Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal. Vou deixar aqui a minha configuração atual e a que cogitei adquirir, e gostaria que me dissessem se o novo kit vale a pena, ressaltando que meu foco é jogar FPS competitivo, como jogos principais Rainbow Six Siege, Overwatch 2, Call of Duty Warzone, Valorant e Fortnite. 

PC atual:

• Processador AMD Ryzen 5 3600XT;.
  • Placa de Vídeo Sapphire Pulse AMD Radeon RX 5700 XT, 8GB, GDDR6 BE;
  • Placa-Mãe Gigabyte B450M Gaming;
  • Fonte Corsair 650W 80 Plus White VS650;
  • WaterCooler Cooler Master MasterLiquid ML240R;
  • Monitor AOC Hero 23,5 144hz 1ms;
  • Memória HyperX Fury RGB, 2X16GB, 2400MHz, DDR4, CL15;
  • SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2;
  • HD Seagate BarraCuda, 2TB, 3.5´, SATA;
  • Gabinete NZXT H510 Mid Tower.

PC novo: (R$9400);

• Processador AMD Ryzen 7 7700X;
  • SSD Rise Mode 1TB Gamer Line, SATA;

• SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2. (que eu já possuía);

• placa-mãe Gigabyte B650M H, AMD AM5, MATX, DDR5;

• memória RAM Lancer XPG, 2x16GB, 5200MHz, DDR5, CL38;

• WaterCooler Cooler Master MasterLiquid ML240R (que eu já possuía);

• Monitor AOC Destiny 24,5 240hz 0.5ms;

• Fonte MSI MAG A750GL, 750W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo;

• Placa de Vídeo RTX 4070 ASUS Dual O12G Evo, 12GB GDDR6X.

• Gabinete NZXT H510 Mid Tower (que eu já possuía).

Gostaria de saber também se há uma boa compatibilidade entre as peças da nova máquina, e o que daria pra melhorar.

Postado
2 minutos atrás, Pedro HSM2 disse:
  • Processador AMD Ryzen 7 7700X

Se você não puder investir logo no 7800X3D, eu sugiro ficar no 7600 mesmo, pois ele não fica muito longo do 7700X. O 7600 já oferece um alto nível de desempenho em jogos por causa da arquitetura recente, entregando desempenho similar a um 5700X3D. Inclusive o 5700X3D seria um possível upgrade para sua máquina atual sem gastar tanto.

4 minutos atrás, Pedro HSM2 disse:
  • placa-mãe Gigabyte B650M H, AMD AM5, MATX, DDR5

Eu não investiria numa placa-mãe "capada" como essa. A linha "H" da Gigabyte é focada em baixo custo, então economiza em vários pontos da construção, como a falta de dissipador no VRM, a falta de um segundo slot para SSD NVMe, até a falta de quatro slots para RAM (desde que você já invista em 2x16GB, isso não seria um problema). Placa-mãe boa para AM5 custa acima dos R$1.200, geralmente, mas talvez dê pra achar alguma ainda nos R$1.000.

6 minutos atrás, Pedro HSM2 disse:
  • memória RAM Lancer XPG, 2x16GB, 5200MHz, DDR5, CL38

Recomendo investir em RAMs pelo menos 6000MHz CL36, um kit 2x16GB assim sai por R$840. Não vale tanto a pena investir em frequências "baixas" como 5200MHz, ainda mais com latências altas assim (para 5200MHz CL38 está alto). Lembrando que o desempenho da RAM também influencia no desempenho do processador (principalmente os AMDs).

13 minutos atrás, Pedro HSM2 disse:
  • Monitor AOC Destiny 24,5 240hz 0.5ms;

• Placa de Vídeo RTX 4070 ASUS Dual O12G Evo, 12GB GDDR6X.

Monitor 1080p para um RTX 4070 não é uma ideia muito interessante, esse nível de placa é para 1440p. Se o foco for jogos competitivos em qualidade gráfica e resolução mais baixa para subir os FPS no máximo, placas abaixo da RTX 4070 já fazem isso. Da sua lista, os únicos jogos que seriam mais pesados para GPU seria o Warzone com gráficos mais altos e o Fortnite com todos os recursos da Unreal 5 ativados.

8 minutos atrás, Pedro HSM2 disse:
  • Fonte MSI MAG A750GL, 750W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo;

Prefiro investir num XPG Core Reactor ou numa SuperFlower LEADEX III que são fontes mais conhecidas, eu não sei se esse modelo estaria no mesmo nível delas duas.

Resumindo: investimento em AM5 agora é válido, desde que você faça um investimento pensando no longo prazo. Se for pra economizar em placa-mãe e RAM, por exemplo, eu já nem acho uma boa investir, porque você pode acabar tendo que trocar essas peças bem mais cedo que o esperado.

Postado
18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se você não puder investir logo no 7800X3D, eu sugiro ficar no 7600 mesmo, pois ele não fica muito longo do 7700X. O 7600 já oferece um alto nível de desempenho em jogos por causa da arquitetura recente, entregando desempenho similar a um 5700X3D. Inclusive o 5700X3D seria um possível upgrade para sua máquina atual sem gastar tanto.

Em relação ao 7800X3D, o que você acha sobre o R9 9700X? Eles estão ambos pelo valor de R$2500.

19 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu não investiria numa placa-mãe "capada" como essa. A linha "H" da Gigabyte é focada em baixo custo, então economiza em vários pontos da construção, como a falta de dissipador no VRM, a falta de um segundo slot para SSD NVMe, até a falta de quatro slots para RAM (desde que você já invista em 2x16GB, isso não seria um problema). Placa-mãe boa para AM5 custa acima dos R$1.200, geralmente, mas talvez dê pra achar alguma ainda nos R$1.000.

placa-mãe Gigabyte B650M Gaming (Rev.1.0), AMD AM5, mATX, DDR5, RGB, WiFi - O que acha dessa? Não sei se ela tem suporte pra memórias de 6000mhz.

23 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Monitor 1080p para um RTX 4070 não é uma ideia muito interessante, esse nível de placa é para 1440p. Se o foco for jogos competitivos em qualidade gráfica e resolução mais baixa para subir os FPS no máximo, placas abaixo da RTX 4070 já fazem isso. Da sua lista, os únicos jogos que seriam mais pesados para GPU seria o Warzone com gráficos mais altos e o Fortnite com todos os recursos da Unreal 5 ativados.

Qual placa você recomendaria?

Postado
13 minutos atrás, Pedro HSM2 disse:

Em relação ao 7800X3D, o que você acha sobre o R9 9700X? Eles estão ambos pelo valor de R$2500.

Deve estar se referidno a um 7900X, mas ele não é bom para jogos como o 7800X3D. Não existe processador no mundo mais rápido que o 7800X3D para jogos atualmente.

Mantenha em mente que quantidade de núcleos não é a coisa mais importante para rodar games, um Ryzen 9 seria inútil numa máquina gamer, em 99,99% dos jogos ele se sai igual a um Ryzen 7 em em boa parte até igual a Ryzen 5 da mesma geração. Alguns jogos se beneficiam sim de alguns núcleos extras, mas ter demais, igual o Ryzen 9 tem, não serve pra nada.

O que melhora o desempenho do processador em jogos são as melhorias geracionais, o que melhora o desempenho de cada núcleo do processador individualmente. E no caso dos AMD, a quantidade de cache L3 também tem grande impacto, por isso que os processadores "X3D" conseguem se sair bem melhores nos jogos. Os processadores X3D contam com 96MB de cache L3 contra os 32MB dos CPUs normais. Repare que esse cache extra num 5700X3D faz ele se igualar a um 7600 que está numa geração mais nova.

14 minutos atrás, Pedro HSM2 disse:

placa-mãe Gigabyte B650M Gaming (Rev.1.0), AMD AM5, mATX, DDR5, RGB, WiFi - O que acha dessa?

É uma placa melhor, bem mais interessante.

14 minutos atrás, Pedro HSM2 disse:

Não sei se ela tem suporte pra memórias de 6000mhz.

O suporte não depende da placa-mãe, e sim do processador. E 6000MHz é uma frequência suportada pelos CPUs Ryzen 7000, ela poderá ser atingida através de XMP ou EXPO, que é algo que você precisará ativar na BIOS a primeira vez que ligar o PC. Dá pra economizar com 5600MHz CL36 também, mas como a diferença costuma ser pequena, acho que vale mais ir de 6000MHz.

15 minutos atrás, Pedro HSM2 disse:

Qual placa você recomendaria?

Se fosse você eu esperaria ano que vem pra trocar de placa de vídeo, sua placa de vídeo ainda dá conta de rodar bem todos esses games que você citou. Novas placas vão sair entre o fim desse ano e metade do ano que vem, teremos opções novas melhores, e as atuais também vão cair de preço. A simples melhoria de processador já aumentaria seu FPS em jogos simples como Valorant, CS:2, Overwatch 2. Jogos como Warzone e Fornite ainda ficariam meio limitados pela placa de vídeo, mas jogando no baixo você conseguirá uma alta taxa de quadros.

Das opções de placas ainda boas para 1080p, acho que nenhuma valeria seu upgrade, talvez a RX 7700 XT seria uma opção legal ainda (10-15% mais lenta que a RTX 4070, só que R$700-1.000 mais barata). A RTX 4070 seria interessante para investir em 1080p se fosse mais barata. Mas no preço que ela está, valeria mais pra jogar em 1440p aproveitando o DLSS. Em muitos jogos até daria pra jogar em 1440p nativo também.

E falando em resolução/monitor, eu acho que sua troca de monitor não é interessante, sair de 144Hz para 240Hz pode não te garantir uma experiência melhor na gameplay. Eu tentaria focar num upgrade de resolução, mas vai de cada um.

Postado
3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Deve estar se referidno a um 7900X, mas ele não é bom para jogos como o 7800X3D. Não existe processador no mundo mais rápido que o 7800X3D para jogos atualmente.

Isso mesmo. Mas você me recomendou comprar memórias de 6000mhz, e no site da AMD consta que o 7800X3D suporta até 5200mhz, é isso mesmo?

image.png.9260100164c2d92cd5820a81da7a025b.png

Postado

@Pedro HSM2 oficialmente o suporte é para 5200MHz, mas um dos funcionários da AMD já afirmou que 6000MHz seria o "sweet spot" para Ryzen 7000, ou seja, melhor equilíbrio de preço x desempenho.

O vídeo abaixo mostra alguns comparativos do desempenho de um 7700X combinado com várias configurações de memória RAM, repare que geralmente os timings fazem mais diferença do que as frequências em si. Os melhores resultados aí estão com RAMs super tunadas, com timings bem baixos, o que seria algo bem caro aqui no Brasil. Mais embaixo do gráfico você vê o desempenho de uma RAM 5200MHz CL36, que seria levemente superior as 5200MHz CL38 que você citou antes. Veja que essas RAMs 5200MHz CL36 em alguns casos resultam no desempenho do processador em jogos 20% abaixo de RAMs 5600MHz CL28 ou 6000MHz CL30, por exemplo.

O que eu sugiro é você comprar RAMs "menos piores" que puder, mas sem gastar tanto, e conforme a tecnologia avançar no futuro, com RAMs melhores ficando mais baratas, o ideal seria troca-las junto com um processador mais novo. Seria igual muitas pessoas hoje que utilizam CPUs Ryzen 1000/2000 com RAMs de 2400MHz e quando vão fazer upgrade para Ryzen 5000 podem acabar ficando com desempenho abaixo do normal por causa da memória RAM lenta.

• Curtir 1
  • STAR ALPHA alterou o título para PC Gamer R$ 9400: R 7 7700X, Gigabyte B650m H, 32 Gb RAM, RTX 4070 12 Gb ASUS?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...