Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! Estou pensando em montar ou atualizar meu PC para jogos e estou em dúvida sobre qual processador escolher. Gostaria de ouvir suas opiniões e experiências sobre os processadores Intel e AMD em termos de desempenho, custo-benefício e compatibilidade com os jogos mais recentes. Qual deles oferece o melhor desempenho em jogos. de alta demanda? E quais são as vantagens e desvantagens de cada um? Agradeço desde já pela ajuda na minha decisão!

Postado

Qual sua configuração atual?

Na situação do gamer brasileiro médio, AMD é a melhor escolha. Sua plataforma é mais barata, upgrade após muitos anos é viável e entregam muita performance custando menos que os da Intel.

  • Curtir 1
  • Moderador
Postado

@sanudmd Olá, seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware!

Pra saber qual a melhor opção pra você, é bom que saibamos algumas coisas:

 

Qual a sua configuração atual, quanto você tem disponível para investir no upgrade e também quais são os jogos que você pretende rodar.

  • Curtir 2
Postado

Atualmente não há vatagem prática pra qualquer marca, o certo é ver qual modelo de cada marca te atende melhor e escolher o que estiver mais barato no dia que for comprar. Deve-se lembrar que cada modelo de Processador só aceita placas mães compatívies (então o prec deve ser Processador+placa-mãe).
Você quer mesmo um computador para jogar, ou pode ser um videogame? Um Xbox com gamepass tem um custo beneficio quase imbatível para se jogar na atual geração, se tu comprar um Playstation com leitor de disco, dá pra economizar bastante comprando jogos usados. Se teus jogos são exclusivos de PC, ou tu só gosta de jogar com teclado e mouse, tem que ser PC mesmo.

Quando postar aqui as tuas configurações, fale também sobre a resolução do monitor que você tem e se você pretende trocar.

Talvez AMD tenha um cusco melhor a longo prazo, pois as atuais placas mãe para processadores AMD vão aceitar processadores por alguns anos. Não sabemos se as placas intel aceitarão processadores do futuro, mas a intel não costuma fazer isso e como a marca ainda é lider de mercado, talvez continuem fazendo o consumidor ter que gastar mais para comprar placa-mãe.
Por outro lado, se você comprar um bom conjunto de placa e processador hoje, talvez conseguirá vender o conjuto completo no futuro com mais facilidade, então essa vantagem da AMD se torna difícil de avaliar.

  • Curtir 1
Postado

Ambas fabricantes tem modelos de entrada, intermediários e top de linha e atualmente, dependendo da faixa de preço, a vantagem vai pra uma ou pra outra.

  • Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Tseva disse:

Não sabemos se as placas intel aceitarão processadores do futuro, mas a intel não costuma fazer isso e como a marca ainda é lider de mercado, talvez continuem fazendo o consumidor ter que gastar mais para comprar placa-mãe.

 

Pode apostar que as atuais placa-mãe LGA1700 não terão novos CPUS, esse soquete já deu o que tinha que dar, e foi esticado até demais, vide os recentes problemas de instabilidade do i7-14700K, i9-14900K devido ao alto consumo. E foi uma exceção o fato deste soquete LGA1700 ter suporte para três gerações, ou melhor revisões - 12ª, 13ª, 14ª, a regra da Intel é uma, duas gerações/revisões.

 

O único Intel que vale a pena é o i5-13600K/14600K porque tem uma boa relação custo/desempenho, mas pelo valor dele compra um Ryzen AM5 - plataforma que permitira alguns upgrades de CPU.

 

Em resumo um Intel custará mais caro para um mesmo nível de desempenho e forçara a compra de uma nova placa-mãe daqui dois anos.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...