Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um notebook com CPU Intel(R) Core(TM) i7-8550U CPU @ 1.80GHz 1.99 GHz e GPU integrada Intel UHD Graphics 620. Não costumo jogar jogos extremamente pesados (ex: minecraft, stardew valley, the sims), mas mesmo com os gráficos no mínimo o computador dá picos prolongados e diretos de 95 °C na CPU, com estabilização por poucos segundos em 76/86 °C. Não percebi grandes quedas no clock, não houve desligamento e o desempenho dos jogos se manteve constante, o que me coça a orelha sobre o thermalthrottling. Isso acontece inclusive, com picos mais curtos, quando vou pesquisar no Chrome e no inicializar do Windows. A GPU provavelmente também deve estar sofrendo/contribuindo com as temperaturas, já que é tudo integrado.

Fico com muito medo de queimar. Troquei a pasta térmica faz 2 anos, comprei uma mesinha de ventilador, tentei até undervolting no pânico, não adiantou nada. Não sei o que fazer. Peço desculpas por qualquer leiguice.

Postado
4 horas atrás, Arthur Magno disse:

Opa amigo! o que pode estar acontecendo é que o cooler pode estar mal fixado ou o X.M.P da memória RAM está desativado, você pode ativar na BIOS do sistema.

Caso eu ativar o xmp, não aumentaria a temperatura? Pelo o que eu entendi estressaria mais a RAM. Sobre o cooler interno, é uma boa hipótese, mas gostaria de ter mais certeza porque terei de levar na assistência, já que não posso abrir a máquina.

Postado
14 horas atrás, atibalta disse:

Caso eu ativar o xmp, não aumentaria a temperatura? Pelo o que eu entendi estressaria mais a RAM. Sobre o cooler interno, é uma boa hipótese, mas gostaria de ter mais certeza porque terei de levar na assistência, já que não posso abrir a máquina.

Sim, estressa mais a RAM, só que não necessariamente esquenta mais a memória, até porque, ativando o xmp a memória RAM irá trabalhar no seu desempenho máximo o que não esquenta ela pois era pra ela trabalhar dando o seu máximo, e isso não danifica nem a memória, nem o resto do sistema

• Obrigado 1
Postado
Em 20/02/2024 às 14:54, Arthur Magno disse:

Sim, estressa mais a RAM, só que não necessariamente esquenta mais a memória, até porque, ativando o xmp a memória RAM irá trabalhar no seu desempenho máximo o que não esquenta ela pois era pra ela trabalhar dando o seu máximo, e isso não danifica nem a memória, nem o resto do sistema

Vou tentar fazer isso pela BIOS da Samsung, te retorno em breve!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...