Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

(O tópico ficou bem longo pois apresentei tudo que pude, espero ter deixado o mais claro possível, qualquer dúvida só perguntar)

CONFIG DO PC:

- Ryzen 3 3200g

- RX 580 8GB PowerColor (Modelo RedDragon - Link da placa de vídeo: https://www.powercolor.com/product?id=1496737629)

- 16GB 2666Mhz (2x8)

- Placa-mãe Biostar A320MY-Q7 (Link da placa-mãe: https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=937)

- Fonte Mancer thunder 500w 80Plus bronze

- Gabinete Mancer Kevlar c/ 3 fans 120mm

Comprei essa placa de vídeo usada na olx (mais ou menos 3 anos de uso), tenho ela por aproximadamente por 4 meses, nas primeiras 2 semanas eu usava o PC sem o gabinete pois ele ainda não tinha chegado, e a placa funcionava normalmente, quando o gabinete chegou, eu usei por aproximadamente por 1 mês e ele deu esse problema pela primeira vez, basicamente o PC para de dar vídeo mas continua ligado e reproduzindo som, após parar de dar vídeo o PC faz um som como se tivesse desconectado algum dispositivo USB, mas se você reiniciar o PC ela passa a dar vídeo normalmente, porém ela para de reconhecer os drivers, após dar esse problema eu passei o formatei o PC, passei DDU e reinstalei os drivers, a placa voltou a funcionar normalmente durante 1 mês, mas apresentou esse mesmo problema, eu passei o DDU novamente e reinstalei os drivers novamente, mas quanto mais o tempo passava, com mais frequência ela apresentava esse defeito, depois de um tempo eu tentei as seguintes soluções: 

- Passar o DDU e formatação do sistema (como escrito acima).

- Limpar as memórias (com borracha) e Trocar elas de slot.

- Diminuir os MHz das memórias RAM (de 2666 para 2400).

- Usar apenas 1 pente de memória RAM por vez.

- Limpar o barramento da placa de vídeo (com borracha).

- Remontar o PC.

- Undervolt na placa e fazer curva de fans.

- Testei várias versões de driver da AMD.

- Tentei usar o driver que o próprio Windows Update instala.

- Atualizei a BIOS da placa-mãe.

- Tentei mudar a BIOS da placa de vídeo, mas além de ter parado de reconhecer os drivers (mesmo passando o DDU), ela continuou perdendo o vídeo após alguns minutos usando, então voltei para a BIOS original dela.

- Tentei remover a bateria CMOS da placa-mãe e descarreguei a energia dela apertando o botão power por 30s e depois remontei o PC.

- Troquei o cabo HDMI do monitor.

Depois de todas essas coisas eu percebi algumas coisas:

- Ela para de dar vídeo aleatoriamente independente do uso dela ou da temperatura dela. Pode ser jogando jogos pesados, usando o navegador ou até mesmo sem fazer nada, ela tem a chance de perder o vídeo aleatoriamente, no momento dessa publicação mesmo se eu passar o DDU e reinstalar os drivers, com sorte ela dura no máximo 1 ou 2 dias sem dar esse problema.

- Sobre a temperatura, em idle ficava entre 35 e 40 graus, e em jogos pesados (tipo Cyberpunk 2077) ela ficava sempre entre 70 e 75 graus, em alguns momentos bem específicos ela pegava 80 graus mas era apenas em algumas partes, quase nunca atingia essa temperatura, parece absurdo mas para essa placa é aceitável, tendo em vista que eu moro no Nordeste e aqui é bem quente.

- Eu percebi também que quando eu formatava, o problema demorava mais para aparecer, mas não acho que deve levar isso em consideração, pois faz quase 2 meses da ultima vez que eu formatei, e a frequência vem sendo gradual, agora eu estou usando a versão 22H2 do Windows 10, futuramente eu vou pesquisar para ver se existe alguma versão mais estável do Windows para placas AMD para ver se resolve, mas só vou fazer por alívio de consciência, pois acredito que o problema seja no hardware, e não no software.

- Uma observação que eu quero fazer também é que talvez a placa de vídeo possa estar sendo mal conectada. A minha placa-mãe (Biostar A320MY-Q7) além de ser muito de entrada, tem um erro de design meio grotesco, os conectores do painel frontal são alinhados com o PCIe, aí pra instalar a placa de vídeo eu tenho que dar uma forçada e fechar a travinha do PCIe manualmente, porque a placa é grande e fica amassando os pinos do painel frontal o que dificulta muito a instalação dela, eu não sei se tem alguma coisa haver, mas é algo que é válido pontuar aqui.

- Por último, eu percebi que a placa de vídeo estava operando em x8, e não em x16, pesquisei um pouco e vi que pode ser por causa que o processador possui vídeo integrado e de alguma forma limita o barramento (não tenho certeza sobre isso).

Vou levar ela para um técnico e ver se ela apresenta esse defeito, pois eu não tenho outro PC ou algum conhecido para testar essa placa de vídeo para verificar se ela apresenta esse mesmo defeito. Eu não acho que seja a fonte e nem temperatura, porque como eu disse, ela pode parar de dar vídeo mesmo se estiver em idle (consumo de apenas 30w) e o computador tem uma refrigeração até que decente. Minhas suspeitas são: a própria placa de vídeo, a placa-mãe e o monitor.

A placa de vídeo por motivos óbvios.

A placa-mãe é bem de entrada, era uma das mais baratinhas em 2020 e ela já ta ficando bem ultrapassada, não tem nem suporte para SSD NVMe, e essa coisa dos pinos do painel frontal que atrapalham a instalação me deixou com uma pulga atrás da orelha.

O monitor porque é muito estranho o parar de receber sinal de vídeo mas continuar reproduzindo o som, eu não tenho como testar em outro monitor ou em outro cabo (DVI ou DisplayPort), mas das minhas 3 suspeitas, essa é a menos provável, porque parar de receber sinal não justifica a placa parar de reconhecer os drivers.

O tópico ficou bem longo mas é porque eu quis deixar tudo bem detalhado do que eu fiz para evitar ao máximo respostas com algo que eu já tentei. Se alguém já teve o mesmo problema ou algo parecido, compartilhe sua solução aqui em baixo se possível  :D

Postado

Como voce falou voce mesmo ja detectou possiveis causas, sua placa-mãe muito de entrada, processador com Vídeo integrado limitando barramento, talvez sua fonte tambem, aconselho testar sua placa de Vídeo em um pc com placa-mãe atual e fonte mais potente, e com processador sem Vídeo integrado.

Postado

att.: Eu remontei limpando com cuidado os conectores de placa de vídeo e memória RAM, também reorganizei os cabos para o fluxo de ar do gabinete ficar melhor. Estou usando por 2 dias e o problema apareceu só 1 vez mas de forma diferente, dessa vez não desconfigurou os drivers, e no segundo dia de uso está tudo funcionando normalmente. Não sei se resolveu o problema mas está muito melhor que antes, vou atualizando nos próximos dias.

Postado

att2: Aparentemente resolvi o problema, na verdade o que dava a tela preta era o mau contato gerado pelos conectores do painel frontal que atrapalhavam a instalação, no momento estou usando o PC deitado e sem os pinos do painel frontal conectados pra não ter nenhuma chance de mau contato, estou dando boot com uma chave de fenda, vou testar com ele em pé amanhã pra ver se ele continua funcionando, caso dê problema talvez eu tenha que colocar um suporte na placa de vídeo por causa da gravidade, se não, o problema pode ser na placa de vídeo. Usando ele deitado e sem os conectores do painel frontal está funcionando perfeitamente.

Vou continuar testando e se tudo der certo, o empecilho é a placa-mãe, que vai ser bem mais barato de trocar, volto nos próximos dias para dar outra atualização.

Postado
Em 15/05/2024 às 00:59, _tzn disse:

att2: Aparentemente resolvi o problema, na verdade o que dava a tela preta era o mau contato gerado pelos conectores do painel frontal que atrapalhavam a instalação, no momento estou usando o PC deitado e sem os pinos do painel frontal conectados pra não ter nenhuma chance de mau contato, estou dando boot com uma chave de fenda, vou testar com ele em pé amanhã pra ver se ele continua funcionando, caso dê problema talvez eu tenha que colocar um suporte na placa de vídeo por causa da gravidade, se não, o problema pode ser na placa de vídeo. Usando ele deitado e sem os conectores do painel frontal está funcionando perfeitamente.

Vou continuar testando e se tudo der certo, o empecilho é a placa-mãe, que vai ser bem mais barato de trocar, volto nos próximos dias para dar outra atualização.

Estou com o mesmo problema que você, vi um topico de uma pessoa com a mesma placa que a sua e ele fez todos os testes possiveis, trocou placa-mãe, cabo, e sou parou de acontecer com o onboard, o meu está a mesma coisa, estou fazendo teste com o grafico integrado. A minha é uma RX580 8GB do aliexpress, e não tem nem 1 ano. Monitor é novo, e a placa-mãe também é de entrada, sobre os conectores, estou usando um adaptador externo, talvez pode ser isso porque antes não acontecia, aconteceu depois de colocar esses conectores, visto que o botão power do gabinete não funciona mais, tive que colocar um externo. Vou seguir a sua dica e vou deixar o gabinete deitado, não vou tirar os conectores, se continuar vou tirar os conectores pra ver no que vai dar, qualquer coisa avisa aqui. 

• Haha 1
Postado
2 horas atrás, Tatai disse:

Estou com o mesmo problema que você, vi um topico de uma pessoa com a mesma placa que a sua e ele fez todos os testes possiveis, trocou placa-mãe, cabo, e sou parou de acontecer com o onboard, o meu está a mesma coisa, estou fazendo teste com o grafico integrado. A minha é uma RX580 8GB do aliexpress, e não tem nem 1 ano. Monitor é novo, e a placa-mãe também é de entrada, sobre os conectores, estou usando um adaptador externo, talvez pode ser isso porque antes não acontecia, aconteceu depois de colocar esses conectores, visto que o botão power do gabinete não funciona mais, tive que colocar um externo. Vou seguir a sua dica e vou deixar o gabinete deitado, não vou tirar os conectores, se continuar vou tirar os conectores pra ver no que vai dar, qualquer coisa avisa aqui. 

Att - Acabou de desligar o monitor, e a minha placa é de entrada mas é da gigabyte e tem entrada para NVMe, to achando que é problema na placa de Vídeo mesmo...... 

Postado

@_tzn pronto seu problema está detectado. Mas vamos lá, como você bem detalhou ao abrir o post, sabe o histórico de sua 580. E no seu caso, pelo que relatou, sua placa é usada e tem 3 anos de uso. Pode-se, então, deduzir que esta placa foi adquirida de uma pessoa que comprou ela nova, por aqui. O que, pode-se concluir ser uma placa de marca tradicional e não fora usada em mineração. Como poder ser o caso da 580 do Ali da @Tatai. Isso por si só já descartaria um uso extremo da 580 do @_tzn . Diferentemente da 580 do ali que pode ser, sim, uma remanufaturada oriunda de lotes de placa de mineração. Algo que afeta a GPU, mesmo que as do Ali sejam retrabalhadas. Mas isso não desmerece a qualidade dessas placas, principalmente por conta do custo-benefício que elas ainda possuem. Eu tenho uma da marca MLLSE, com PCB ASUS e memórias Samsung. Está funcionando muito bem e tenho ela a um "cado" de tempo. Comprei usada aqui na minha cidade, de alguém que usou ela normalmente por um tempo e depois a trocou por outra GPU mais forte e com mais VRAM. Ou seja, mesmo a minha sendo de marca vendida no Ali foi comprada de alguém que usava ela aqui no Brasil e cuidou dela. O que, ainda sim, não me "livra" das consequências do fato de minha MLLSE ser uma retrabalhada cujo o chip seja oriundo de mineração. O que se enquadraria a placa da @Tatai. Então problemas, anomalias, adversas podem vir a ocorrer nessas placas do Ali. Não temos como mensurar isso. Tampouco dizer que as RX 580 do ali são todas problemáticas. Não! É tudo uma questão de que pode ocorrer com alguma placa de alguma marca, mas em geral elas vão funcionar muito bem para seus usuários. Mas diferentemente da 580 do @_tzn, não dá pra mensurar a duração das placas do Ali. Pois a dele, pelo que relatou, leva-nos a crer que foi oriunda daqui, quando nova, e teve o uso normal de uma GPU.

Concluindo:

Como disse o @_tzn encontrou a causa do seu problema. E reforço que isso tem toda a lógica, pois os pinos poderiam estar encostando na GPU e das duas uma:

1. Não permitindo que a GPU ficasse corretamente encaixada no SLOT PCI-E, fazendo com que ela apresentasse mau contato.
  2. Podendo estar gerando curto-circuito devido ao fato da PCB da GPU estar pressionando os pinos de conexão do painel frontal do gabinete.

Por isso ele tem enfrentado mau funcionamento do seu equipamento. E digo mais, deu sorte que isso não tenha lhe causado danos maiores. A solução? No caso dele a melhor coisa era trocar essa placa-mãe BIOSTAR mau construída por outra melhor do mesmo modelo. Poderia ser até uma Gigabyte. Desde que seja uma placa onde a GPU tenha o espaço dela sem nada atrapalhando e os conectores do painel frontal estejam posicionados em um local mais adequado. No momento, como relatado por ele, está usando o computador deitado e ligando-o por meio de uma chave de fenda. Mesmo que possa parecer estar funcionando, ainda sim sua GPU está de certa forma encostando nos pinos do painel frontal. Isso pode lhe trazer mais problemas. A ,melhor coisa a fazer ai é o que disse, trocar essa placa-mãe. Antes que seja tarde.

No caso @Tatai é quase certo que seja problema na GPU. O que se pode fazer, nesse caso, é levar a um bom técnico e pedir que seja feita uma revisão completa na placa. Neste caso será analisado o seguinte:

• A qualidade das memórias, bem como seu funcionamento.
  • A real situação do chip gráfico.
  • A real situação da PCB - placa de circuito impresso onde a GPU foi montada
  • A real situação das soldas, principalmente dos conectores*
  • Troca da pasta térmica e dos thermalpeds.

No caso da RX 580 da @Tatai pode ser que haja algum componente defeituoso que esteja causando as anomalias aqui relatadas.

* Soldas ruins, principalmente nos conectores, podem fazer com que a placa pare de dar vídeo ou fique com intermitência. E nessas placas do Aliexpress isso parece ser algo bem corriqueiro de acontecer.

Postado

Obrigada pelo seu Feedback @lieggio! Continuo fazendo alguns testes, e quando faço undervolt parece que demora a desligar, estou tentando acertar a configuração no undervolt e vou colocar um drive antigo pra ver também 

• Confuso 1
Postado

ATT - Acho que o problema foi resolvido, instalei o drive de Vídeo( que o windows oferece) pelo drive boost 11 sem o Adrenalin, e está funcionando normalmente. 🤩

Postado

@Tatai nesse caso utilize o MSI Afterburner para poder gerenciar o resfriamento da sua GPU. A BIOS dessas placas, por padrão, tem um mal gerenciamento das fans e elas trabalham em rotação bem baixa, mesmo quando em temperaturas mais altas. Aqui uso o adrenalin, que tem funcionado, e minhas configurações estão assim:

imagem_2024-05-18_143503727.png

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, lieggio disse:

@Tatai nesse caso utilize o MSI Afterburner para poder gerenciar o resfriamento da sua GPU. A BIOS dessas placas, por padrão, tem um mal gerenciamento das fans e elas trabalham em rotação bem baixa, mesmo quando em temperaturas mais altas. Aqui uso o adrenalin, que tem funcionado, e minhas configurações estão assim:

imagem_2024-05-18_143503727.png

Instalei o MSI aqui. Testei em um jogo um pouco mais pesado, a temperatura ficou em 73º C . Você recomenda seguir essa dica aqui? A tensão ja está um pouco baixa, então começaria a mudar do 4 até o 7 e a frequência também está em 1206 mais baixo que no Vídeo então acho q não preciso mudar. Começa no 2:39 o ajuste. 

Postado

@Tatai não precisa mexer muito nas configurações. Eu priorizo mais a questão da ventilação. Sua temperatura não está de todo ruim em jogo. Essa placa "aguenta", mas 73º já estamos falando de uma temperatura elevada. A minha em jogo, sendo exigida, a temperatura não chega a 70º, mas a velocidade das ventoinhas (RPM) dá picos pra mais de 2000rpm no começo, porém depois estabiliza. Consigo jogar a 60fps,sem oscilações, com a temperatura dela na casa dos 65º de máxima. O que me garante que a placa está funcionando corretamente. Referente ao canal ele é bom, podes seguir teus passos se assim desejar.

Lembre-se:

Citação

Quanto mais estabilizado o funcionamento da placa, melhor ela trabalhará e mais tempo durará.

Se não vai mais usar o Adrenalin, deixe o MSI no lugar. Mas para mexer na placa, ou seja fazer as devidas configurações e ajustes finos, recomendo o AMD Adrenalin.

Conte-nos ai depois se resolveu. a RX 580 é uma ótima GPU, ainda hoje, pelo preço que custa no mercado. Contudo ela tem seus detalhes que quem tem, ou pretende adquirir uma, precisa estar ciente.

RX 580 de marcas que não sejam as tradicionais (GALAX, ASUS, EVGA, MSI, Saphire) são placas remanufaturadas e retrabalhadas. Vendida por outras marcas como novas e boa parte delas foram extensamente usadas em mineração. Tem-se que ficar ligado nisso ao partir para uma placa dessa. No mais é um excelente custo-benefício, mesmo em 2024 onde tudo está cada dia mais caro.

Concluindo, vale a pena! Se souber o que está comprando.

.

@Tatai Ah eu estou usando o driver: 24.3.1 e está funcionando perfeitamente. Experimente esse e faça o que foi indicado no vídeo. veja se resolve.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, lieggio disse:

@Tatai não precisa mexer muito nas configurações. Eu priorizo mais a questão da ventilação. Sua temperatura não está de todo ruim em jogo. Essa placa "aguenta", mas 73º já estamos falando de uma temperatura elevada. A minha em jogo, sendo exigida, a temperatura não chega a 70º, mas a velocidade das ventoinhas (RPM) dá picos pra mais de 2000rpm no começo, porém depois estabiliza. Consigo jogar a 60fps,sem oscilações, com a temperatura dela na casa dos 65º de máxima. O que me garante que a placa está funcionando corretamente. Referente ao canal ele é bom, podes seguir teus passos se assim desejar.

Lembre-se:

Se não vai mais usar o Adrenalin, deixe o MSI no lugar. Mas para mexer na placa, ou seja fazer as devidas configurações e ajustes finos, recomendo o AMD Adrenalin.

Conte-nos ai depois se resolveu. a RX 580 é uma ótima GPU, ainda hoje, pelo preço que custa no mercado. Contudo ela tem seus detalhes que quem tem, ou pretende adquirir uma, precisa estar ciente.

RX 580 de marcas que não sejam as tradicionais (GALAX, ASUS, EVGA, MSI, Saphire) são placas remanufaturadas e retrabalhadas. Vendida por outras marcas como novas e boa parte delas foram extensamente usadas em mineração. Tem-se que ficar ligado nisso ao partir para uma placa dessa. No mais é um excelente custo-benefício, mesmo em 2024 onde tudo está cada dia mais caro.

Concluindo, vale a pena! Se souber o que está comprando.

.

@Tatai Ah eu estou usando o driver: 24.3.1 e está funcionando perfeitamente. Experimente esse e faça o que foi indicado no vídeo. veja se resolve.

Fiz o teste e ficou praticamente a mesma coisa no Deep Rocket Galactic que chega até 72ºC, já no Fall guys houve uma diminuição, sem ativar chega até 70ºC e ativando o undervolt fica até 65ºC. Não consigo colocar essa versão nova porque ela vem com adrenalin e quando coloco acontece esse problema não sei porque. Eu botei o driver que o Windows oferece mesmo. A minha placa é um modelo da Maxsun, é o que dava para adquirir no momento, visto que as placas vídeos novas no BR estão com preço altíssimo. 

• Curtir 1
Postado

@Tatai pode por essa versão que estou usando e na instalação você escolhe a personalizada e dai escolhe instalar somente o driver. Pode fazer sem medo!!! Quando você abre o instalador, logo em seguida aparecerá uma tela com modos de instalação. Por padrão vai estar o Full, dai você muda para Driver Only (apenas driver). Pronto! Ai você controla ela pelo MSI.

Ai é ser feliz. Essas temperaturas que citou estão corretas. Agora sim sua placa está funcionando bem. Faça o que te disse em relação ao driver. Use a versão que estou usando e te indiquei. Não tem erro!!!!

Postado
3 minutos atrás, lieggio disse:

@Tatai pode por essa versão que estou usando e na instalação você escolhe a personalizada e dai escolhe instalar somente o driver. Pode fazer sem medo!!! Quando você abre o instalador, logo em seguida aparecerá uma tela com modos de instalação. Por padrão vai estar o Full, dai você muda para Driver Only (apenas driver). Pronto! Ai você controla ela pelo MSI.

Ai é ser feliz. Essas temperaturas que citou estão corretas. Agora sim sua placa está funcionando bem. Faça o que te disse em relação ao driver. Use a versão que estou usando e te indiquei. Não tem erro!!!!

Ah, verdade. Tinha esquecido desse detalhe, farei isso! Mas, notei que o GPU Clock e MEM Clock ficam assim parado

É normal? Só altera quando abro um jogo etc. 

image.png.2ba1f5a4aa02ad68664404d59f0be74c.png

Postado
10 horas atrás, lieggio disse:

@Tatai e normal. Ele estabilizou a placa. Isso só muda quando é exigida e se a aplicação necessitar mesmo. No mas ela fica estabilizada. Ai é usar e ser feliz.

Olha, o novo drive não deu muito certo não, deu erro novamente e o monitor desligou, coloquei um drive antigo mesmo 23.3.1 e sigo testando, por enquanto está funcionando.

Postado
7 minutos atrás, lieggio disse:

@Tatai certo. As vezes ocorre isso com drivers. Pra mim tem resolvido o atual. Se pra você o antigo resolver ótimo!!!

Voltou a desligar @lieggio , ja estou ficando chateada. Mas, vou fazer essa ultima tentativa desse Vídeo, o meu problema é igual é esse e acho que da maioria que vi relatando isso em alguns topicos. Você consegue me falar como posso deixar? A minha duvida está nas fans, porque eu botei 70 aqui e ficou muito forte girando, esse tinha funcionado com o Adrenalin, mas fiquei com medo das fans que em 70 gira forte kkkkk, 

Postado

att3.: A minha também voltou a apresentar o problema @Tatai, estou tendo que usar o vídeo integrado do processador infelizmente, no meu caso acho que não tinha nada a ver com a coisas do pino que atrapalhavam a instalação, o que me resta é saber se é a placa-mãe ou se é a própria placa de vídeo, ou até mesmo a fonte. O chato desse problema é que é tudo muito aleatório, eu to pensando em levar pra uma assistência pra eles fazerem o teste nela isoladamente, mas o meu medo é deles não fazerem os testes direito e acharem que está tudo normal, porque como eu disse, é tudo muito aleatório, da ultima vez ela demorou 3 dias pra voltar a apresentar o problema, estou com um receio de levar porque assistência técnica é que nem mecânico, se não achar um defeito pra consertar, eles arrumam outro jeito de cobrar. 

Vou estar de viagem nessa semana e só vou poder levar ela nessa sexta-feira (24/05), vou trazendo atualizações nos próximos dias.

Postado

@Tatai esqueci de perguntar, mas se possível, manda seu feedback do método desse vídeo pra ver se ele funciona antes de eu ir para assistência.

Postado

@_tzn  Eu fiz alguns testes e as fans ficam girando muito forte, além disso você perde desempenho fazendo essas alterações, testei no Deep Rock Galactic e caiu muito. Sinceramente, não sei se é viável você levar para assistência, mas caso você faça, se puder mandar o feedback do técnico ficarei grata, por enquanto vou deixar ela guardada e continuar usando o vídeo integrado.  

Postado

@Tatai Não tem problema a velocidade das fans. Quando mais quente mais elas trabalharão. Você pode ficar tranquila quanto a isso. Mas o que não pode é as ventoinhas ficarem a alta rotação o tempo todo. Em uso é normal e as minhas chegam a mais de 2100RPM. Mas deixei a configuração do meu Adrenalin de modo que minha placa em uso fique numa boa temperatura sempre. Então é normal que elas aumentem muito a RPM em uso. A minha nunca passa de 70º em jogo.  Então não se preocupe quanto a isso. Apenas veja a questão do driver que não faça sua placa de vídeo ficar dando tela preta.

Agora eu queria lhe sugerir um outro teste, também indico para o @_tzn . Façam o seguinte teste:

1. Pegue um pendrive que possa formatar
  2. Baixe o Linux Wubuntu 11: https://www.wubuntu.org
  3. Baixe o Ruffus USB Bootable: https://rufus.ie/pt_BR/
  4. Faça um pendrive bootável do Wubuntu 11
  5. Dê boot pelo pendrive
  6. Execute o Wubuntu em modo live (sem instalação)
  7. Espere ele reconhecer todo o seu hardware
  8. Conecte na sua rede
  9. Abra o navegador Edge
  10. Acesse o YouTube
  11. Pesquise por algum vídeo, grande, que vá até 4K
  12. Deixe-o rodando por um tempo em resolução 1080p (1920 x 1080).
  13. Veja se apresenta o mesmo problema de ficar dando tela preta
  14. Caso use a Steam pra jogar, esse sistema vem com ela instalada. Faça login na sua conta, escolha um jogo que funcione e veja se dá o mesmo problema.

Conclusão: se no Linux a placa funcionar normalmente, podem descartar problema de hardware. Ai o problema é no driver e o Windows 10/11. Então tem que ir testando versões de driver para ver qual fica bom ai para vocês. Esta é uma excelente forma de saber se o problema é no hardware ou no Windows. Ai, caso apresente o mesmo problema no Wubuntu, então é problema de hardware mesmo. Pode ser a GPU, placa-mãe ou a fonte. Experimentem isso e voltem aqui pra nos dizer os resultados. 

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, lieggio disse:

@Tatai Não tem problema a velocidade das fans. Quando mais quente mais elas trabalharão. Você pode ficar tranquila quanto a isso. Mas o que não pode é as ventoinhas ficarem a alta rotação o tempo todo. Em uso é normal e as minhas chegam a mais de 2100RPM. Mas deixei a configuração do meu Adrenalin de modo que minha placa em uso fique numa boa temperatura sempre. Então é normal que elas aumentem muito a RPM em uso. A minha nunca passa de 70º em jogo.  Então não se preocupe quanto a isso. Apenas veja a questão do driver que não faça sua placa de vídeo ficar dando tela preta.

Agora eu queria lhe sugerir um outro teste, também indico para o @_tzn . Façam o seguinte teste:

1. Pegue um pendrive que possa formatar
  2. Baixe o Linux Wubuntu 11: https://www.wubuntu.org
  3. Baixe o Ruffus USB Bootable: https://rufus.ie/pt_BR/
  4. Faça um pendrive bootável do Wubuntu 11
  5. Dê boot pelo pendrive
  6. Execute o Wubuntu em modo live (sem instalação)
  7. Espere ele reconhecer todo o seu hardware
  8. Conecte na sua rede
  9. Abra o navegador Edge
  10. Acesse o YouTube
  11. Pesquise por algum vídeo, grande, que vá até 4K
  12. Deixe-o rodando por um tempo em resolução 1080p (1920 x 1080).
  13. Veja se apresenta o mesmo problema de ficar dando tela preta
  14. Caso use a Steam pra jogar, esse sistema vem com ela instalada. Faça login na sua conta, escolha um jogo que funcione e veja se dá o mesmo problema.

Conclusão: se no Linux a placa funcionar normalmente, podem descartar problema de hardware. Ai o problema é no driver e o Windows 10/11. Então tem que ir testando versões de driver para ver qual fica bom ai para vocês. Esta é uma excelente forma de saber se o problema é no hardware ou no Windows. Ai, caso apresente o mesmo problema no Wubuntu, então é problema de hardware mesmo. Pode ser a GPU, placa-mãe ou a fonte. Experimentem isso e voltem aqui pra nos dizer os resultados. 

Eu tirei a placa, mas vou tentar. Mas ja testei varios drives, inclusive um de 2019, a placa era pra está funcionando normalmente, visto que ela estava funcionando antes, comprei ela em dezembro do ano passado. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...