Ir ao conteúdo

Notebook ASUS não conecta ao wi-fi

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, galera!

Comprei o note ASUS Vivobook 16 X1605ZA e ele veio com sistema linux. Formatei para windows 11 e tive problema com a conexão wifi. Na BIOS ele reconhece o wifi, mas no windows não.

No gerenciador de dispositivo não acho os drivers dos adaptadores de rede e quando baixo do site, instalo e reinicio o pc, eles continuam sem aparece.

Capturadetela2024-03-22014141.png.e9782a9ec481c53db47d258f0d5c3dc8.png

Ainda dentro do gerenciador de dispositivos, dentro de "Outros dispositivos" tenho o "controlador de rede", mas esse aparece com símbolo de exclamação.

Captura de tela 2024-03-22 014158.png

Alguém poderia me ajuda resolver?

obs: não encontrei respostas no youtube ou em fóruns, e já tentei várias soluções

Postado

@laahelo7 tem que descobrir qual o modelo da wifii e ver o driver. Tente usar o programa Driver Easy e veja se dá certo. Mas o estranho ai é que normalmente o Windows reconhece placas de rede sem problemas. Bom tente isto e veja se da certo.

• Curtir 1
Postado

Então gente, a ISO do Windows baixei direto do site deles mesmo. E os drivers do meu ASUS que tentei instalar também foram do site deles, exatamente desse link que o Mega linkou aqui:

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

Também tentei iniciar a instalação pelo do chipset, mas o que percebo q talvez eu não tenha feito foi reiniciar assim que tentei instalar do chipset. Como foi algo que me atentei só depois de tentar instalar o network e o bluetooth, talvez eu tenha deixado passar esse detalhe, vou testar agora e já atualizo

Acabei de tentar instalar o chipset, reiniciar, e só então começar as outras instalações. Sem resultado, continuo com uma porrada de drive desatualizado e como disse o @lieggio por que diabos meus drivers de rede não foram detectados logo de cara? Instalei o networking e o driver bluetooth depois, nada de resultados

• Solução
Postado

Atualiza o BIOS. Tem 2 firmware referente a ajustes do wifi. Não vejo razão para não aceitar os driver. Tenta atualizar manualmente pelo gerenciador de dispositivos. Outra opção é forçar a instalação também pelo gerenciador. Em última instância, baixe novamente a ISO direto da MS, confira o hash para ver não ficou falho, use um pendrive novo ou outro e não o último que usaste e refaça a instalação limpa. Depois que a rede for reconhecida, o resto se atualiza pelo update.

https://www.ASUS.com/br/laptops/for-home/vivobook/vivobook-16-x1605/helpdesk_bios?model2Name=Vivobook-16-OLED-X1605

Postado
8 horas atrás, Mega Blaster disse:

Atualiza o BIOS. Tem 2 firmware referente a ajustes do wifi. Não vejo razão para não aceitar os driver. Tenta atualizar manualmente pelo gerenciador de dispositivos.

Pois é, nem eu. Não aparece nenhum driver como realtek, intel, etc.

8 horas atrás, Mega Blaster disse:

Outra opção é forçar a instalação também pelo gerenciador. Em última instância, baixe novamente a ISO direto da MS, confira o hash para ver não ficou falho, use um pendrive novo ou outro e não o último que usaste e refaça a instalação limpa. Depois que a rede for reconhecida, o resto se atualiza pelo update.

https://www.ASUS.com/br/laptops/for-home/vivobook/vivobook-16-x1605/helpdesk_bios?model2Name=Vivobook-16-OLED-X1605

Tentei atualizar a BIOS agora e nada. Conferir o hash e forçar a instalação pelo gerenciador, eu não sei como fazer. Vou dar uma pesquisada.

Mas acredito que vou devolver mesmo a máquina, ASUS complicou muito a vida, não encaixa na minha cabeça que nenhuma solução do suporte deles funcione, nem mesmo os drives, sinto que é um certo descaso.

15 horas atrás, Cloud_Strife7 disse:

@laahelo7 Eu tive um problema parecido com esse, a ISO do Windows que eu tinha era uma desatualizada, quando baixei direto do site deles a ISO mais recente resolveu o problema o Windows instalou todos os drivers.

Pois é, minha ISO é baixada do site do Windows também. Direto da fonte, assim como os drivers vieram da ASUS. Mas nem atualizando a BIOS e nem seguindo os passo a passo deles funcionou [Windows 11/10] Troubleshooting - Wireless Network (Wi-Fi) Issues

Enfim, agradeço demais a atenção de vocês! Vou pedir devolução mesmo do que enfrentar técnico em um pc de um dia de """uso"""

Postado

Vindo aqui atualizar para os próximos. Cara, que preguiça...

Descobri que, por conta do cansaço de sexta, fim de trabalho e tal querendo aproveitar o sábado com pc novo, não estava baixando o driver do chipset, mas um controlador aleatório. Baixei o driver correto do chipset, reiniciei, instalei o de wifi, bluetooth, reiniciei e pronto, pc em funcionamento.

Enfim, distração total de usuário né...

Valeu quem ajudou!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...