Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Pelos valores ali do HW no print, acredito que tenha ficado um ajuste bom, talvez diminuir os 140a só.

Agora a duvida, deu 70 graus no Cinebench, aumentar o clock e manter a tensão, ou diminuir a tensão? O que é mais interessante testar.

Sinto que para uso em jogos dá para deixa quase em 4,8 GHz com ele frio. Fora que a rotação do fan nem está em 100%.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou Pelo HWMonitor você não tem quase nada de informação, eu não gosto de usar esse aplicativo. O HWiNFO64 é infinitamente mais completo, você consegue ver de tudo sobre seu processador e também sobre o restante do PC. Eu tenho esse print salvo aqui nos meus anexos do fórum:

Screenshot_2.png.d9429c07fc1352df36d3f3e381f730d0.png

Repare que ele registra as mínimas e máxims de tudo, TDC, EDC e PPT, e tem diversos outros sensores também. 

No meu caso eu já deixei a BIOS configurada para os valores que eu precisaria para ativar o overclock de 4.58GHz pelo Ryzen Master, caso eu ache necessário usar para alguma atividade específica. No dia a dia eu estou deixando em 4.28GHz. Você poderia fazer o mesmo, encontrar um overclock que te deixe confortável para usar na maioria dos jogos e em atividades simples, e também achar aquele overclock que te daria umas gotinhas a mais de desempenho em cenários específicos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Vou baixar esse e rodar o Cinebench novamente. 

Então, fiz esse teste em 4,7ghz e e 1,325v. Mas estou usando o auto oc dele em 4,55ghz. 

Talvez em alguns momentos utilize o overclock mais pesado. Ainda quero testar se aumento a clock ou tento baixar a tensão.

Acredito que tenha que subir para uns 120w pelo menos.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@GuilhermeGBTrago um caso diferente, na tentativa de ajudar o @TheDemonLena com seu Ryzen 7 5700X

Processador dele está com bom cooler e gabinete bem ventilado.

No auto OC do Ryzen Master subiu apenas 0,025 GHz, ou seja, está em 4,625ghz. No cinebench chega em 80ºC e estabiliza, o que chamou minha atenção é estar chegando facilmente em 1,3v praticamente em stock. Essa tensão deveria ser mais baixa, não? Pode ser a placa-mãe jogando tensão maior do que deveria?

• Curtir 1
Postado

Uma pena eu já ter comprado as memórias DDR5.....

Sinto que devia ter comprado Am4 ainda kkkkk

Agora já foi... (Mais uns 2 meses e monto a criança... AM5...)

4.6Ghz já fica bem interessante...

As 2 placas Gigabyte que tive, as 2 jogavam quase 1.4V no 4600G e 100Mhz a mais, no automático mesmo...

• Curtir 1
Postado

@Pedroou bom, eu não sei se dá pra confiar muito no auto OC na questão de tensão, eu prefiro eu mesmo "refinar" o overclock. Eu nem lembro quanto o auto OC do Ryzen Master deu pro meu processador, porque a única vez que testei foi no primeiro fim de semana depois que ele chegou pra mim, só lembro que não gostei do resultado.

Mas é bom lembrar que o 5700X é um processador "capado" por padrão a 65W, ele tem o boost até 4,6GHz, mas em multi-core ele cai bastante. No review do TechPowerUp fizeram os testes de boost e ele cai para 4,2GHz no teste de AVX (não sei exatamente como fizeram o teste), tudo para se manter nos limites de energia.

Mas repare nesse teste aqui, feito nesse vídeo. Veja que em stock o 5700X está trabalhando a 1.05V e 3,9GHz, enquanto no PBO ele ta a 4,4GHz e 1.24V. Considerando que precisou de 1,24V pra conseguir 4,4GHz, acho que 1,3V para 4,63GHz não está ruim, até por estar pegando 80ºC também, porque o AG400 não deu conta do 5700X nesse teste não kkk.

Screenshot_37.thumb.png.dd72ccf14b3817ad3e9e7b8718c1354d.png

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

4.6Ghz já fica bem interessante...

Mas aí que está, o boost padrão dele é 4,6ghz. Na verdade nem aumento nada.

AM5 só investindo R$ 3.000+. Atualmente não considero um bom custo-benefício. Mas o desempenho de um processador de entrada já é muito bom. Fora que a AMD não troca socket a cada 3 anos.

Se tem um orçamento, é um bom investimento, só não é custo-benefício inicialmente.

@GuilhermeGB

Então, antes do auto OC pegou 83ºC. O overclock automático na verdade baixou a temperatura/tensão.

O jeito é colocar 4,6ghz e ir baixando a tensão até fica estável mesmo.

Ou jogar um cooler melhor 🫠

• Curtir 2
Postado
21 minutos atrás, Pedroou disse:

Mas aí que está, o boost padrão dele é 4,6ghz. Na verdade nem aumento nada.

Então, antes do auto OC pegou 83ºC. O overclock automático na verdade baixou a temperatura/tensão.

O jeito é colocar 4,6ghz e ir baixando a tensão até fica estável mesmo.

Ou jogar um cooler melhor 🫠

Pessoalmente, eu considero 4.6GHz um clock até bom para um octa-core em full load. O "segredo" da AMD pra manter o baixo TDP em comparação com a Intel é isso mesmo, a maioria dos Ryzen 9 trabalham com clock baixinho em multi-core, mas a grande quantidade de núcleos compensa a falta de clock.

18 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

enho o AG400, senti mesmo que não chega nos 220W de TDP de jeito nenhum...

Comprei uma ventoinha mais parruda (uns 30W de 6000rpm), para ver se resolve algo, quando comprar todas as peças do AM5...

O jeito vai ser pegar um cooler dual tower ou WC...

Sim, pois é. Acho que eles pegam o máximo de TDP que o CPU aguenta antes de dar thermal throttling, mas isso aqui em condições controladas, temperatura ambiente boa, bancada aberta, etc. O TechPowerUp classifica o AK400 como 220W também, e esse é o resultado deles num teste para 225W (AK400 deu throttling):

temp-amd-225.png

• Curtir 2
Postado

@Pedroou Estava vendo esse review do 5800X feito pelo TechPowerUp, eles relataram que o único overclock estável que conseguiram com a amostra deles foi 4.6GHz a 1.4V, nem com bom water cooler eles conseguiram travar a 4.7GHz de forma totalmente estável, mesmo subindo para 1.5V. Mais um indicativo de que esse 5700X a 4.6GHz 1.3V está com um bom overclock, mas talvez possa dar pra melhor com um pouco de paciência.

https://www.techpowerup.com/review/amd-Ryzen-7-5800x/21.html

• Curtir 2
Postado

@Pedroou o turbo máximo do 5800X é 4.7GHz, mas chamaram 4.6GHz de "overclock" mesmo assim. Acredito que em multi-tarefas bem pesadas o 5800X deve cair para uns 4.5GHz ou menos em stock, então toericamente é um aumento. No caso ele ganha uma pequena margem em multi-core, mas perde em single-core, porque no modo automático ele dá o boost para 4.7GHz em single-core. Os gráficos do review mostram essa pequena diferença.

https://www.techpowerup.com/review/amd-Ryzen-7-5800x/7.html

• Curtir 3
  • 2 semanas depois...
Postado

Aproveitei que hoje está mais "frio" aqui na minha cidade (20-23ºC) pra fazer uns testes com overclock mais agressivo. Resultados com 4.50GHz 1.325V após 10 minutos de teste no CB R23:

Pontuação: 9949

TDC: ~67A (medido)

EDC: 120A (limitado na BIOS)

PPT: ~108W (medido)

Temp. CPU Max: 85ºC

Temp. VRM Max: 71ºC (sensor da placa-mãe)

Temp. Interna Gabinte: 37ºC (sensor da placa-mãe)

Consideraria um overclock usável se as temperaturas por aqui fossem sempre assim. Infelizmente em condições normais o processador passaria dos 90ºC, com risco de chegar a 95ºC e desligar (já aconteceu). Claro que em jogos e aplicações mais leves o processador ficaria bem mais frio. A temperatura do gabinete (medida pela placa-mãe) estava em 37ºC, em dias normais é comum pegar uns 45ºC quando o PC está sob estresse, esses 8ºC a mais influenciaria diretamente na temperatura do processador.

• Curtir 3
  • 2 meses depois...
Postado

Revivendo o tópico pra saber se algum de vcs andou testando overclock de memória. Esse vídeo do Iskandar Souza acabou me convencendo a começar a fazer alguns testes, sendo que no vídeo dele ele também usou o Ryzen 5 3600, também usou como base uma RAM 3600MHz CL18-22-22, e depois de alguns ajustes, teve ganho de 7-10% em alguns games quando forçava o gargalo de CPU.

Eu comecei a testar aqui na minha, usei como o resultado de outras RAMs Samsung C-die, eu não conseguir descer meu CL para 17 (coloco na BIOS, mas depois do boot continua em 18), mas baixei os os outros timings de 22 para 20, e também apertei uns outros timings que não lembro todos de cabeça agora, lembro do tRC que a AMD joga padrão de 85 (ela não lê esse timing do XMP), mas no perfil XMP o padrão é 76, eu coloquei manualmente em 64, o tFAW coloquei 16 (padrão estava em 30 e pouco, se não me engano), o tRFC que coloquei 576 usando como base a tabela do vídeo (padrão 631). Tem outros sub-timings que eu mexi também eu não lembro agora. Outra coisa que eu mexi foi na tensão do SoC, aumentei para algo acima de 1.1V.

Eu não quis deixar nenhum teste de estabilidade de RAM rodando, preferi ir testando na prática, usei várias aplicações pesadas e alguns jogo também que forçam mais o CPU, o não percebi nenhum problema. É meio difícil perceber ganhos, já que na maioria o gargalo acaba sendo a placa de vídeo, mas tenho a leve impressão que está melhor. No Cinebench R23 mesmo eu tinha percebido um aumento de mais ou menos 200 pontos com o overclock de 4.28GHz (de ~9400 para ~9600, não é grande coisa). Um jogo bem pesado para CPU que eu jogo bastante o Cities Skylines, esse foi um que eu tive a leve impressão que está mais fluído. Mas esse é um tipo de jogo que eu não fico olhando desempenho, mas quando você lida com cidades muito grandes, é normal o FPS ficar em 30-40 FPS, ou até abaixo de 30, então é fácil você sentir um aumento de fluidez.

EDIT: Estava revendo alguns posts antigos meu aqui e vi que eu já tinha dito que consegui 9550 com 4.28GHz, então acho que não teve um ganho no benchmark. Até faz mais sentido, tendo em vista que a configuração de RAM/cache nos Ryzen tem mais efeito prático em jogos.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Também tentei mexer nos timings da minha memória que por sinal não é lá aquelas coisas, é uma Asgard 3200, mas tem chip samsung, mas é de CL18... (normalmente usam cl18 para 3600...).

Vou experimentar melhorar minha memória também... problema é que minha placa-mãe (a SOYO...) não tem um jeito muito bom de recuperar de mal configuração na memória... As gigabyte que tive, se ocorresse isso, era só dar uns 2 resets que ela voltava para a configuração original da memória...

Use o AIDA para verificar a velocidade de leitura e escrita da memória.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Não testei mais overclock depois que ficou estável em 4,7ghz. Mas ainda uso 4,55, já que o que limita é a RX 7600.

As memórias ainda em 3200mhz, não ficou legal de fazer pelo Ryzen Master (talvez tenha feito errado). Objetivo é subir para 3600mhz e fazer overclock na placa de vídeo agora.

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Revivendo o tópico pra saber se algum de vcs andou testando overclock de memória. Esse vídeo do Iskandar Souza acabou me convencendo a começar a fazer alguns testes,

Vou assistir testar final de semana.

• Curtir 2
Postado

Eu testei minha XPG D35 (3200MHz @ 16-20-20) em 3600 e 3800 (@ 18-22-22) e não vi diferença prática e nem no Cinebench, sendo que em 3800 não fica estável em jogos (fps stutter).

• Curtir 2
Postado

@Rodrigo J Polette entendo, mas talvez você consiga dar uma apertada nos timings e melhora o desempenho também. O problema é que memórias boas de verdade custam muito, no vídeo ali mesmo o Alexadre falou das memórias Samsung B-die dele 3600MHz CL16, que em stock já resultaram em 10-15% mais desempenho em relação a outra memória 3600MHz CL18 antes dos ajustes, e por ser B-die ela tem margem pra melhorar mais.

@Pedroou é bom descobrir o chip DRAM da sua e pesquisar quais são os overclocks mais comuns.

@Nito é, acho que no Cinebench não faz diferença mesmo, acho que no meu caso foi variação de rodada. E até daria pra dizer que 3200 16-20-20 é equivalente a 3600 18-22-22 se o restante dos timings também estiverem equivalentes.

Vou deixar aqui os prints de antes e depois no AIDA64. Na memória em si teve pouca diferença, mas agora na hora de postar eu fui reparar que teve uma diferença bem boa nas velocidades do cache L3, não sei se é uma variação de rodada ou realmente foi causado pelo overclock da RAM. Acredito que não seja variação, já que o L1 e L2 estão praticamente identicos. Depois com tempo eu vou fazer mais alguns testes.

Screenshot_49.thumb.png.8d47b0def44a34a6d364b5106f1844f8.png

Também tem os timings completos com o XMP padrão e com os ajustes que eu fiz.

Screenshot_50.png.dca5bf79c384adb9021201070df510dd.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

é bom descobrir o chip DRAM da sua e pesquisar quais são os overclocks mais comuns.

Sim, é uma Gammix D10. Salvo engano tem um link por aqui com alguns parâmetros. 

Postado

@GuilhermeGB cada subida de latência não equivale a 200mhz? 3200@16-20-20 não seria equivalente a 3400@18-22-22 e 3600@20-24-24? 

De qualquer maneira, se tive ganhos, foram marginais e não foram estáveis. Acho válido a tentativa de OC da RAM mas não me preocuparia muito com isso não. Elas não parecerem ter o "jogo de cintura" da CPU e da GPU, para OC (e UV).

• Curtir 2
Postado
23 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Preciso melhorar o meu OC no R5 3600... Está com 4400Mhz mas com 1.375V... (E chega a quase 80º) Tentei com 1.35V e o Cinebench reinicia...

Eita, pelo jeito você não foi bem na loteria do silício hehe. Eu comecei a usar ontem 4425MHz 1.25V, vou ficar assim por um tempo pra ver no que dá. Temperatura máxima em estresse variando de 80-85ºC dependendo da temperatura ambiente, em jogos mais pesados pega 70-75ºC. Joguei alguns minutos de BF5 pra testar, coloquei a maioria das opções no médio pra dar margem para o CPU subir, ainda assim ficou no limite da GPU com uma média de 140+ FPS. Se eu tivesse um monitor 144Hz ia ficar bom. Eu costumava jogar no Alto a 100+ FPS, mas desse outro jeito senti o jogo um pouco mais fluido.

agora, Nito disse:

@GuilhermeGB cada subida de latência não equivale a 200mhz? 3200@16-20-20 não seria equivalente a 3400@18-22-22 e 3600@20-24-24? 

Na verdade você calcula o número de ciclos dividido pela frequência da RAM:

16 ciclos / 1600 MHz (3200 MT/s)  = 10 ns (nanosegundos)

18 ciclos / 1800 MHz (3600 MT/s) = 10 ns

O mesmo valeria para as outra latências:

20 ciclos / 1600 = 12,5 ns

22 ciclos / 1800  = 12,22 ns

Então ficam meio que próximas na prática. Só que em 3600MHz a memória tem um pouco mais de largura de banda, então a vantagem é essa.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!