Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi galera tudo bem?

Pretendo montar meu Pc no futuro próximo, e estou tentando cortar cantos da melhor forma que consigo, aí me veio a ideia: meter o computador em uma caixa de papelão/sapato.

Seria mais ou menos assim, coloco

Fita na parte traseira da placa-mãe, para espelho da gpu e placa-mãe só faço um buraco, e para as fans faço mais buracos, e para a lateral passar algo como plástico filme ou uma tampa transparente de algumas caixas que tenho, a fonte ficaria embaixo. Eu deixaria a caixa em pé, de forma que a placa-mãe ficasse como os desktops de testes. Também pensei em comprar 2 fans(1 intake outra exaustão) e é isso mesmo. O que acham dessa ideia? Alguém aqui já fez algo do gênero e poderia opinar?

Agradeço pela atenção 

• Membro VIP
Postado

Tudo certo para dar errado. 

Melhor montar em cima da mesa (se for madeira ou vidro, metal conduz eletrecidade) e deixa ele deitado. Post #2

Aqui parece que foi usado um isopor.

Tem gabinete na Pichau por R$ 119,00; arranca o painel frontal e pronto. Ou pega usado em alguma assistência técnica por aí.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou até cheguei a considerar a ideia, mas como sei o quão cuidadoso sou, em uma semana bateria alguma coisa na gpu e ela sairia voando kkkkk. Teria alguma outra sugestão de material barato pra fazer a proteção da máquina?

• Membro VIP
Postado

Mais barato que um gabinete de R$ 119? Se for fazer um casemod talvez teria que ser em madeira (MDF), talvez gaste menos, dependendo do que for comprar. 

Postado

@Pedroou a ideia seria só gastar com as duas fans mesmo, mas vou dar uma olhada em marcenarias aqui onde moro(muito obrigado pela ideia! Nunca teria pensado em algo assim) , mas o Pc na caixa seria uma ideia tão ruim assim? Já vi tanta gente no YouTube fazendo, e me parece bem simples e barato.

• Membro VIP
Postado

É papelão né, fica úmido com uma certa facilidade, e depois amolece.

Dá para fazer? Dá.

Eu faria? Não, no máximo para usar poucos dias até algum gabinete chegar.

Aqui estava com 75% de umidade do ar por vários dias seguidos, certamente não é uma boa ideia.

Outra opção é ver algo similar a isso: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2101459018-suporte-externo-placa-mãe-Vídeo-VGA-gpu-mineraco-rig-apoio-_JM#position=6&search_layout=stack&type=item&tracking_id=0da06ac6-693c-47fd-9d9e-0aafc2abfb85

Postado

Nunca havia visto esses pezinhos, recomendaria eu pegá-los e fazer os recortes na caixa e por ela em cima?

Mas o papelão ficaria úmido com o tempo? 

E se eu usasse uma caixa de sapato? Tenho algumas e parecem bem resistentes.

• Membro VIP
Postado

Eu não faria nada disso, muito risco de derrubar alguma coisa em cima e danificar. No máximo faria aquele de colocar na parede. Dá para pendurar tipo quadro/espelho (com ganchos).

8 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Mas o papelão ficaria úmido com o tempo? 

Boa pergunta, não sei. Mas arrisco que sim.

• Curtir 1
Postado

Já que você quer fazer em um papelão, compra um acrílico e monta ele todo nele e coloca na parede. Fica massa d+ Já fiz um pedaço de madeira, fica igual um quadro kkk

Postado

Isso não ficaria caro?

Teria que mandar uns esquemas para uma empresa e ele cortariam? Já vi alguns YouTubers fazendo, por isso a preocupação do preço. E pendurar na parede não é viável pra mim porque o dono do meu apartamento ficaria irado se tiver qualquer buraco na parede, mas a sua ideia me parece legal se eu deixasse na mesa junto com os suportes de novo.

@Pedroou diria que dá pra usar depron em vez do papelão?

• Membro VIP
Postado

Realmente não sei, nunca tentei fazer.

Se vai fazer só uma tábua para colocar pés nela, basta comprar uma do tamanho que precisa e furar em casa se tiver equipamentos. Se for mandar fazer, vai sair mais caro que um gabinete.

Postado

@JulioRKQuanto sai um metro de acrílico em média? Não acha que seria mais fácil colocar na mesa que na parede? Além do meu medo de manchá-la, vai que faço de forma errada e minha gambiarra despenca da parede pra mesa e lá se vão 3k reais,kkkkkk.

Postado

@RonaldoXbox Aqui na cidade já achei até 100, no mercado livre um 50x30 sai por 75+ de 5mm. No caso você converte para mesa, só colocar uns pesinhos e faz os furos da placa-mãe, pode até pegar o ferro de solda e fazer uns buracos só para fixar os parafusos. Pode fazer os pesinhos altos, com as partes do acrílico para a fonte ficar na parte de baixo. 

Postado

@JulioRKE como faria pra cortar o acrílico? Não tenho experiência nem equipamento pra solda, ou parafusadeira. 

Não duvido que fique bonito, mas aí acho que seria mais caro do que queria... 

Meio que matando a razão da gambiarra toda.

Qual sua opinião sobre depron e papelão/caixa de sapato?

Postado

@RonaldoXbox  Em questão de estética nenhum kkk Mas creio que Depron não é tão firme quanto a caixa de sapato, quando fiquei sem gabinete usei a caixa da placa de Vídeo, mas fica muito feio kkk A ideia do Pedroou é boa com a madeira e os pesinhos, fica até mais barato tmb. Pode até mesmo ir em um ferro velho e pegar aquela chapa que segura a placa-mãe de um gabinete velho, ai colocar na placa de madeira, mete os pesinhos e já era.

Postado

@JulioRK e o que acha de pegar caixa de papelão do mercado aqui perto, pintar, passar uma fita em cima e fazer os recortes? 

Acho que com madeira ficaria bem legal, mas como faria os cortes? Teria que criar o projeto, mandar para uma marcenaria e acho que além de demorar mais ficaria caro.

Postado

A não ser que você tenha o material alternativo de graça, qualquer coisa que for comprar para fazer um gabinete - acrílico, MDF, madeira... vai ficar mais caro do que por ex. um Mancer Goblin de R$ 149,90 que é um Mini Tower bem OK.

E mesmo tendo o material básico de graça e todas as ferramentas necessárias, o acabamento pode custar quase o preço do Goblin ou mais.

Quem faz de gabinete de papelão é por zoação de "case mod", para vídeo de YT, Tik-Tok...não por necessidade. Em uso - para vídeo do YT.

Mas devido a "militância verde" já ouve tentativa séria de usar este material a nível comercial... quando airflow não era levado a sério.

picture-6.jpg

Na Cebit de 2011 a ASUS mostrou estes gabinetes, que eram a embalagem de papelão da placa-mãe... pelo jeito ficou só na ideia.

Mas se fizer bem feito, e tomando cuidado no uso dura bastante tempo. Faça um gabinete horizontal, assim não haverá efeito alavanca na placa-mãe e na GPU.

Um problema é que precisará de um suporte mais rígido do que papelão para aparafusar os espaçadores da placa-mãe, veja se arruma um de uma sucata de gabinete, ou use uma chapa de MDF. Ou arrume espaçadores com rosca longa com porca, se é que existem.

Não é um gabinete de PC mas de dá idea do que o papelão é capaz.

c0946a12165669.5627cfb8523bd.jpg

• Curtir 2
Postado

O problema é que a rosca dos suportes de placa ("stand off") mãe é curta - feita para rosquear numa chapa de metal de menos de 2mm.

Colocados num papelão não vai ter area para ficar firme, então precisa de algo sobre o papelão para servir de base para os parafusos.

"Efeito alavanca" que me refiro é se você monta a placa-mãe na vertical, o seu peso, peso do cooler do CPU... ai ficar puxando para baixo, isso não é problema quando é aparafusada numa chapa de metal, mas num papelão pode soltar.

Mesma coisa acontece com a GPU, tanto que existem suportes para as mais pesadas não ficarem envergadas - o "gpu anti sag bracket".

Num gabinete horizontal - eram chamados "desktop", a placa-mãe fica na horizontal, assim seu peso e dos componentes forçam para baixo, na mesma direção. Iguais aos mostrados no Vídeo da ASUS linkado acima.

• Curtir 1
Postado

Se dá para fazer um gabinete bom de papelão é uma questão. Querer fazer um para cortar custos na montagem de um PC novo, é outra. Um pequeno corte em qualquer outro item já te permite comprar um gabinete de entrada decente. 

A ideia de construir um gabinete de papelão seria como hobby, para ver o quanto você conseguiria fazer com as ferramentas disponíveis em sua casa e sua imaginação. Em qualquer outro sentido, é mais prático, seguro e provavelmente eficiente comprar um gabinete de entrada.

Postado
Em 09/04/2024 às 15:20, RonaldoXbox disse:

Pretendo montar meu Pc no futuro próximo, e estou tentando cortar cantos da melhor forma que consigo, aí me veio a ideia: meter o computador em uma caixa de papelão/sapato.

Seria mais ou menos assim, coloco

Fita na parte traseira da placa-mãe, para espelho da gpu e placa-mãe só faço um buraco, e para as fans faço mais buracos, e para a lateral passar algo como plástico filme ou uma tampa transparente de algumas caixas que tenho, a fonte ficaria embaixo. Eu deixaria a caixa em pé, de forma que a placa-mãe ficasse como os desktops de testes. Também pensei em comprar 2 fans(1 intake outra exaustão) e é isso mesmo. O que acham dessa ideia? Alguém aqui já fez algo do gênero e poderia opinar?

Bom, pretende cortar custos, mas qual a configuração?

Primeiro vamos ver a função do gabinete:

1) fixar e manter estáveis as partes do PC

2) garantir bom suporte ás partes com componentes móveis do PC(ou seja os cooler de CPU e GPU e FANS que garantem o fluxo de ar aos radiadores)

3) orientar o fluxo de ar aos radiadores

4) proteger tudo de acidentes, tais como umidades ou mesmo intervenção humana danosa(os acidentes domésticos)

Dito isso:

1) gabinete aberto:

já perde por não ter proteção alguma

ganha: melhor aeração, possívelmente não necessita de FANs adicionais

terá que comprar peças separadas como as gavetas para HD 

2) gabinete fechado montado com materiais alternativos:

1) depende de habilidade manual ou pagar a terceiros

2) não garante a estabilidade necessária ás partes móveis pela falta de resistência dos materiais

3) depende de algumas peças específicas que terão que ser compradas, tais como elementos de fixação, gavetas  para HD, o proprio material que dará rigidez ao conjunto

4) baixa durabilidade e baixa mobilidade

Conclusão: compre um gabinete de baixo custo que ficará mais seguro, aí depende da configuração, né, se for leve pode ser desses baratinhos, mas se for média ou pesada, nem pensar, pela segurança, pelo tempo que vai gastar, etc, compre gabinete convencional.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...