Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte tenho dois roteadores na casa, um o principal onde chega a fibra, e o segundo conectado a cabo no principal para expandir o sinal, entre eles tenho um cômodo, onde quero colocar um cabo para o computador,  de qual roteador é  melhor sair com esse cabo? Ou não teria diferença de conexão?

Postado

Olá.

A melhor opção possível seria conectar ao roteador principal, pois ele é o gateway da sua rede. O segundo roteador precisaria primeiro se comunicar com o principal, para depois enviar a resposta ao computador.

A diferença é pequena, mas existe.

Postado
2 horas atrás, LucasG97 disse:

tenho dois roteadores na casa, um o principal onde chega a fibra, e o segundo conectado a cabo no principal para expandir o sinal

Como dito pelo colega, saindo do modem de fibra sempre será melhor, mas aí pondero: o segundo roteador deve ser o da wireless, então suponho que você não deixou o modem em modo bridge.

Tem uma consequencia se pegar uma das portas do modem, a banda dividirá com a outra porta. Então o restante wifi ficará prejudicado e tem que ver se os outros "clientes" terão banda suficiente.

O roteador é especializado no controle do tráfego da banda. Em uma situação dessas e se não tem certeza de que a banda vai ser bem dividida, coloque o modem em modo bridge e o roteador será melhor para dividir a banda.

Melhor você dar detalhes do plano de internet e deve ter colegas na mesma situação que podem te ajudar.

Postado

600 megas, roteador principal zte zxhn f670L nesse so está ligado o cabo que liga o segundo, um zte 199a, os dois tem wifi, pois a casa é grande, o segundo irá ligar a tv que tem incluido no plano de internet, a configuração quem fez foi a operadora, mas o segundo copia a rede do primeiro, so repete.

Postado

@LucasG97 Em geral deve ligar no roteador principal. A diferença é mínima para o computador, em termos de latência por exemplo, mas todo o tráfego para tudo que estiver ligado no segundo roteador passa por um cabo. Assim, somar a esse também o tráfego para esse computador que está numa posição intermediária não é adequado: vai penalizar todo mundo que está na segunda rede, sem razão.

Seu roteador principal só em uma porta gigabit, então provavelmente é melhor deixar a porta gigabit para ligar no outro roteador, se tiver dispositivos rápidos no wifi.

2 horas atrás, PedraX disse:

Tem uma consequencia se pegar uma das portas do modem, a banda dividirá com a outra porta. Então o restante wifi ficará prejudicado e tem que ver se os outros "clientes" terão banda suficiente.

Não. Não vai. Como em qualquer switch o roteador tem total condição de prover 1000 full-duplex para todas as portas, independendo do tráfego wifi ou da internet. Isso se chama capacidade de comutação. Um switch gigabit de 8 portas, por exemplo, sempre tem 16mbits de capacidade de comutação. Veja na documentação.

2 horas atrás, PedraX disse:

O roteador é especializado no controle do tráfego da banda. Em uma situação dessas e se não tem certeza de que a banda vai ser bem dividida, coloque o modem em modo bridge e o roteador será melhor para dividir a banda.

Não é assim. O roteador não tem "especialização". É uma caixinha com umas 7 funções. Colocar o roteador em modo bridge não tem sentido a menos que compre outro roteador para ficar no lugar dele, porque ele vai passar a ser um mero conversor de mídia.

Entenda:

zxhn f670L

Pois é: esse é um roteador da classe AC1200, wifi5 com 4 portas ethernet, 1 GB 3 FE

zte 199a

E esse também. AC1200 4 portas gigabit

E eles tem cada um as suas antenas.

Se colocar o primeiro em bridge vai perder a cobertura do wifi, os 1200 megabits, uma perda de 50%... Nada esperto a menos que tenha outro.

Considere que 5ghz raramente passa duas paredes com qualidade então se perder isso no primeiro não estará fazendo nada de útil.

E claro que vai perder as 2 portas ethernet. Uma já podia ligar na TV que provavelmente já está ao lado dele... TV são grandes consumidoras de banda hoje em dia e é meio ingênuo ligar uma TV que não se move via wifi... E FE --- 100 mbits --- é mais que suficiente para 4K de vídeo por exemplo.

Postado
2 horas atrás, arfneto disse:

Colocar o roteador em modo bridge não tem sentido a menos que compre outro roteador para ficar no lugar dele

Não é roteador, é o modem receptor que ficará em bridge. O  zte 199a é que ficará como roteador principal.

Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

Não é roteador, é o modem receptor que ficará em bridge. O  zte 199a é que ficará como roteador principal.

Atente para o que expliquei. Só o modem receptor pode ser bridge (ponte) e é bobagem se não tiver outro para por no lugar. E eu expliquei porque. Se deixar isso em bridge vai perder a cobertura das antenas desse lado, e 50% do wifi. E vai perder duas portas ethernet. De um total de 5 que pode usar.... 40%...

aritimética e as leis da física.

Postado
9 minutos atrás, arfneto disse:

Só o modem receptor pode ser bridge (ponte) e é bobagem se não tiver outro para por no lugar.

Mas foi o q eu falei, acho q você é que não entendeu o q eu disse.

Acho que o modem dele não está em bridge, se estiver, o que ele iria tentar(ligar em outra porta RJ45 no modem) simplesmente não funcionará. Vai saber o que a operadora fez.

Postado
8 horas atrás, PedraX disse:

Como dito pelo colega, saindo do modem de fibra sempre será melhor, mas aí pondero: o segundo roteador deve ser o da wireless, então suponho que você não deixou o modem em modo bridge.

Isso foi você que escreveu, no post #3

1 hora atrás, PedraX disse:

Acho que o modem dele não está em bridge, se estiver, o que ele iria tentar(ligar em outra porta RJ45 no modem) simplesmente não funcionará. Vai saber o que a operadora fez

E isso no #8 depois de outras coisas.

Você sugeriu que ele usasse o modem nesse modo se acaso não estivesse.

Você disse que a "a banda dividirá com a outra porta" e que o wifi seria prejudicado.

Nada disse sobre a operadora.

11 horas atrás, LucasG97 disse:

um o principal onde chega a fibra, e o segundo conectado a cabo no principal para expandir o sinal, entre eles tenho um cômodo, onde quero colocar um cabo para o computador

Se o primeiro ZTE estivesse em bridge ele não pensaria em expandir o sinal, porque só teria um AP na rede.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...