Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

preciso de uma ajuda de vocês!

Meu pc não da Vídeo nenhum apos o cabo de energia do computador ter esquentado demais no t na parede… retirei o cabo e pluguei novamente e aparentemente deu um curto na tomada nesta tentativa.

fiz diversos testes para saber o que aconteceu, testei minha placa de Vídeo no pc do meu amigo e ela não não deu Vídeo no pc dele.

testei a placa de Vídeo dele no meu pc e não deu Vídeo.( no pc dele deu Vídeo)

o pc liga normalmente, o teclado acende, mouse acende, processador esquenta, mas não da Vídeo nenhum.

sera que queimou foi tudo do pc?

o que me recomendam a fazer? alguém conhece uma assistência tecnica boa em BH-MG?

especificacoes:

b360m aorus wifi

i59400f

16gb de ram 2666

fonte : não tem marca 😕 mas e 500w

placa de Vídeo: 2060super do ali ( iria fazer 2 anos que tinha ela)

SSD 500gb

Postado
4 minutos atrás, Lucosocs disse:

Isso é um grande problema, não sabe o risco que você está colocando o seu PC por usar uma fonte de procedência duvidosa.

Não é normal o cabo de energia aquecer e "dar curto", o consumo de energia de um PC não é tão elevado. Esse cabo veio original com a fonte? Você consegue enviar alguma foto da etiqueta dela?

• Membro VIP
Postado

@Lucosocs noite bem vindo 

A primeira coisa a se fazer é trocar essa fonte.

Depois resetei a BIOS e ligue o Pc sem as memórias e sem a placa de vídeo e veja se dá bip por falta da memória.

Depois instale um pente e conecte outra placa de vídeo que você sabe que funciona.

Postado
14 minutos atrás, Lucosocs disse:

Fonte genérica é assim, uma hora ela dá problema e leva junto as peças.

Postado

@GuilhermeGB olhei aqui e a marca e wpc.

realmente generica.

o estranho e que estou com ela a um tempo e nunca deu problema. Tecnico veio e testou ela e esta distribuindo as voltagems corretas pra placa

@Tiberio exatamamente, cometi um crime e não sei o que fazer agora

Postado
6 minutos atrás, Lucosocs disse:

Tecnico veio e testou ela e esta distribuindo as voltagems corretas pra placa

Teste de tensão com um multímetro e totalmente inutil, já que a fonte não está em carga funcionando, sem falar que o ripple dessas fontes são altíssimos, isso o multímetro também não mede.

• Curtir 1
Postado

@Lucosocs só dá pra verificar se a fonte está operando corretamente colocando carga e verificando num osciloscópio profissional.

Eu já vi esse tipo de problema do plugue derreter com uso de adaptadores quando usados em equipamentos de alta potência (acima de 10A), tipo forno elétrico, fritadeira air fryer, etc. Em fonte de PC é a primeira vez que vejo ocorrer. De qualque forma, não é recomendado usar esse tipo de adaptador permanentemente, de vez em quando, num equipamento pequeno, até vai.

Postado

@GuilhermeGB acredito que não estava bem conectado no beijamin o cabo(não sei). Mas sera que esta faisca que gerou no beijamin queimou os componentes?

pois o que eu percebi que pelo menos a placa de Vídeo foi embora… parece tb que processador tb…

@GuilhermeGB @Tiberio o estranho e que eu nunca vi os componentes de um pc queimar apenas por causa de um adaptador… realmente o adaptador derreteu um pouco. Mas o disgramado queimou meu pc inteiro com apenas uma faisca… inacreditavel

Postado

@Lucosocs esse "curto" que você se refere deve ser uma faísca, que é causada por mau contato. Provavelmente o plugue desse cabo aí foi danificado e não está mais passando corrente até o final. Pra tirar a dúvida, você precisaria ter um outro cabo elétrico semelhante para conectar na fonte e ver se o PC liga. Esse tipo de cabo é usado em diversos equipamentos eletrônicos hoje em dia, talvez você tenha algum por ai. Pelo tipo de plugue desse cabo que você estava usando, dá pra ver que pode ser um cabo bem antigo, porque está fora dos padrões atuais da ABNT, que exige um plugue igual da foto abaixo.

1af51c44a24a01a2e091ff3f9777192e

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB o pc liga normalmente, teclado e mouse ligam seus rgbs, as luzas da placa-mãe tb, processador esquenta. O pc da sinais de vida. Ele bipa 5 vezes rapidamente e fica com a luz do VGA ligado na placa-mãe… muito confuso mesmo.

Postado

@Lucosocs bom, se continua ligando, então pelo jeito o cabo está "bom" ainda, mas provavelmente alguma coisa do seu PC foi de base. Como é a luz VGA acesa, tem probabilidade de ser a placa de vídeo, ou até até placa-mãe, que não a está reconhencdo. É curioso esse "simples" mau contato ter causado isso, geralmente uma fonte de boa qualidade não deixaria um problema na entrada de energia afetar a saída para o PC.

Talvez nem tenha sido mau contato, pode ter sido literalmente um curto-circuito interno. E eu não ficaria surpreso que a fonte continuaria "funcionando" após o curto-circuito, porque já vi fontes genéricas estourarem um dos capacitores de entrada e o fusível continuar intacto.

Postado

@Lucosocs Como você mencionou 

A sua fonte é genérica e ela não tem o fator de proteção contra cargas surtos etc. Então a chance de ter queimado algo é bem grande. 

Para ter certeza que não danificou, você vai precisar pegar uma fonte de energia nova ( ou pega do seu amigo emprestada) para realizar esse teste.

Se no teste com a fonte dele não subir, provavelmente a entrada pci express queimou.

Faça os testes com as memórias também, tira elas novamente. vai testando pente por pente isolada.

Mais tem uma boa noticia, se ligou os componentes é que a placa-mãe está enviando tensão e energia, então ela não queimou 100% e a fonte não queimou 100%, sua meta no momento é trocar essa fonte o mais rápido possível.

Tenta resetar a BIOS por jumper, também.

Se vocês perceberem ele removeu o pino terra do cabo de força, fonte generica com cabo de força sem o pino terra, vai sobrar para placa-mãe realizar as proteções de surto.

Daí é orar para ter capacitores de extrema qualidade, Outros aparelhos estão funcionando normalmente no ambiente? televisão etc?

Pode ser que deu foi curto na casa toda você criou foi uma bomba atômica na sua residencia.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@thiagooliveira633 opa obrigado pelo retorno! 
Thiago, teste minha placa de Vídeo em um pc de um amigo e realmente não deu Vídeo… Peguei uma placa de Vídeo parada na casa dele e colocoquei no meu pc e tb não deu Vídeo. Vou tentar novamente hoje. Mas eu ja estou sem esperanças com esse pc pra falar a vdd. O que eu esperava era que pelo menos a placa de Vídeo não tinha queimado. porém ela foi de f

@thiagooliveira633 amigo , colcoquei a placa de Vídeo dele no meu pc porém em outro slot pc express e deu 

• Curtir 1
Postado

@Lucosocs pelo jeito tanto a placa de vídeo quanto a placa-mãe foram danificadas. No caso da placa-mãe, foi apenas um dos slots PCI-Express, mas o slot principal é o único que suporta velocidade máxima, o slot secundário é limitado elétricamente, então utiliza-lo poderia resultar em perda de desempenho na placa de vídeo também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...