o que você acha que a questão do dissipador pode inferir? 

É bom ter. Mas de novo, se precisa porque precisa pagar barato agora, você compra uma sem e depois compra dissipadores separadamente e coloca na placa-mãe. Fica feio para burro e dá um trabalho desnecessário, mas ei, é o preço de pagar barato.

9 minutos atrás, lucio b disse:

quanto a questão do gabinete, ha oferta de alguns basta dar um google gabinete compacto, inclusive alguns modelos bens populares da pichau etc. o que você acha disso? realmente seria conveniente que o pc ficasse compacto para questões de viagens transportes e coisas do tipo . na minha cidade faz bastante calor então estou preocupado quanto a temperatura 

Limita a placa de vídeo e o cooler. Mas se você quer compacto, vai ter que pesquisar isso com calma, não é só pegar qualquer um que preste.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 15/02/2024 às 17:48, Imakuni disse:

Na prática qual seria a diferença? Acredito que seria possível fazer isto através de software, apesar de achar que até às a520 de entrada (a pro ou m k 2 ) possuem controle do clock na BIOS? 

Tem uma 450 na promoção do kabum

https://www.kabum.com.br/produto/111107/placa-mãe-ASRock-b450m-HDV-r4-0-amd-am4-micro-atx-DDR4?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAivGuBhBEEiwAWiFmYYxMGs3DN1hGEuE3AGUxZc0x9S8PHbpt8_BfqVK9eS5DdHiEMUmfNRoCRkAQAvD_BwE

Postado
Em 26/02/2024 às 20:34, lucio b disse:

Na prática qual seria a diferença? Acredito que seria possível fazer isto através de software, apesar de achar que até às a520 de entrada (a pro ou m k 2 ) possuem controle do clock na BIOS? 

Como eu falei, B450 permite overclock no processador, coisa que A520 não faz. E de maneira geral, você tem mais cointrole no overclock da RAM, que é outra coisa que vai aumentar o desempenho.

Em 26/02/2024 às 20:34, lucio b disse:

Não compre, só tem um cabo 4pinos para o processador ao em vez dos 4+4 usuais.

Postado

A placa-mãe MSI A520m A PRO conseguiu segurar com tranquilidade um Ryzen 5700x. Ela possui um VRM de 4 fases mas com componentes bons, até um 5800X3D ela segurou com algumas ressalvas.

Já a Gigabyte B450m-K possui VRM de apenas 3 fases, ficou no limite com o 5600 e não segurou o 5700x em teste de estresse pesado. Não recomendo...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!