Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos,
Alguém sabe me dizer se há algum impedimento do windows 10 quanto a portas seriais?
Eu tinha um computador com windows 7, as portas funcionavam normalmente, mudei para windows 10 e agora, mesmo com o driver instalado e estando tudo certo no gerenciador de dispositivos, as portas simplesmente não funcionam.
Estou realizando testes com um mouse serial.

Visitante

Postado

E de que placa estamos falando?

Visitante

Postado

As portas, todas elas, tem drivers para I/O (entrada/saída). Quem habilita e gerencia são os drivers do chipset. Porta serial, em geral são legadas e seria comum funcionar normalmente a partir do W10. Usa o Update e verifica as opções avançadas, atualizações opcionais. Uma tentativa adicional é tentar instalar o driver do chipset em modo compatibilidade ou tentar executar diretamente. Antes de qualquer ação, posta um print com o gerenciador de dispositivos aberto, por favor.

Visitante

Postado
22 horas atrás, Sara Miranda disse:

Gigabyte H110M-H e b85m-d3ph.

São os modelos dessas placas seriais ou da placa-mãe? Dá uma explorada no BIOS e veja as opções das portas seriais. Quando ligar o equipamento, retire o que for USB e que tenha a serial que quer usar (P.ex.: teclado/mouse/impressora, etc). Deixe só os equipamentos seriais. Já verificou o Update nas atualizações opcionais? Deve ter algo lá. Esses modelos são seriais off board, informe as marcas e modelos, por favor.

Postado

Eu realizei esse procedimento, já verifiquei atualizações adicionais e não há nenhuma a ser feita, ainda não funcionou. Este é o modelo da placa: Pci Express 2 Serial E 1 Paralela, Dex Dp03

Visitante

Postado

Agora fica mais fácil. Achei este vídeo. Baixe o driver indicado, depois entre no gerenciador de dispositivos e verifique qual o número da porta criou e habilite. Também encontrei um tutorial sobre como liberar as portas, além de um learn da MS sobre como instalar programação de portas seriais e COM.

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/serports/installing-serial-ports-and-com-ports

https://ajuda.tagplus.com.br/pt-BR/articles/4553614-liberando-as-portas-seriais-portas-com

Postado

Olá, agradeço muito por ter respondido. A maioria desses procedimentos eu ja havia feito (refiz por precaução), apenas não havia criado um arquivo inf. Criei agora mas ele não funcionou ao executar, apresenta o erro "o estilo do inf é diferente do que foi requisitado", segue o arquivo inf em txt:

placaserial_pci.txt

Visitante

Postado

Executou a instalação direta do driver? Se sim, houve alguma modificação no gerenciador de dispositivos? Se não executou, tente. Se deu erro, tente forçar a instalação. Precisamos de mais detalhes de como procede e os erros que se apresentam. Se puder tirar prints, melhor. Lembre: somos cegos em relação ao que acontece. É você que vê. Então seja nossos olhos mostrando tudo em detalhes. Pode tentar abrir o arquivo e mandar o atualizador diretamente na pasta. Use o 7-ZIP para isso.

12 minutos atrás, Sara Miranda disse:

Criei agora mas ele não funcionou

Detalhe como criaste, por favor. Instruções detalhadas aqui:

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/ifs/creating-an-inf-file-for-a-file-system-driver

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!