Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eae pessoal, montei meu computador faz quase 1 mês e estava funcionando sem problemas, até que na ultima sexta-feira ele começou a atingir 92º graus quando eu ligo a primeira vez no dia, só iniciando o windows mesmo. Se eu logo em seguida reiniciar, ele funciona normalmente. Já monitorei pela BIOS se todos os fans estão rodando normalmente.

Minhas especificações:

MSI 850W gold

RTX 3060 Zotac 12gb
32gb Corsair 3600hz

Ryzen 7 5700x3d

ASRock b550m steel legend

Watercooler 360mm Corsair

2 kit de fans rise 360mm

1 fan corsair 

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Bom dia, desculpa a demora, desde que criei o post não havia acontecido novamente para monitorar mas hoje ocorreu de novo. Respondendo cada pergunta, eu removi o adesivo do watercooler quando instalei, o uso da CPU quando fica superaquecido estava em 18% só e nenhuma mangueira estava muito quente, fora do normal.

• 5 semanas depois...
Postado

B550 Aorus elite

3060ti Colorfull

Fonte xpg pylon 650w

Water cooler 360m superframe isengard

2tb de sdd

1 tb de HD

Começou faz uma semana, na primeira inicialização do dia o computador bate altas temperaturas e desliga, ai após isso funciona normalmente sem nenhum problema

o uso da cpu tava em 16%

3 minutos atrás, Escodro disse:

B550 Aorus elite

3060ti Colorfull

Fonte xpg pylon 650w

Water cooler 360m superframe isengard

2tb de sdd

1 tb de HD

Começou faz uma semana, na primeira inicialização do dia o computador bate altas temperaturas e desliga, ai após isso funciona normalmente sem nenhum problema

o uso da cpu tava em 16%

@Edvaldo J. Frederico

Postado

Cara, estou com o mesmo problema, não acho solução em lugar nenhum. Por acaso tu conseguiu achar o problema? 

Meu hardware:

Placa de Vídeo Radeon 7700xt
2x 16GB kingston fury beast RGB 3200mhz
Ryzen 7 5800x
B550M Aorus Elite
Xpg Pylon 650w

Watter cooler H100 RGB 240mm corsair 

Postado

Estou com o Mesmo problema, foi logo após a instalação do Water Cooler, porém ta tudo certo as conexões e instalações até levei em um técnico pra instalação.
Ele inicia o processador n ta rodando nada muito pesado em segundo plano, e do nada chega a 100c+ e desliga
ai depois aparece a info da AMD que as configs precisavaram voltar pro Default no Adrenalin
Tava lendo que talvez possa ser problema de drivers da AMD? passar um DDU pode resolver?
ou pode ser problema fisico mesmo no WC, depois o PC fica funcionando normalmente, IDLE a 30c que é excelente e em games pesados 60c

Ryzen 7 5700x
RX 6750 XT
2 x 16 DDR 3200 MHz
Fonte MSI 650Mag
Water cooler Rise Aura frost 240mm

Postado

@Thomas Cavalcanti Então, eu procurei tambem mas não achei nada, ai troquei pasta termica, fiz as limpezas que precisava ser feito e nada resolveu, troquei o water cooler, pelo cooler box normal e funcionou, agora acionei a garantia para ver se resolve

Postado

@Escodro Mano pelo que to lendo, me parece ser algo entre Water Cooler, AM4 e Windows, pensando em formatar pra ver se resolve, to achando que foi alguma att do windows sei lá, n consegui achar também, vou formatar se n resolver, atualizar a BIOS, se n resolver vou voltar pro Air Cooler mesmo.

Postado

Pesquisando bem aqui, eu fiz um ultimo teste, e acho que faz sentido, dentro da BIOS eu fui na parte onde ta ligada a Bomba na Mãe (no meu caso Sys_Fan1) e vi que no Setup da FAN o Control temperature Use tava setado no "Primeira temperatura do Sistema" dai percebi que a bomba demorava pra "começar a funcionar" , e eu mudei do "Primeira temperatura do Sistema" para "CPU" e amanhã vou ver como isso resulta, mas eu liguei e fui na BIOS e vi que o RPM tava desligado da bomba, demorou um minuto e meio pra ligar, por isso ela começou a esquentar, assim que ela ligou ja começou a baixar, amanhã eu falo se resolveu, pode ajudar alguém a info.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Ajusta o SYS_FAN para deixar a bomba em 100% de rotação, a bomba precisa ficar em rotação constante, não pode variar rotação como fans.

Exatamente. Esse problema de vcs parece ser de bomba. Bomba deve ficar em 100% o tempo todo. Se não for isso, eu chutaria que é algum outro problema da bomba e aí eu acionaria a garantia.

• 4 semanas depois...
Postado
Em 02/06/2024 às 11:36, Thomas Cavalcanti disse:

Galera foi aquilo mesmo, tem que mudar o SYS FAN para de "Primeira temperatura do sistema" para "CPU" ele n teve mais delay pra começar a rodar, pra mim resolveu.

onde faço isso 

Postado

Muito interessante, finalmente consegui achar um post onde outras pessoas estão tendo o mesmo problema, há uma conhecidencia nas configs da galera, estou tendo o problema e minhas configs são:

Ryzen 7 5700x
RX 6750 XT
2 x 16 DDR 3200 MHz
Fonte Gamemax GX750, 750W, 80 Plus Gold
Water Cooler Z 240 Rise Mode Frost, 240mm

Aorus Elite B550M

Irei testar a parada da BIOS onde estou suspeitando de ser o problema a ser resolvido o qual o carinha citou acima, amanha testarei novamente e direi funcionou. Algo me diz que é alguma configuração, porque isso sso acontece quando liga a primeira vez no dia.

mos ver amanha, porém, na minha BIOS tinha  dois SYS FAN, no caso SYS FAN 1 e SYS FAN 2, era pra mudar os dois para CPU ou apenas um? Acabei mudando os dois :x

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Adson Cabral disse:

Muito interessante, finalmente consegui achar um post onde outras pessoas estão tendo o mesmo problema, há uma conhecidencia nas configs da galera, estou tendo o problema e minhas configs são:

Ryzen 7 5700x
RX 6750 XT
2 x 16 DDR 3200 MHz
Fonte Gamemax GX750, 750W, 80 Plus Gold
Water Cooler Z 240 Rise Mode Frost, 240mm

Aorus Elite B550M

Irei testar a parada da BIOS onde estou suspeitando de ser o problema a ser resolvido o qual o carinha citou acima, amanha testarei novamente e direi funcionou. Algo me diz que é alguma configuração, porque isso sso acontece quando liga a primeira vez no dia.

mos ver amanha, porém, na minha BIOS tinha  dois SYS FAN, no caso SYS FAN 1 e SYS FAN 2, era pra mudar os dois para CPU ou apenas um? Acabei mudando os dois :x

Bom dia bem vindo.

Bem que a gigabyte poderia ter colocado um conector "PUMP" próprio para water cooler 🤦🏿‍♂️, as fans você instalou no CPU FAN e a bomba do water cooler você instalou no SYS FAN?

Baixe o HWmonitor ou algum outro programa que monitores as temperatura e rotação das FAN e verifique se a bomba do water cooler se está funcionando.

Se não estiver, entre na BIOS e em perfil de FAN coloque o SYS FAN para operar em 100%.

Em outro tópico um cara com mesmo problema, viu que o SYS FAN fica desabilitado dentro da BIOS (pra que isso?🤦🏿‍♂️), veja se não é seu caso.

smartfan5-1.jpg

image.png

cpu_fan-cpu_opt-and-aio_pump-connections

Só dois SYS FAN em uma baita placa-mãe, economia bacana 🤦🏿‍♂️

91hqongH+aL._AC_SL1500_.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...