Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde.

montei meu pc na quinta-feira passada e configurei tudo certinho com a repartição principal e tudo mais, porém desde, a semana passada na hora de dar boot no pc ele liga e vai direto pra BIOS sem reconhecer o SSD, mas reconhece todo o resto. Porém se eu aperto F10 e dou reboot e aperto DEL ou F2 para entrar na BIOS novamente ele reconhece o SSD, o que fica mais estranho porque ele tá como o em primeiro na lista de boot e entra na BIOS direto. Alguém sabe de algo que pode me ajudar?

Postado

@Zé Vitur  Isso pode ser algum mau contato... Hora reconhece hora não.

 

Não da para descartar um problema com o SSD também, mas tente o mais fácil primeiro.. Tira ele e conecta novamente.

 

Qual é sua placa-mãe? Só tem um slot M.2?

Postado

@Fause  A minha placa-mãe é a MSI B550m Pro-VDH Wifi, hoje mais tarde eu irei realizar isso. Porém as vezes quando eu inicio a tela fica acesa e preta e a luz VGA fica acesa na placa-mãe o que também é estranho visto que ele funciona normalmente. Hoje eu irei ver se pode ser mau contato no HDMI, ou na própria conexão M2 ou se pode ser memória RAM ou algo do tipo.

 

Sobre essa luz VGA acesa, sabe o que pode ser? Porque eu utilizo um processador com Vídeo integrado (5600gt) e a placa reconhece processador e ram normalmente e as vezes a tela fica preta e acesa com a luz VGA acesa

Postado

@Zé Vitur  Tenta fazer um reset na sua BIOS usando os pinos da própria placa-mãe.

 

Olhando na manual da sua placa-mãe, os pinos de CLEAR CMOS ficam próximos as entradas externas tipo portas USB, VGA, Audio etc...

 

Por ali deve ter 2 pinos paralelos que você precisa fechar o curto neles, MAS COM O COMPUTADOR DESLIGADO!!!

 

Desliga o computador, tira ele da tomada, ai sim você fecha curto nesses 2 pinos (pode ser usando um jumper qualquer, qualquer coisa que feche curto neles) por alguns segundos (tipo uns 10 segundos).

 

Depois disso, ligue novamente e veja se normaliza o SSD e o LED VGA.

Postado

@Fause Já ouvi dizer que se der um Restore Defaults na BIOS ou apenas tirar a moeda da BIOS e com o pc fora da tomada segurar o botão power por uns 15 segundos ele reseta, isso é true ou fake?

 

E antes de sair de casa eu fiz um teste e coloquei o Cd como 1º boot e HardDisk (SSD não reconhecido) como 2º boot. Ele deu um boot e depois deu outro boot e iniciou normalmente. Será que é BIOS mesmo? Mas deve ser mau contato, porém só pra deixar claro que testei isso e vai que pode ser outra coisa que você tenha conhecimento.

Postado

@Zé Vitur  Cara não sei te dizer com certeza se "Restore Defaults" tem a mesma função do "Clear CMOS". Na dúvida e na minha opinião... É melhor fazer o processo de Clear CMOS usando o jumper.

 

Retirar a bateria também é eficaz, mas já vi casos em que retirar a bateria não zerada a BIOS... Não sei dizer por que, já que não há nenhuma outra fonte externa sem ser a bateria que mantêm a BIOS configurada, mas enfim. É uma tentativa... Tire a bateria e deixe sem por uns 30 segundos.

Postado

@Fause Opa, boa tarde

 

Fiz o que pude ontem e mesmo assim nada adiantou, olhei a BIOS e informações de volume de SSD e windows e BIOS e até fiz um downgrade da versão da BIOS que tava em beta para uma anterior que é "definitiva" e mesmo assim nada adiantou. Hoje a noite eu irei realizar a última tentativa que é mudar o SSD de Pcie, se não der certo o que você me recomenda? Será que formatar o m2 e dps reinstalar o windows para ver se funciona?

Postado

@Zé Vitur  formatar o M.2 daria na mesma porque o problema raiz é ele não ser reconhecido pela BIOS... Então a formatação não faria diferença.

 

Regredir a BIOS também não seis e foi uma boa ideia, pois você teria que colocar BIOS mais novas que tenha mais recursos e correções... Vai que uma BIOS mais nova ajusta essa questão do reconhecimento.

Postado

@Pedro Vinicius G. C. Infelizmente não consigo, mas acho que o problema não está no NVMe visto que quando eu baixei o W10 pela 1º vez ele foi reconhecido e fez as partições tudo bonitinho, ainda acho que deve ser algo relacionado a config ou BIOS ou o próprio W10

Postado

@Fause Certo, mas sobre regredir a BIOS. Eu apenas regredi ela porque vi em alguns fóruns algumas pessoas falando que as versões em beta estavam dando muitos erros inclusive de reconhecimento de peças e eu regredi para ir para uma definitiva ao invés de uma que está em beta e ambas são desse ano o que é um ponto positivo.

 

Eu já pensei em até deixar assim, porque não interfere no funcionamento do sistema atualmente, ele apenas dá boot direto na BIOS e dps do F10 ele reconhece e da boot novamente. Além disso eu coloquei até speaker para ver se apitava e mandava sinal de algo, mas permaneceu sem beep algum durante todo o processo.

 

Sobre o problema raiz é ele não ser reconhecido pela BIOS, então o que acontece nesse 2º boot que ele é reconhecido pela BIOS?

Postado

@Zé Vitur  Esse é o mistério que estamos tentando descobrir.

 

Por que ele deveria ser reconhecido na BIOS desde o momento que liga o PC... Independente de ser o 1° boot ou o 5° boot.

 

Então salvo ser uma deficiência da sua placa-mãe ou do próprio SSD, ainda é um mistério.

Postado

@Fause sobre essa questão já vi videos espanhóis, ingleses, russos e tal, mas é um problema muito específico que eu nunca tinha visto acontecer em nenhuma outra placa e olha que acompanho Tj Gaming e já ajudei vários amigos com erros de montagem ou de BIOS. Mas é a primeira vez que fico empacado em algo desse tipo

Postado

@Necklace (SSD Icraft MaxSun NVMe 1tb) esse é o modelo, já testei no CrystalDiskInfo e tá com integridade de vida em 100%. O que você pode me ajudar a fazer? porque já nem sei mais kkkkk

  • Haha 1
  • Triste 1
Postado
3 minutos atrás, Zé Vitur disse:

SSD Icraft MaxSun NVMe 1tb

Rapaz....

3 minutos atrás, Zé Vitur disse:

integridade de vida em 100%

Formate o SSD e faça testes de escrita/leitura com o CrystalDISKMark.

Se estiver tudo certo, reinstale o sistema nele.

Uma otimização zerofill também seria boa para realmente testar o aparelho, o programa Defraggler é capaz de fazer isso.

  • Membro VIP
Postado

Lembro de um tópico anos atrás aqui no fórum de um SSD marca diabo desses que reinava para funcionar logo que ligava a máquina. Depois que reiniciava, funcionava. Garimpando na pesquisa do fórum deve achar.

  • Obrigado 1
Postado

@Necklace Pelo programa chamado CrystalDiskInfo, ele mostra a saúde do componente, quantas vezes foi ligado e mais algumas informações e pelo o que eu vi referente ao SSD ele estava com 100% de saúde e é recomendado por técnicos esse programa.

Postado

@Necklace No caso toda vez que o pc tá desligado e eu ligo ele vai direto pra BIOS e ai eu já aperto F10 pra salvar e sair rapidamente e ele já restarta e inicia normalmente reconhecendo o SSD.

Postado

@Necklace Ok, vamos lá. Eu dou boot no pc e ele inicia entrando direto na BIOS, lá dentro aparece a informação de processador, memória, da própria placa. Porém quando vou em armazenamento lá em M2/1 e M2/2 aparece "Empty" que não tem nada. Porém quando eu Salvo e reinicio e aperto DEL + F2 ele vai pra BIOS e nesse 2º boot o SSD já está reconhecido pela placa-mãe.

Postado
5 horas atrás, Necklace disse:

Se o NVMe não aparece listado no BIOS nas vezes que ele não boota direto no sistema, isso significa que é um defeito do próprio SSD.

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...