Ir ao conteúdo

Diferenças na qualidade de imagem em monitores full HD(1920 x 1080).

Ir à solução Resolvido por Pepse,

Posts recomendados

Postado

Qual a diferença na qualidade de imagem em um monitor full HD(1920 x 1080) mais barato para o mais caro? 
desconsidere a taxa de atualização, é óbvio que monitores full HD mais caros vão oferecer maiores taxa de atualização. 
O que eu quero saber é se existe uma diferença na qualidade da imagem, ou seja, diferença: Nos pixels, nitidez, cores e entre outros fatores que influencia a qualidade de renderização da imagem e densidade dos pixels.

• Leon.ribeiro alterou o título para diferenças na qualidade de imagem em monitores full HD(1920 x 1080).
  • Solução
Postado

Os pixels podem ser mais aparentes, podem ser saltados, a imagem pode ser embaçada, podem ter um efeito esquisito na tela. Nas cores, podem ser mais lavadas, mais limpas, mais precisas, etc.

Basicamente, sim, lógico que existe, e é em tudo que não tem a ver com a resolução, absolutamente tudo. Ah, tem diferença na durabilidade também.

• Curtir 1
Postado

Existem 4 tipos principais de painel, TN, VA, IPS e OLED, sendo esse última o mais caro e melhor de todos. Se você tiver um bom smartphone hoje em dia, principalmente da Samsung, provavelmente você terá uma tela AMOLED (é a tecnologia OLED da Samsung). Em geral, as telas OLED conseguem entregar cores mais vivas, melhores níveis de contraste e brilho, além o "preto puro", que os outros tipos de paineis não conseguem entregar. Claro que até entre os paineis OLED existem diferentes níveis de qualidade, geralmente os smartphones mais baratos possuem paineis mais básicos, e os mais caros possuem paineis premium.

Evite paineis TN a todo custo, são os piores e mais baratos, geralmente possuem baixo constraste, baixo brilho, cores lavadas, distorção na imagem conforme o angulo de visão, etc. Os monitores VA e IPS são os modelos que oferecem o melhor equilíbrio de qualidade x preço, cada um com suas vantagens e desvantagens, geralmente a maioria ainda prefere IPS em vez de VA por causa da melhor qualidade nas cores, mas os paneis VA geralmente são melhores no constraste (melhor exibindo tons mais escuros). Mas isso também não quer dizer que todos os monitores VA ou todos os monitores IPS terão o mesmo nível de qualidade, até entre eles existe diferenças nos paineis, e geralmente os modelos mais caros tem chance de serem superiores.

Também alerto sobre a densidade de pixels, para um painel 1080p, eu não recomendaria comprar acima de 24", porque se não terá uma densidade de pixels muito baixa. Atualmente eu uso um monitor 1080p de 24" e já acho a densidade de pixels meio baixa, você meio que consegue distinguir os pixels na tela. Imagino que em 27" isso seria ainda mais visível.

• Curtir 1
  • BCP alterou o título para Diferenças na qualidade de imagem em monitores full HD(1920 x 1080).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!