Ir ao conteúdo

Como ativar Dual channel no Notebook?

Ir à solução Resolvido por Necklace,

Posts recomendados

Postado

Tenho um notebook muito ruim para se usar, tem 1tb de HD, 4gb ram DDR4 2400mhz e um i3 8130U UHD 620. Os 4gb de ram é soldado na placa, já verifiquei no CPU-Z e o no site da Lenovo a frequência da memória RAM. Queria saber, se eu comprar uma memória RAM se 4gb de 2400mhz. O notebook ativa automaticamente o dual Channel? Ou se é melhor eu adicionar 16gb ram sem ativar o dual Channel. Ou seja perda de desempenho em jogos. Me ajudem por favor!

Postado

O melhor é só colocar um pente de 8gb para ficar com flex channel e um pouco mais que apenas 8gb de RAM. Em tese poderia fazer isso com um pente de 16 também, mas não invista em tecnologia ultrapassada sem necessidade.

Ah, e sobre perda de desempenho, pode fazer o que você quiser: vai ficar ruim do mesmo jeito. Não tem como, o hardware simplesmente não é capaz.

• Solução
Postado

O melhor seria colocar um SSD aí pra melhorar o desempenho geral do computador. No caso, se a RAM é soldada, teria que ver se realmente existe outro slot de expansão. No geral, dois módulos de RAM tendem a acionar o dual-channel automaticamente, e se não ativar, existe a possibilidade do flex mode que também ajudará no desempenho.

Na dúvida entre 8 ou 16, vai depender do preço. Se esse notebook realmente está suprindo suas necessidades e você só quer dar uma folga nele e não pensa em trocar de PC tão cedo, pode botar o máximo que seu orçamento permitir. Mas sem exageros, pois mais RAM não é milagre, o desempenho não irá melhorar drasticamente por isso. 

Tenho um notebook CPU i3-5005U 4GB de RAM mas com SSD.

Pro uso dele, que é browser, office e streaming, não sinto nenhum travamento ou lentidão, mesmo utilizando Windows 10 nele.

Invista no SSD antes mesmo da RAM, isso realmente vai mudar o notebook por completo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...