Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@jotazin O correto é usar 2x8 ou 2x16.

Se você quer mais 16gb e sua placa-mãe tem espaço, compre +2 módulos de 8gb exatamente iguais os seus, vai ativar o dual channel e vai extrair mais performance delas.

Poder usar, pode.... mas eu já não faria, pra mim vira uma salada de fruta.

Postado

@jotazin Poder pode, mas não é o recomendado por problemas de estabilidade. Fora que você vai perder o Dual Channel e as memórias RAM  irão trabalhar em frequências mais baixas.

Postado

@GuilhermeGB Engraçado que teve um tópico igual a esse que eu respondi algo semelhante ao que você falou, sobre não ativar o dual channel, e veio alguém me corrigir dizendo que eu estava errado kkkk. Bom, sempre melhor aprender com as pessoas certas, me tirou uma dúvida.

• Curtir 4
  • Haha 1
Postado

@Middoken até "funciona", o CPU-Z deve mostrar que está em dual-channel, mas só funciona em dual-channel enquanto você está usando até 16GB (8GB+8GB com o pente de 16GB sem uso), a partir do momento que o terceiro pente começar a ser usado, o PC passa a operar como e estivesse em single-channel. Esse é o famoso dual-flex.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Arthur Arnemann disse:

@jotazin O correto é usar 2x8 ou 2x16.

Se você quer mais 16gb e sua placa-mãe tem espaço, compre +2 módulos de 8gb exatamente iguais os seus, vai ativar o dual channel e vai extrair mais performance delas.

Poder usar, pode.... mas eu já não faria, pra mim vira uma salada de fruta.

1 hora atrás, Hisoka_ disse:

@jotazin Poder pode, mas não é o recomendado por problemas de estabilidade. Fora que você vai perder o Dual Channel e as memórias RAM  irão trabalhar em frequências mais baixas.

1 hora atrás, Middoken disse:

@GuilhermeGB Engraçado que teve um tópico igual a esse que eu respondi algo semelhante ao que você falou, sobre não ativar o dual channel, e veio alguém me corrigir dizendo que eu estava errado kkkk. Bom, sempre melhor aprender com as pessoas certas, me tirou uma dúvida.

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@Middoken até "funciona", o CPU-Z deve mostrar que está em dual-channel, mas só funciona em dual-channel enquanto você está usando até 16GB (8GB+8GB com o pente de 16GB sem uso), a partir do momento que o terceiro pente começar a ser usado, o PC passa a operar como e estivesse em single-channel. Esse é o famoso dual-flex.

Eu não sei de onde vocês estão tirando que não vai rodar em dual... Vai rodar SIM em dual, desde que tenha a mesma quantidade de RAM em cada um dos canais.

Pode não ter desempenho máximo se a quantidade de ranks for diferente (8+8 são 2 ranks, pentes de 16 tem de 1 e 2 hoje em dia), e pode ser que o setup não consiga manter as mesmas configurações de frequência e timings que conseguia antes. Mas tirando essas outras variáveis, (8+8)  +  16gb é perfeitamente compatível com dual channel sim.

Só não vá fazer a besteira de colocar 8 + (8+16), aí realmente vai avacalhar e rodar em flex. Mas colocando nos slots certos, não é problema.

2 horas atrás, jotazin disse:

Tem certeza absoluta que você precisa de mais RAM? Não é uma boa ideia investir em tecnologia morta, mantenha seu PC com 16gb mesmo que já é suficiente para a maioria das pessoas.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni o uso de três módulos de memória não é recomendado em nenhum caso, sempre vai existir a possibilidade de instabilidade no sistema. Até faz sentido o que você disse de usar os dois pentes de 8GB em um canal só e o outro de 16GB em outro canal, mas ainda é algo que não vale o risco, na minha opinião. Inclusive nenhum manual de placa-mãe cita instruções para instalação de 3 módulos de RAM, até para instalar 1 módulo só tem instrução correta, agora imagina descobrir a combinação "menos pior" para 3.

Postado
8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Imakuni o uso de três módulos de memória não é recomendado em nenhum caso, sempre vai existir a possibilidade de instabilidade no sistema. Até faz sentido o que você disse de usar os dois pentes de 8GB em um canal só e o outro de 16GB em outro canal, mas ainda é algo que não vale o risco, na minha opinião. Inclusive nenhum manual de placa-mãe cita instruções para instalação de 3 módulos de RAM, até para instalar 1 módulo só tem instrução correta, agora imagina descobrir a combinação "menos pior" para 3.

Ah sim, não é o ideal montar um setup do zero nessas condições. Concordo plenamente.

Mas no caso de já ter um setup existente, aí é outra história, o argumento de "troque porque dual channel não funciona" não é verdade. Dizer que pode não funcionar porque tecnicamente qualquer combinação corre esse risco, tudo bem, realmente é menos improvável. Dizer que vai ser mais difícil conseguir boa frequência e timings, tudo bem. Dizer que talvez tenha instabilidade e que tem mais chance de ter que tunar manualmente para resolver, tudo bem. Eu discordo da necessidade de trocar, mas pelo menos esses argumentos tem validade sim.

Mas dizer que vai rodar em single / dual channel não funciona, isso está errado, é informação falsa.

Postado
13 minutos atrás, Imakuni disse:

Ah sim, não é o ideal montar um setup do zero nessas condições. Concordo plenamente.

Mas no caso de já ter um setup existente, aí é outra história, o argumento de "troque porque dual channel não funciona" não é verdade. Dizer que pode não funcionar porque tecnicamente qualquer combinação corre esse risco, tudo bem, realmente é menos improvável. Dizer que vai ser mais difícil conseguir boa frequência e timings, tudo bem. Dizer que talvez tenha instabilidade e que tem mais chance de ter que tunar manualmente para resolver, tudo bem. Eu discordo da necessidade de trocar, mas pelo menos esses argumentos tem validade sim.

Mas dizer que vai rodar em single / dual channel não funciona, isso está errado, é informação falsa.

Geralmente quem já tem 2x8GB no PC funcionando em dual-channel vai simplesmente adicionar um pente de 16GB em um slot qualquer. E considerando que o usuário está fazendo upgrade porque precisa de mais do que 16GB (é que se supõem, pelo menos), então realmente não vai conseguir fazer uso do dual-channel dessa forma. Mas precisaria ver funcionando na prática essa combinação 8+8GB num canal e 16GB no outro canal pra acreditar que funciona de verdade, na teoria tudo é bonito.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Middoken disse:

Eu estava lá também kkkk

Lembro do cara dizer que não perderia dual channel porque placas mais atuais mantém a função reduzindo a frequência ao igualar os modulos, ou algo assim. Mesmo se isso for verdade ficou aquela pulga na orelha duvidando se isso seria estável.

Por sinal, eu uso 4x8 3600mhz cl16, até onde sei é correto, mas não ví sendo citado.

4 horas atrás, Imakuni disse:

Tem certeza absoluta que você precisa de mais RAM? Não é uma boa ideia investir em tecnologia morta, mantenha seu PC com 16gb mesmo que já é suficiente para a maioria das pessoas.

Finalmente completei meu setup e DDR4 já está morto? DDR5 custa um rim, certeza?

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Imakuni disse:

Tem certeza absoluta que você precisa de mais RAM?

Pensei em perguntar o mesmo...

14 horas atrás, Imakuni disse:

Não é uma boa ideia investir em tecnologia morta

Aí eu discordo, DDR4 ainda empurra a 4090.

Então acho que esse ano e no máximo até final do ano que vem.

Ainda dê pra comprar.

Óbvio q vale a pena investir logo do DDR5, mas não são todos que tem condições.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Swalls disse:

Finalmente completei meu setup e DDR4 já está morto? DDR5 custa um rim, certeza?

1 hora atrás, Arthur Arnemann disse:

Pensei em perguntar o mesmo...

Aí eu discordo, DDR4 ainda empurra a 4090.

Então acho que esse ano e no máximo até final do ano que vem.

Ainda dê pra comprar.

Óbvio q vale a pena investir logo do DDR5, mas não são todos que tem condições.

Não é questão de desempenho, é questão de upgrade. O que você comprar de DDR4 hoje, quando quiser subir a plataforma, vai ter que comprar RAM de novo; se comprar DDR5, os mesmos pentes que você comprar hoje, vai poder usar daqui 6~8 anos.

Veja, não estou dizendo para não comprar PC com DDR4, ou que seu PC com DDR4 não presta. Estou dizendo para não comprar mais do que os 16gb necessários se não tiver um bom motivo, pois tudo que comprar, é dinheiro jogado fora (não ajuda nada a curto prazo e é inútil a longo). É bem diferente.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!