Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite! 

Tenho uma GTX 1050 TI da ASUS (PH-GTX1050TI-4G)  e não consigo deixar o fan dela em baixa rotação ou desligada. O mínimo que chega é 29% ~ 1250 RPM. Por conta disso, mesmo fazendo uma limpeza, ela fica fazendo um ruído chatinho. Ontem a placa estava em 28ºc e o fan em mais de 1200 RPM... Atualizei os drivers, verifiquei os conectores, tentei os programas Fan Control e o GPU Tweak III entretanto quando vou no ajuste manual, seleciono o mínimo ficam em 29%. Consigo desligar a rotação do water cooler e fans no geral, mas da GPU... 

Screenshot_2.thumb.png.2a6fdc7118492f875b9a68edf4e47552.png

Postado

Boa noite!

Também me questionei sobre isso durante um tempo... Até onde eu sei existe ou um limite que impede as fans de ficarem desligadas.

É comum que exista um limite mínimo na BIOS das placas de vídeo ou então que exista uma limitação de hardware mesmo, onde o circuito de PWM de controle dos fans não operem de forma a deixá-los a 0%. Talvez seja uma combinação dos dois, onde o limite imposto pela BIOS garanta com que os componentes operem de maneira adequada, dentro das especificações.

Enfim, não sei se existe uma maneira fácil de mudar isso... Nesse vídeo - de um canal que gosto bastante - o cara faz uma modificação para adicionar essa feature. Você pode partir daí...

Boa sorte.

• Membro VIP
Postado

Isso é com as placas de vídeo da ASUS aparentemente, minha GALAX ficava em 0%. A atual é ASUS e também não fica em menos de 30%, somente no padrão com a função 0db ativa.

Postado

@pedzero @Pedroou  Poxa, que pena 😕 Mandei uma email para ASUS para ver o que irão dizer. Da uma irritada essas limitações sem sentido que eles colocam rs, mas valeu pelo feedback! 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se retornam e quiser trazer a informação para compartilha conosco, agradeço.

1 minuto atrás, Nyck17 disse:

Da uma irritada essas limitações sem sentido que eles colocam

Se for o caso, realmente. Acabei não me aprofundando em tentar entender o software da ASUS, se tem como alterar essa limitação, não é nada intuitivo de se fazer.

Postado

@Pedroou Pode deixar! Uma dúvida, como ativa esse modo de 0db? A minha placa está fazendo um zunido muito chatinho, não sei se o certo seria trocar o cooler ou passar algum lubrificante, pois ela é com rolamento de esferas salvo engano

• Membro VIP
Postado

A minha está assim:

image.png

No modo "Default Mode" tem a opção 0db:

image.png

É no software da ASUS mesmo.

A minha nem escuto com 30%, mal parece que o computador está ligado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Nyck17Usei o DDU para remover o driver pois estava com problema, não adiantou. Aí acabei formatando, reinstalado o driver e o software da ASUS e aparentemente agora dá para ajustar a fan abaixo de 30%.

Não sei se é algum bug entre o software e o driver, mas parece ter resolvido. Detalhe é para a AMD o software da ASUS não funciona sem o driver.

Ainda vou testar melhor e ver o que acontece.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!