Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Um 5700X não precisa de um cooler desse padrão, lembre-se que ele é um CPU limitado a 65W por padrão, então mesmo que você invista em um super cooler, o desempenho será o mesmo de um cooler simples decente. Um Gammaxx AG400 já será suficiente para esse processador:

https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-ag400-120mm-r-ag400-bknnmn-g-1

• Curtir 1
Postado

Bom sei do tdp 65w mas ele tem um boost 4.6 quando ele vai chegando perto do limite ele vai abaixando o clock pro base o que eu quero evitar,uso um velho Hyper TX3 EVO e ele fica perto do limite em full e quero uma folga razoável sem water pra poder usar sossegado sem me preocupar com os vazamentos e troca de fluido por isso pensei neste se ele seria superior AG400 Plus que me recomendaram ou e balela da rise mode ?

.

Postado

@Purcell acho que é você que não está entendendo como o boost funciona. O boost é dinâmico e varia conforme o tipo de atividade, quantidade de núcleos sendo utilizados e limite de energia. O boost de 4,6GHz só é antigido em cargas bem leves, e conforme a carga aumenta, o clock vai reduzindo.

O review do TechPowerUp mostra o clock que o processador trabalha conforme a quantidade de threads utilzada, lembrando que varia de amostra pra amostra também. No tipo de teste mais pesado que fizeram, que utiliza instrução AVX, o processador caiu para 4,2GHz quando estava usando todos os 16 threads.

boost-clock-analysis.png

Postado

Sim quando faço um teste de strees no cpuz a temperatura chega com esse meu cooler 88 graus em 100% queria evitar de ter termal throttling e trabalhar mais frio ao chegar em 90 graus o clock cai pelo que vi 

Postado

@Purcell Seu TX3 Evo pode ser um cooler pequeno, mas deveria ser suficiente para manter esse CPU com boas temperaturas, não teria tanta diferença em relação a um AG400.

Pode ver nesse comparativo abaixo que o AG400 segura por volta de 70-73ºC com o 5700X em stock no teste de estresse do AIDA64. Repare que nesse tipo de carga o clock do CPU abaixa para algo por volta de 4,0GHz. Ativando o PBO, o cooler ainda conseguiu segurar 83-85ºC, e o PBO libera para o processador pegar quase 4,6GHz nesse mesmo teste, mas também sobe o consumo dos núcleos para 100W contra 60W que estava em stock (67% de aumento no consumo/dissipação para teoricamente ganhar uns 10-15% de desempenho).

Eu vi o modelo do seu gabinete na assinatura, é seu provável problema aí, então comprar outro cooler não vai adiantar muito. Você precisa de um gabinete com mais espaço para circulação de ar internamente. Se o gabinete não circular o ar de dentro pra fora de forma efetiva, ele só vai acumulando calor interamente e o cooler do processador usa o ar interno do gabinete para resfriar o processador, por isso ele não consegue resfriar direito. Você já fez teste com a tampa lateral do gabinete aberta?

Se for comprar um gabinete melhor, por menos de R$250 você pega esse Montech X3 Mesh, já tem 6 fans inclusas. Ele não tem essas baias na parte frontal igual seu gabinete, ele é todo aberto pro ar circular sem empecilhos.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18721/gabinete-gamer-montech-x3-mesh-mid-tower-black-atx

• Curtir 2
  • J.Augusto F alterou o título para Ryzen 7 5700x aircoller rise mode ?
  • mês depois...
Postado

Bom fiz a compra deste gabinete,agora e esperar chegar,se não resolver acho que devo ir de liquido mais to na duvida amigo como voce sabe mais eu vou de Galax Hydro Vortex 240mm ou DeepCool Castle V2 qual e melhor ?

• Curtir 1
Postado

@Purcell sou mais esse DeepCool aí, ou o Cooler Master MaterLiquid 240L, mas você não vai precisar de um cooler melhor para segurar um 5700X em stock, amigo. Water Cooler seria interessante se você fosse ativar o PBO e começar a usar o CPU para atividades mais pesadas no PC.

E se você não gosta de WC, como você disse antes, tem AC tão bom quanto vários WC de 240mm, é o caso do AG620:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25673/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-ag620-argb-120mm-intel-amd-r-ag620-bkanmn-g-1

• Curtir 1
Postado

será que cabe neste gabinete montech amigo,pela medidas fica bem no limite,bom agora no inverno aqui no rio grande do sul e tranquilo mais no verão e outra coisa por isso pensei em um cooler melhor

• Curtir 1
Postado
Em 27/04/2024 às 18:18, Purcell disse:

...então devo ariscar esse ou não ? 

rise-mode-storm-8

Pelo valor compre DeepCool AG500 - R$ 179,90 ou o DeepCool AG400 PLUS (2 fans push-pull) - R$ 154,00 os dois tem performance similar, o AG500 é mais silencioso -  ≤29,4 dB(A) vs  ≤31,6 dB(A) do AG400 PLUS.

Ambos são mais do que o 5700X precisa - resfria bem com o AG400 de R$ 129,90; mas se um air cooler mais caro te deixa de "cuca fresca", encontra testes do AG500 confirmando a boa performance.  Ex. do Boring Text Reviews que é quem faz testes para o site Tomshardware.

No teste do Mike Unboxing com um Ryzen 7700X executando o Cinebench R23 (carga de 100% no CPU) o AG500 ficou apenas 2-3 graus acima de um WC AIO 360mm.

Já esse "Frankenstein Chinês"  provavelmente vai é achar algum vídeo de "dumb'oxing" dizendo que é "custo/beneficio". É cooler que no AliEx é vendido como GMRGB, um modelo um pouco menor que esse, com 6 heapipes e 2 fans tem performance pior que o DeepCool Gammaxx400 V2 - 4 heatpipes, 1 fan 120mm.

Note que no anúncio na Kabum sequer informam a altura do cooler (dissipador + fan) para verificar a contabilidade com o gabinete, em muitos o limite é 160mm.

• Curtir 1
Postado
Em 08/06/2024 às 21:41, GuilhermeGB disse:

@Purcell sou mais esse DeepCool aí, ou o Cooler Master MaterLiquid 240L, mas você não vai precisar de um cooler melhor para segurar um 5700X em stock, amigo. Water Cooler seria interessante se você fosse ativar o PBO e começar a usar o CPU para atividades mais pesadas no PC.

E se você não gosta de WC, como você disse antes, tem AC tão bom quanto vários WC de 240mm, é o caso do AG620:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25673/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-ag620-argb-120mm-intel-amd-r-ag620-bkanmn-g-1

@GuilhermeGB Por incrível que seja esta em 43 graus usando o chrome no stress do cpu z não bate nem 60,só trocando o gabinete resolveu obrigado amigo.

• Curtir 2
  • 2 meses depois...
Postado

Obrigado a todos que comentaram ajudando e ao OP por ter criado o topico.

Estava com a mesma duvida dele (vou usar para o processador Ryzen 7 5700x3d), entre esse da Rise mode gigantesco ou o AG500. Acabei de comprar o AG500 pelo fato de ser pequeno (R$170 na pichau FG), pois como o OP meu gabinete é antigo e possui apenas 2 air coolers (entrada da frente é fechada) sendo assim vai ser mais quente e com menos espaço para circulação de ar. Até fiquei cabreiro porque não sabia que seria tão barato o valor do cooler (sim sou totalmente  leigo). 

Mas eh isso galera, muito obrigado!

@Purcell @GuilhermeGB @1lokos

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...