Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho um HD de 256Gb, bastante usado, e clonei ele para um SSD de mesmo tamanho, usando o CloneZilla. Tudo perfeito sem, sobressaltos, funcionando. Velocidade top, tudo correndo conforme o esperado. Aí veio a dúvida: Os dados clonados ficam alocados no SSD da mesma forma que no HD (eventualmente bem fragmentados) ou o prórpio SSD/SO aloca os dados de forma a melhorar o desempenho da leitura e gravação ?

Desfragmentar antes de clonar, mudaria algo nessa velocidade de entrada/saída ?

Alguém já fez um teste ou sabe como isso funciona?

Abs

Postado

@AndreyMAllage ao desfragmentar antes de clonar (supondo que o HD já esteja com dados fragmentados), você pode acelerar de forma proporcional o processo de cópia, visto que vai reduzir o tempo que o HD passa procurando os dados.
Nunca fui a fundo nessa questão, mas o Clonezilla é uma ferramenta de clonagem de disco, que pelo nome, posso admitir que copia setor por setor, incluindo os espaços vazios e fragmentados.

Mesmo copiando eles fragmentados, Os SSDs acessam os dados armazenados em diferentes partes da memória sem a necessidade de cabeças de leitura, então fazer "desfragmentação" num SSD, além de desgastar ele, acredito que vá no máximo liberar os espaços vazios ocupados (que também pode não ocorrer, pois se não me engano eles já vem com lógicas para fazer isso de forma constante).
OBS: Não afirmei nada, estou supondo pelo que estudei fisicamente/lógicamente dos 2 tipos de hardware.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!