Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, tudo bem?

Gostaria de tirar uma dúvida... Estou pulando da geração AM3+ diretamente para o AM5, o PC já foi montado e tudo funcionando certinho.

A única coisa que eu estou achando completamente estranha é em relação à temperatura do Ryzen 7 7700X.

Em idle (sem uso), ele bate cerca de entre 49°~53°, às vezes um pico de 59° e já desce para os 49°~53° em média.

Em jogos como, por exemplo, Spider-Man: Miles Morales eu cheguei a temperaturas entre 81°~87° tudo no gráfico mais alto.

Outros jogos como Fortnite e CS2 temperaturas entre 76°~82° com gráficos no alto.

Estou utilizando um WaterCooler Alseye M360 Plus, o gabinete está equipado com 10 fans, sendo 3 para o watercooler. A bomba do WC está setada para trabalhar sempre em 100%.

Eu gostaria de saber se isso é normal? Pois eu já ouvi falar que o Ryzen 7 7700X é quente, mas confesso que não esperava tão quente assim. rs

Lembrando, o AMD Eco Mode não está ativado, está da forma que veio de fábrica.

Config do PC caso precisarem de tudo:

placa-mãe: ASUS ROG STRIX B650 A-Gaming Wifi AM5

Processador: AMD Ryzen 7 7700X

WaterCooler: Alseye M360 Plus

Memórias: 2x32GB - 64GB - Kingston Fury Beats 6000Mhz (XMP Ativo)

Placa de vídeo: RTX 4070 Aero OC Gigabyte 12GB

Gabinete: Rise Mode Galaxy Glass

Fans: 10x Alseye M360 (as mesmas do Watercooler)

NVMe.2: Adata Legend 480GB

SSD: 2x PNY 1TB

Fonte: MSI MAG 850w.

Agradeço desde já.

Postado

Alguns desses CPUs Ryzen 7000 miram uma temperatura máxima de 95ºC como padrão, então é meio que normal a placa-mãe liberar energia "a vontade" para o processador enquanto ele não estiver nessa temperatura, só para atingir alguns MHz a mais de clock, o que na prática não melhora em quase nada o desempenho. Se tivesse comprado um 7700 (sem "X"), ele seria mais frio e teria basicamente o mesmo desempenho. Mas você ainda pode melhorar sua situação fazendo undervolting na BIOS (através do PBO), procure alguns vídeos na internet sobre isso, tem vários.

Postado

@GuilhermeGB Opa amigo, agradecido por me responder.

Procurei algumas opções de undervolting, porém, vi comentários positivos e negativos sobre o tema... 
Porém, a minha dúvida é, se eu deixar ele padrão de fábrica, posso ter problemas futuros ou não? Porque a 95º ele nunca chegou, isso até mesmo renderizando vídeo, máximo que chegou foi a 91º, e foi somente um pico e baixou rapidamente.

Postado
1 minuto atrás, theushigor disse:

Procurei algumas opções de undervolting, porém, vi comentários positivos e negativos sobre o tema... 

O que exatamente você viu? Não existe nenhum efeito colateral permanente por fazer undervolting, a única coisa que pode acontecer é o undervolting não ficar estável e o PC ficar desligando, mas aí é só reajustar as configurações.

4 minutos atrás, theushigor disse:

Porém, a minha dúvida é, se eu deixar ele padrão de fábrica, posso ter problemas futuros ou não? Porque a 95º ele nunca chegou, isso até mesmo renderizando vídeo, máximo que chegou foi a 91º, e foi somente um pico e baixou rapidamente.

Segundo a AMD, não tem problema mantê-lo assim, disseram que foi projeto para operar dessa forma. Mas todo mundo criticou esse comportamento quando sairam os primeiros processadores AM5, inclusive os grandes revisores de hardware que testaram antes do lançamento pro público. Em vários reviews eles recomendam fazer o undervolting para o processador ficar frio.

O Ryzen 7 7700 saiu depois e veio com esses problemas de temperatura resolvidos, porque ele opera com limites de energia um pouco mais baixo que o 7700X.

Pode ver nos gráficos abaixo o 7700 fazendo 71ºC contra 94ºC do 7700X, os dois com o mesmo cooler (Noctua NH-U14S, se equipara a vários WC de 240mm).

cpu-temperature-blender.png

Já em questão de desempenho em renderização 3D, aqui estaria o desempenho no Blender:

blender.png

Postado

Essas temperatura são "normais" para um Ryzen 7700X - e embora possam reduzir o clock, não causam impacto significativo na performance.

Ocorre que o REyzen 7700X (7600, 7600X) é  "torto" (assimétrico), tem apenas um CCD que fica deslocado para baixo e para a esquerda no PCB;* e assim não faz o contado ideal com a base do air cooler, water block.

AEH8iS05dYZ8JuP3.jpg

* Alguns 7600X - como o da foto acima; tem dois CCD, porém um é desabilitado, pois é reaproveitamento de um 7900X que não ficou 100%.

A Noctua fornece um frame corretor para seus air coolers, que desloca o ponto centro de contato do cooler para compensar a assimetria.

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

Hey guys,

Desculpem a demora para responder, dei uma boa pesquisada no assunto antes de realizar o undervolting no processador.

Fiz o procedimento, e vi que o desempenho não mudou praticamente nada, a única (e pouquíssima) diferença que notei, é que o PC demora alguns segundos a mais para ligar agora, coisa de 3s a mais, mas isso está tranquilo.

Quanto a temperatura, agora não passa dos 83ºC, isso em teste de stress.

No mesmo jogo (Spider-Man: Miles Morales), que antes chegava entre 81ºC~87ºC, agora está ficando entre 60ºC~63ºC, sem perda de desempenho.

Desde já, agradeço a atenção de todos, podemos considerar como problema resolvido. 🙂

• Curtir 2
Postado
Em 13/05/2024 às 03:00, theushigor disse:

Hey guys,

Desculpem a demora para responder, dei uma boa pesquisada no assunto antes de realizar o undervolting no processador.

Fiz o procedimento, e vi que o desempenho não mudou praticamente nada, a única (e pouquíssima) diferença que notei, é que o PC demora alguns segundos a mais para ligar agora, coisa de 3s a mais, mas isso está tranquilo.

Quanto a temperatura, agora não passa dos 83ºC, isso em teste de stress.

No mesmo jogo (Spider-Man: Miles Morales), que antes chegava entre 81ºC~87ºC, agora está ficando entre 60ºC~63ºC, sem perda de desempenho.

Desde já, agradeço a atenção de todos, podemos considerar como problema resolvido. 🙂

Muito bom! Undervolting é o que há hehehe. Eu sempre recomendo! 💪🏻😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...