Ir ao conteúdo

Posts recomendados

  • guilherme_dr alterou o título para O que são ou significam a letras e números dos modelo de placas-mãe?
Postado

Não dá pra explicar isso de uma forma que você aprenda tudo de uma vez, mas o que você precisa entender é que 99% das placas-mãe levam em seu nome o modelo do chipset que elas utilizam. O chipset da placa-mãe define qual o tipo de soquete que ela utiliza, o que também define os tipos de processadores que possivelmente funcionarão nela. O chipset também determina outros tipos de recursos e conectividades que a placa-mãe poderia ter, mas isso também vai do modelo da placa-mãe.

 

No caso dessa "M5A78L-M LX/BR" identificamos o chipset dela por causa de "78L", ela utiliza o chipset 760G/780L, que é um chipset de entrada para o soquete AM3+. O soquete AM3+ é bem antigo já, foi utilizado até os processadores AMD FX que saíram de linha há muitos anos. O "M5A" é uma nomeclatura própria da ASUS, ela utilizou isso em algumas placas suas. O "M" geralmente é tuilizado após o modelo que identifica o chipset e quer dizer que a placa-mãe segue o padrão de tamanho micro ATX. Quando ela não tem "M", geralmente é uma placa padrão ATX, que é maior. O "LX/BR" seria só o completamente pro modelo, varia de fabricante pra fabricante também, mas se você conhecer o que essas letras finais significam em cada marca, você já consegue saber se é um modelo simples mais focado em baixo custo, ou se é um modelo um pouco melhor construído, por exemplo.

 

Atualmente você encontrará modelos de placas-mãe AMD que utilizam os chipsets A320, A520, B450 e B550, por exemplo, que são chipsets para o soquete AM4, compatível com processadores Ryzen 5000 (e outros). Tem também as placas com chipsets A620, B650 e X670, por exemplo, que são placas para o soquete AM5, para os processadores Ryzen 7000 e 8000, por exemplo.

  • Curtir 2
Postado

Eu entendi o que você quis dizer mas então tem algum site que eu possa me aprofundar um pouco mais sobre isso? porque  olha só: CHIPSET QUE COMEÇAM COM NUMERO 4 = COMET LAKE 10ªGERAÇAO
EX: H410 / B460 /Z490
. Não segue o padrão dos processadores da intel com o 2º número e fica difícil saber qual a geração da placa. 

Postado

@Rene Augusto Negrao Não conheço nenhum site que vá te explicar essas coisas, é algo que você aprende naturalmente conforme estuda sobre o assunto. E outra coisa, não existe regra definida para isso, AMD e Intel gostam de mudar as coisas a cada geração. Você precisa ter uma noção sobre o assunto para olhar as espeficiações de cada placa e identificar o que você precisa saber.

 

Sobre H410, B460 e Z490, não é segundo numero que define a geração, o que define a geração é o 400, os dois últimos digitos só se referem a "classe" do chipset. Por exemplo, os chipsets Intel Hx10 são de entrada, os chipsets Bx60 são intermediários, e os chipsets Zx90 são os topo de linha. Lembrando que o chipset em si não definde se uma placa-mãe é boa ou ruim, isso precisa ser analisado caso a caso, mas geralmente espera-se a maioria das placas Hx10 tenha uma qualidade de construção inferior a maioria das placas Bx60 de mesma geração. Existem exceções onde o contrário ocorre também.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...