Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, tudo bem?

Atualmente tenho um Ryzen 9 7950X rodando com 32GB de ram XPG LANCER DDR a 6000 no perfil AMD (overclock). Estou pensando em colocar mais 32GB da mesma memória, ficará 4 pentes, totalizando 64 gigas. A dúvida é, a velocidade vai cair, correto? acho que com 4 pentes o meu processador não segura esses 6000mhz nas memórias.

Foto das específicações de memórias suportadas pelo meu processador
image.thumb.png.9df36d77247123c0c00365d6b925293d.png

Não consegui entender bem, alguém pode me ajudar? Se eu usar os 4 pentes, a velocidade da memória vai cair para quanto mesmo? 4x16GB
Model específico da minha memória: XPG LANCER RGB DDR5 AX5U6000C3616G-DCLARWH
CL 36-36-36 (acho que a velocidade padrão dela é menos de 6000mhz, mas da para usar o perfil da adm para "overclock" na BIOS) e o processador suporta tal velocidade, o que me dizem sobre 4X16GB? Quanto ficará a velocidade das 4 memórias?

Acredito que a placa-mãe importa nisso também, a minha é uma B650 AORUS PRO AX.

Postado
10 horas atrás, Alybonato disse:

Estou pensando em colocar mais 32GB da mesma memória, ficará 4 pentes, totalizando 64 gigas

Mas para que? 32gb já bastante coisa, tem certeza que precisa de mais RAM ainda?

A dúvida é, a velocidade vai cair, correto? acho que com 4 pentes o meu processador não segura esses 6000mhz nas memórias.

Não necessariamente, pode ser que seu processador aguente o overclock em 4 pentes ao mesmo tempo... mas é improvável, Ryzen 7xxx tem dificuldade nisso.

Não consegui entender bem, alguém pode me ajudar? Se eu usar os 4 pentes, a velocidade da memória vai cair para quanto mesmo?

Quanto mais RAM, mais difícil é para o processador. Quanto mais pentes, mais difícil é para o processador. São dois efeitos separados, e quando juntos, potencializam e ficam pior ainda.

CL 36-36-36 (acho que a velocidade padrão dela é menos de 6000mhz, mas da para usar o perfil da adm para "overclock" na BIOS) e o processador suporta tal velocidade, o que me dizem sobre 4X16GB? Quanto ficará a velocidade das 4 memórias?

Note que eu não valei nenhum valor; isso você só vai saber testando. Vai de chip para chip, não dá para determinar só dizendo o modelo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!