Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um roteador Xiaomi (Redmi AX5400), com a intenção de conectá-lo por cabo ao modem/roteador da operadora de internet (Claro - modem/roteador Humax HGB10R-02), a fim de que esse novo roteador opere em modo de ponto de acesso, com o objetivo de melhorar o sinal para os dispositivos conectados por wifi.

Li bastante, na internet, sobre o modo AP, como configurar, etc, mas não consigo configurar o novo roteador como AP, como é explicado nos sites.

Em primeiro lugar, coloquei o modem/roteador da operadora em modo bridge e desativei as redes wifi dele (2.4ghz e 5ghz) (figura 1). Conectei-o por cabo ao roteador AX5400 (porta lan do modem da operadora para porta wan do roteador novo).

Configurei as redes 2.4ghz e 5 GHz no novo roteador com exatamente os mesmos nomes e senhas das redes do modem/roteador da operadora.

Tentei configurar o novo roteador para o modo AP mas aí os dispositivos não conseguem se conectar a ele pelo wifi e não consigo mais acessá-lo pelo wifi. Assim, voltei à configuração padrão mesmo, do modo roteador.

O IP do modem/roteador da operadora é 192.168.0.1 e o do roteador novo é 192.168.31.1.

Verifiquei que de fato o sinal do wifi melhorou com o roteador novo, ainda que operando em modo roteador mesmo (figuras anexas). Fiz testes de velocidade e verifiquei que melhorou mesmo. A força do sinal também melhorou (chega a distância um pouco maior em relação ao antigo).

A única coisa que consegui foi alterar o IP do novo roteador para 192.168.0.2, numa das tentativas frustradas, mas mantive o DHCP ativado, de modo que o novo roteador está distribuindo o sinal da operadora em modo roteador mesmo, com o IP original dele.

A minha casa tem dois pavimentos e tenho um PC no pavimento inferior, com placa de rede de wifi 6. Conectei esse PC ao roteador por cabo de rede cat-7, porque, por meio de testes de velocidade, verifiquei que a conexão por cabo é mais rápida que a por wifi.

Na prática, parece que o novo roteador, mesmo não configurado como ponto de acesso, tá funcionando bem e melhorou o sinal de wifi. Mas gostaria muito de poder configurá-lo como ponto de acesso mesmo, como recomendam os sites, desativando o DHCP e colocando-o na mesma faixa de IP do modem da operadora e tal.

Agradeceria muito se alguém pudesse me dar umas dicas de como configurar esse novo roteador como ponto de acesso, para que ele opere na faixa de IP do modem da operadora e distribua o sinal de wifi de forma mais eficiente.

Obrigado desde já.

Roteador HGB10R-02.png

roteador AX5400 - 1.png

roteador AX5400 - 2.png

Roteador AX5400 - 3.png

Roteador AX5400 - 4.png

Postado
15 horas atrás, josephus disse:

Li bastante, na internet, sobre o modo AP, como configurar, etc, mas não consigo configurar o novo roteador como AP, como é explicado nos sites.

Tentei configurar o novo roteador para o modo AP mas aí os dispositivos não conseguem se conectar a ele pelo wifi e não consigo mais acessá-lo pelo wifi. Assim, voltei à configuração padrão mesmo, do modo roteador.

Nada tem a ver uma coisa com a outra. Talvez não tenha definido o endereço dele antes de mudar o modo de operação.

Na prática, parece que o novo roteador, mesmo não configurado como ponto de acesso, tá funcionando bem e melhorou o sinal de wifi. Mas gostaria muito de poder configurá-lo como ponto de acesso mesmo, como recomendam os sites, desativando o DHCP e colocando-o na mesma faixa de IP do modem da operadora e tal.

Qualquer modo de operação que habilite as antenas vai ter o mesmo alcance e performance no wifi. Nada tem a ver DHCP ou modo de operação com isso. E nem a faixa de IP na verdade. E não é surpresa o sinal do wifi ser melhor, já que esse aparelho é bem mais moderno que o outro, tem mais capacidade de processamento e memória e usa uma versão mais moderna de wifi.

Agradeceria muito se alguém pudesse me dar umas dicas de como configurar esse novo roteador como ponto de acesso, para que ele opere na faixa de IP do modem da operadora e distribua o sinal de wifi de forma mais eficiente.

Acho que até vi um desses tutoriais que explicam a grande vantagem de usar um roteador em modo AP, a partir de uma recomendação de um usuário aqui do forum. E o que dizem esses sites é ingênuo e muitas vezes errado, como nesse vídeo que vi no youtube com mais de 1 milhão de visualizações e cheio de erros e inconsistências. Usar como ponto de acesso não vai distribuir wifi de modo diferente. E não traz nada de especial.

Em resumo, não entendo que haja grande vantagem em usar isso, se alguma. Eu uso um assim até, em minha casa. Mas é um roteador que está dentro do forro (desde 2019 eu acho) e que era pra ser mesmo um AP, só que ele já estava lá parado então acabou indo pro telhado, um AX10 da marca TP-Link.

O roteador deve funcionar ok em modo roteador, o simples. 

Em primeiro lugar, coloquei o modem/roteador da operadora em modo bridge e desativei as redes wifi dele (2.4ghz e 5ghz) (figura 1). Conectei-o por cabo ao roteador AX5400 (porta lan do modem da operadora para porta wan do roteador novo).

Configurei as redes 2.4ghz e 5 GHz no novo roteador com exatamente os mesmos nomes e senhas das redes do modem/roteador da operadora.

Colocar o roteador que já em em modo bridge não é em geral esperto ou conveniente.  Roteadores comuns que a claro usa são da classe AC1800 ou superior, e tem 4 portas ethernet. 

16 horas atrás, josephus disse:

O IP do modem/roteador da operadora é 192.168.0.1 e o do roteador novo é 192.168.31.1.

Entenda que ao colocar o modem em modo bridge (ponte) ele desaparece da rede e passa a ser, sem surpresas, uma ponte de rede. Não vai ter endereço IP na LAN, já que vai atuar apenas como conversor de mídia, oferencendo uma conexão RJ45 ethernet a partir de uma conexão via cabo coaxial.

Não vai ter wifi nem ethernet via cabo.

E em sua rede ao usar 192.168.31.0 E 192.168.0.0 está usando duas redes IP separadas --- estaria, já que como expliquei o modo bridge não tem endere;co na LAN --- e acredite, você não quer isso: só dá problema e perda de banda.

O aparelho da Claro em modo bridge

É muito comum usar bridge em empresas porque

• muitas vezes se tem mais de um provedor de acesso
  • esses aparelhos por vezes perdem a configuração, em especial durante tempestades e quedas seguidas de energia, o que qualquer um que more no litoral deve ter visto com a NET/Claro nesse início do ano, em que choveu muito. E em 2023 que foi o caos no litoral de SP, onde estou. 
    • muitas empresas não tem suporte local permanente e fica muito caro e arriscado ficar dependendo de um aparelho assim, se por acaso a configuração padrão dele não atende.
  • vários AP e roteadores em paralelo podem ser mais convenientes e simples de controlar

Mas em uma rede doméstica faz pouco sentido porque

• esses aparelhos da Claro são dual band da classe AC1800, com uns 300+1500 mbps em wifi e 4 portas ethernet. E você não pode por as antenas de seu AX5400 em dois lugares ao mesmo tempo. Obviamente a cobertura de wifi vai diminuir.
    • Em números absolutos vai cair 25% certo? De 7200 para 5400 mbps
    • e a cobertura não tem mágica: pode ter um roteador em cada piso, um do lado norte um do lado sul da casa, ou algo assim.
    • acho que sabe que wifi a 5ghz raramente passa duas paredes antes de se tornar inútil, então desligar a antena de 5Ghz da Claro é no mínimo esquisito se pode usar um de cada lado da casa
    • se usar os dois roteadores terá 6 portas ethernet. Usando só um vai ter quantas? 4. 33% menos
    • e se usar ethernet em um lugar só ao invés de 2 dá pra imaginar que pode precisar de cabos muito mais compridos

Não por acaso o simples é usar um roteador perto de cada TV que tenha na casa, já que TV são grandes consumidoras de banda hoje em dia e são grandes. Muitas vezes o roteador pode ficar pendurado atrás delas mesmo, ou naqueles móveis compridos que muita gente usa...

Postei aqui por exemplo muitos roteiros de como configurar isso, mas parei de repetir ainda em 2023. Pode ver no meu conteúdo se interesar, ou me avise e posta aqui uma lista que não tenho agora.

DHCP e rede IP

O mais esperto é deixar DHCP ativo nos dois, para diminuir as latências e manter a rede funcionando se um dlees parar. Não dá pra crer que existam tantos "tutoriais" sugerindo manter 1 único serviço desses. E a redundância? E as latências na rede do outro aparelho?

Deve usar uma única rede IP ou via ser um pesadelo o espelhamento de tela, compartilhamento de arquivos, uso de impressoras wifi e a p. do mútiplo NAT que pode comer até 40% da banda na segunda rede...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...