Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 970 sli compensa hoje em dia?


Posts recomendados

Olá a todos. Em 2015 eu montei um pc com as seguintes configurações (colocarei em baixo). E agora estou querendo dar uma sobrevida a ele ou um ultimo suspiro. Meu orçamento é baixo e cheguei a conclusão que o melhor que eu posso fazer é comprar outra GTX 970 e fazer um sli visto que aqui na minha cidade consigo achar ela por 400 - 500 reais. Da forma que esta o pc ainda da um caldo, ainda consigo rodar os jogos atuais como resident evil 4 remake, hogwarts legacy, setado em full HD de medio pra high e rodando a 30 - 60 fps. Só que infelizmente não consigo ver nenhum teste de jogos atuais rodando em sli, então não faço a menor ideia se vou ter algum ganho ou não. Então minha duvida é, alguém aqui do fórum tem um sli desta placa pra me dizer se compensa ou não fazer este upgrade? Visto que o preço da placa esta barato. Grato desde já.


Specs.
cpu - I7 4790
ram - 16gb
gpu - GTX 970

mb - GA-Z97X-Gaming 3
PSU - corsair cx 750

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SLI morreu há vários anos, e mesmo na época que era alguma coisa ainda, o impacto no desempenho era de razoável para péssimo. Em certos jogos você percebia uma leve melhoria nas médias de FPS, mas as mínimas ficavam pior do que quando o SLI está desativado, ou seja, a sensação de fluidez era pior.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

a sensação de fluidez era pior.

 

Exato. Acho até que o que realmente matou o SLI foi o frametime, sempre ruim da solução. Sem falar da compatibilidade... a maior parte dos jogos não tinha suporte a isso até na época.

 

Os R$ 800 a 1000 são melhores investidos numa RTX 2060 ou RX 6600 usadas, que vão ter performance muito superior as 970 SLI, mesmo nos cenários mais favoráveis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendo pessoal, na época eu montei essa config justamente pra fazer um sli, mas os problemas da época me fizeram desistir. A minha esperança é que nestes 10 anos de otimização de drivers a nvidia tinha dado um jeito meio que sem querer de não depender tanto dos devs de games para otimizar dos jogos em sli. O que me animou foi um Vídeo de 2021 que eu vi a comparação entre sli de 970 e uma GTX 1080, onde o desempenho do sli foi absurdo ficando uns 10-15 fps menor que a 1080.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Maicon Felipe Camargo disse:

Compreendo pessoal, na época eu montei essa config justamente pra fazer um sli, mas os problemas da época me fizeram desistir. A minha esperança é que nestes 10 anos de otimização de drivers a nvidia tinha dado um jeito meio que sem querer de não depender tanto dos devs de games para otimizar dos jogos em sli. O que me animou foi um Vídeo de 2021 que eu vi a comparação entre sli de 970 e uma GTX 1080, onde o desempenho do sli foi absurdo ficando uns 10-15 fps a menos que a 1080.

Então, o problema é que é mais fácil vender sua placa atual, somar com a grana da segunda e já comprar uma única mais moderna. Com esses ~1k totais, você pega uma Rx 6600 e dá tchauzinho para um SLI de 970.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Imakuni disse:

Então, o problema é que é mais fácil vender sua placa atual, somar com a grana da segunda e já comprar uma única mais moderna. Com esses ~1k totais, você pega uma Rx 6600 e dá tchauzinho para um SLI de 970.

Tem razão, eu tinha cogitado essa possibilidade também, mas ainda estou meio receoso se terei algum tipo de gargalo. Afinal meu processador é de 10 anos atrás. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Maicon Felipe Camargo disse:

Tem razão, eu tinha cogitado essa possibilidade também, mas ainda estou meio receoso se terei algum tipo de gargalo. Afinal meu processador é de 10 anos atrás. 

Não interessa. Seu orçamento não permite trocar o processador também, então o jeito é ir na melhor placa que puder comprar; fim de papo.

 

De novo, venda sua 970 e depois decida quanto você está disposto a investir numa GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maicon Felipe Camargo a porcentagem de jogos que suportavam SLI anos atrás era baixa, hoje esses games quase nem existem. Os que ainda dão suporte nem mencionam isso explicitamente, porque é algo irrelevante.

 

54 minutos atrás, Maicon Felipe Camargo disse:

O que me animou foi um Vídeo de 2021 que eu vi a comparação entre sli de 970 e uma GTX 1080, onde o desempenho do sli foi absurdo ficando uns 10-15 fps menor que a 1080.

A exceção da exceção. Acho que eu vi o mesmo vídeo que você, é meio vídeo "cherry-pick", ou seja, o cara pega apenas os melhores casos para mostrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!