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Impressora Brother HL-1212W sem sinal de vida, tentando identificar o defeito.


Ir à solução Resolvido por Pincipi,

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Já comprei assim no mercado livre por R$ 99,00 mais o frete de R$ 43,50.

No anúncio tinha a descrição de defeito, sucata para aproveitamento de peças, que não liga, nem dá sinal de vida e está com a trava da tampa quebrada.

Eu decidi em fazer a compra porque estava anunciada como HL-1202 e nas fotos aparecia escrito (na tampa e na etiqueta traseira) HL-1202 mas, na frente aparecia o botão cinza característico da HL-1212W, achei que seria algum modelo antigo ou que não conhecia o que me atiçou a curiosidade sobre o botão cinza.

Quando chegou aqui havia uma etiqueta de lacre sobre um dos parafusos de trás:

1.jpg.0ede2477cf26d4c5ffe965989ba709f7.jpg

A qual não aparecia nas fotos do anúncio e tanto na tampa dianteira como na etiqueta traseira esta escrito HL-1212W, diferente das fotos.

Quando se compra coisas assim sempre existem surpresas tanto para o vendedor como para o comprador, imagino eu que o vendedor colocou a etiqueta para se garantir de uma eventual devolução, já que é comum ver reclamações das pessoas comprarem, trocarem as peças que precisam e devolver a mercadoria com as peças ruins alegando que desistiram da compra.

Pode ser que ele tenha tirado as fotos de uma impressora e entregou outra como também pode ser que estava com as tampas trocadas e desfez a troca antes do envio. Só deus sabe

E para quem compra as surpresas também são muitas pois eventualmente pode ser que juntaram todas as peças ruins numa impressora só e passaram a diante como sucata para aproveitamento de peças sem garantia ou devolução.

Os riscos são iguais para ambas as partes.

Identifiquei pela numeração de série a provável data de fabricação, a letra "D" correspondente ao mês de abril e o número "0" correspondente ao ano 2000, 2010 ou 2020, nesta parte do ano só tem como se ter uma estimativa se a impressora ligar e acessar as configurações com a data da primeira vez em que foi ligada.

Uma impressora desta usada hoje em dia se encontra à partir de R$ 589,00. A HL-1202 se encontra à partir de R$ 400,00. A diferença é que a 1212 tem impressão sem fio e a 1202 só imprime com cabo USB.

Liguei na tomada e apertei o botão de ligar confirmando o diagnóstico de não ligar e não dar sinal de vida porque nada ocorre, nenhum LED se acende e nenhum barulho faz.

Eu já comprei uma HL-1202 com o mesmo sintoma e identifiquei o defeito como sendo na placa principal, porque ao colocar outra placa principal no lugar a impressora funcionou normalmente.

Minha aposta inicial quando fiz a compra é que esta aqui vai ter exatamente o mesmo problema na placa principal.

Depois de abrir parcialmente a impressora, remover a tampa lateral pude visualizar a diferença com a 1202 que é a placa de wifi:

2.thumb.jpg.36ec1afe66396ec29879cae89d10e266.jpg

Quando eu desmontar outra HL-1202 vou fazer um comparativo melhor com todos os detalhes de diferenças entre elas na intenção de saber quais peças podem servir ou numa ou noutra e quais só funcionam na impressora especifica.

Após acessar a fonte cheguei ao primeiro indício da origem do defeito:

3.thumb.jpg.e41e039b46f438e39392105214bbaba5.jpg

O capacitor KXG 200V 180uF (M) 105 graus 9(T) NY está visivelmente estufado e bem à frente da sua posição tem as marcas do que foi expelido dele:

4.thumb.jpg.b240eda91bc0b06254a2f829054897bb.jpg

Ao passar um pano a sujeira se removeu fácil e o metal ainda não oxidou, o que me faz acreditar que foi algo recente porque se fosse antigo o metal já estaria enferrujado pela ação do eletrolítico.

Testei a fiação da fonte e está entrando energia normal.

Abaixo o detalhe do capacitor:

5.jpg.54cc7cf59b21db0583cd11685f32a776.jpg

Encontrei fácil na internet e em alguns anúncios é especificado que é próprio para fonte de impressora, só achei muito caro o preço dele.

Antes de ir procurar em loja física pretendo descobrir quais são compatíveis. Se você souber quais podem substituir ele, comenta ai que eu agradeço.

Na minha coleção de capacitores usados eu não encontrei nenhum igual.

No demais a impressora não tem nenhum sinal de que já foi desmontada ou passou por manutenção, não encontrei nenhuma marca de dedos ou marcas de chave de fenda nos parafusos ou ausência deles. Geralmente quando passa por manutenção ficam diversas marcas neste sentido.

Tem um vídeo muito bom e explicativo na internet de uma mesma impressora que foi ligada em 220V:

Se este foi o caso desta impressora, vou tentar seguir os passos e trocar as peças mencionadas no vídeo para ver se a fonte volta à vida mas, antes, quando eu tiver um tempo, vou desmontar uma HL-1202 que tenho aqui e usar a fonte dela para ver se a impressora liga.

É isso, façam suas apostas, se eu vou conseguir resolver ou não o problema.

Mesmo que não resolva, pretendo vender as partes boas em separado para tentar reaver o valor investido.

 

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Na sequência, desmontei a 1202 e coloquei lado a lado para comparar:

1.thumb.jpg.f47d3cafbf4d2a29664406c46e0a0311.jpg

A placa lógica da 1202 é bem menor que a da 1212 e os chicotes também são diferentes:

2.jpg.bf414f6b3477126ea96abf7ca5708985.jpg

O da 1202 não tem um fio que está presente na 1212.

A fonte é idêntica:

3.thumb.jpg.e3d2b2748358fbf9da066b14964eb3f9.jpg

Só mudam alguns números com exceção do número do catálogo de peças LT2431001 o que comprova que realmente a mesma fonte serve nas duas. (Eu não sei porque a foto sai de lado, aqui no meu computador ela está deitada)

4.thumb.jpg.1c78b02368ac88769acfe9724727e509.jpg

Os componentes são quase idênticos mas, a disposição deles é igual e também tem poucas diferenças nas coisas escritas, a fonte de baixo (da HL-1212W) está sem o capacitor que foi removido.

5.thumb.jpg.69bb5bd3711aa0ec9e9ca74866f56fa6.jpg

Na vista frontal onde tem os LEDs e os botões tem apenas de diferente a plaquinha presente na 1212 com o botão verde e ausente na 1202.

 

Já na parte das tampas laterais da carcaça visto por dentro:

6.thumb.jpg.dd56638aee3d6da2772884c1de56f134.jpg

O meu cérebro deu um nó porque na 1202 só tem um botão de liga e desliga, no destaque em vermelho o ponto onde ele pressiona o interruptor que no caso da 1212 é o mesmo que é acionado pelo botão do wifi, enquanto que o botão de liga e desliga aciona o interruptor verde da plaquinha ausente na 1202.

Eu achava que pela lógica o interruptor de liga e desliga seria o mesmo mas, não é.

E agora a visão frontal mostrando melhor a diferença de uma para a outra:

9.jpg.548afa91df3ce8f3a52f120a41f88965.jpg

Aproveitando, para finalizar, o interior da tampa da 1212 vem com as seguintes marcações:

7.jpg.042fcc69c253d5f37366a6ad6adeca69.jpg

LJA019 que é a referência do catálogo de peças. Tem também a setinha no número 20 que provavelmente indique o ano de fabricação 2020, as demais marcações eu não tenho ideia do que sejam.

Já a tampa da 1202:

8.jpg.a1592b7aca5aa1b1803226729957981f.jpg

Vem a referência do catálogo de peças LJA074 e a setinha no número 2 e pelo número de série dela eu sei que foi fabricada em janeiro de 2015, sendo ligada pela primeira vez em 28/07/2016 de acordo com a folha de diagnóstico que imprimi.

Então, pela lógica, a tabela maior tem uma marca entre as colunas 1 e 15 correspondente a janeiro de 2015 e voltando na marcação da tabela da 1212 tem a marcação correspondente nas colunas 3 e 20 significando que a peça foi fabricada em março de 2020.

Agora falta saber o que indica o ABCDEF e a setinha com os números em volta.

 

Após me divertir com as descobertas eu instalei a fonte da 1202 (boa e funcionando) na 1212 e ocorreu que ela ligou normalmente com o estalo inicial característico, piscar de luzes e puxou uma folha até ela sair em branco, permanecendo com o LED piscando assim como filmei:

Neste momento me dei conta que a impressora está falando comigo, só não sei ainda o que ela quer dizer, preciso ler o manual e tentar entender o significado do piscar de LED.

Eu tentei desligar pressionando um botão por um tempo e depois o outro botão e nada, não desligou.

Ai eu pressionei os dois ao mesmo tempo e desligou.

Também testei abrir a tampa com ela desligada e o piscar dos LEDs mudou, o que me fez acreditar que não deve haver algum problema na trava da tampa, conforme a descrição do vendedor.

Foi tudo muito bom e divertido até agora mas, acabou meu tempo e minha próxima agenda vai estar em tentar recuperar a fonte e em descobrir o que está acontecendo com a impressora ou o significado do código de erro.

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Continuando, no site da brother tem o significado do piscar dos LEDs:

https://support.brother.com/g/b/faqend.aspx?c=br&lang=pt&prod=hl1212w_us_eu&ptn=2&faqid=faq00000170_026#5

Pelo que entendi ela está piscando o LED de erro (vermelho) a cada 1,5 segundo, ou seja, traduzindo, está dizendo que o toner acabou e que precisa ser substituído.

 

Resumindo a situação até aqui; quando pluguei na tomada e apertei o botão de ligar e não ligou a impressora me disse: Morri!

Quando tentei ligar com o botão pressionado e não fez nada, ela me disse: Não está vendo não que eu estou morta? Vê se faz alguma coisa ai?

Quando abri a carcaça e vi o capacitor estufado ela disse: Minha fonte já era, dá para quebrar meu galho e trocar?

Quando troquei a fonte e liguei, ela acendeu os LEDs normalmente fez barulho e ejetou uma folha em branco para parar e ficar piscando LED de erro, ela disse o seguinte: Valeu! Obrigado! Voltei à vida, pelo que me lembro eu estava executando uma impressão e não terminei o trabalho antes de apagar e também meu toner acabou, tem como trocar por outro?

Pronto, agora podemos começar com o próximo nível de diálogo, para quem não sabe, esta impressora também se comunica través de páginas impressas, basta saber perguntar do jeito certo, seguido uma combinação e teclas e movimentos para ela lhe responder.

Primeiro eu tentei a combinação de com ela ligada apertar e soltar 3 vezes o botão de ligar, nada mudou e tentei várias vezes sem sucesso, o objetivo seria ela imprimir uma página de teste de impressão, independente do fato de estar indicando toner acabado.

Ai eu tentei o esquema de apertar e soltar sete vezes o botão de ligar para que ela ignorasse temporariamente que o toner acabou e continuasse a imprimir, também várias tentativas sem êxito.

Tentei também com ela fora da tomada manter o botão de ligar pressionado, colocar na tomada, ver os dois LEDs acesos e soltar o botão; ela ligou e entrou no modo de piscar os dois LEDs juntos e em seguida apagar e apagar o outro para acender os dois de novo, isso por alguns segundos até ela dar um estalo e entrar no modo de pronto, com o LED verde acesso e o LED do Wifi piscando lentamente.

Nem cheguei a procurar o significado disso tudo mas, me deu a entender que a partir de agora ela está pronta para comunicação por folhas impressas.

Desliguei pressionando os dois botões e com ela desligada e plugada na tomada mantive pressionado o botão de ligar, os dois LEDs acenderam, abri a tampa e um LED apagou, fechei a tampa e soltei o botão, depois pressionei e soltei uma vez o botão, como resultado ela imprimiu a seguinte página:

 

1.jpg.0b03a69759ab4ce2f6d31be7f8fc9b22.jpg

O test print, que ao ser observado me disse que está tudo certo e perfeito, não existe nenhum defeito ou falha de impressão, eis ai mais uma boa surpresa.

Meu objetivo inicial seria imprimir primeiro a página de manutenção mas, não consegui ainda,

Depois de imprimir esta página ela entrou no modo de pronto com o LED acesso, ai eu pressionei e soltei 3 vezes o botão, tendo como resultado as seguintes três páginas:

2.jpg.3d2d88f6e1a9bd813e7e86c9bdfdcfbb.jpg

Eu juntei na foto as páginas 1 e 2.

Ai eu pude ver que o número de série bate com o número de série da tampa traseira, bem como outros detalhes técnicos como versão do firmware e configurações de uso.

No destaque em vermelho 1 aparece a porcentagem de uso do toner em 0%, eis ai a impressora me dizendo: Eu te disse que o toner acabou!

No destaque 2 outra surpresa, o contador está em apenas 953 páginas, ai a impressora me diz: Estou novinha com pouco uso!

No destaque 3, o histórico de erros que comumente tem os dez campos preenchidos com algum erro, a impressora me diz que ao longo da vida dela quando ela chegou em 774 impressões avisou que o toner estava acabando, com 924 impressões atolou um papel ou deu uma engasgada ou enroscada com o papel dentro da impressora, depois com 952 impressões ela chegou no final de contagem do toner avisando que acabou e parou de imprimir, ai na mesma contagem de impressões ela foi ligada sem o DRUM e também sem o Toner antes de ser ligada novamente com os insumos presentes e voltar a registrar que o toner precisa ser trocado, ou seja, provavelmente tentaram fazer ela funcionar sem zerar a contagem do toner.

A partir dai ocorreu o evento que estufou o capacitor.

As hipóteses seriam que foi ligada em outra tomada de 220V ou que simplesmente o capacitor fadigou e explodiu, isso só pode ser melhor determinado quando trocar o capacitor, se voltar a funcionar era apenas o capacitor e se não voltar a funcionar e ser necessário trocar outros componentes, a probabilidade de ter sido ligada em 220V é alta.

Indo para a terceira página:

3.jpg.2f0870f80cc996926a3a3cd27cb177a1.jpg

Vemos que o Wifi dela funcionou sem problemas recebendo ao todo 15.264 Bytes e transmitido 757 Frames, tendo a sua rede nomeada como PICHAU com senha, essa parte da rede eu ainda não sei como funciona a conexão, só sei por enquanto que ela não está conectada.

A página de impressão de manutenção eu só consegui usando o seguinte esquema:

Com a impressora plugada na tomada e desligada, manter o botão pressionado até os LEDs acenderem, abrir a tampa e ver o LED de erro apagar e o LED verde se manter aceso, retira a unidade de cilindro e o LED de erro se acende, com os dois LEDs acesos solta o botão e eles se apagam, recoloca o cilindro e fecha a tampa, pressiona e solta o botão duas vezes e o LED de erro acende, pressiona e solta o botão uma vez e a impressão se inicia, dando o seguinte resultado:

4.jpg.7b6253e3f69db0551cc8b4645ffde143.jpg

Esta é a página de manutenção que eu queria ter imprimido primeiro, antes das demais.

Nela vem o serial, a firmware, a porcentagem do toner e do DRUM, a contagem de impressões seguido por mais informações.

No destaque 1 tem que foram impressas 956 folhas e que o DRUM vai durar por mais 12.498 impressões, não que realmente o DRUM vai durar isso, na realidade a impressora faz uma contagem e quando chega a zero ela trava dizendo que o DRUM deve ser trocado, mesmo que coloque um novo ou mantenha o velho ela continua travada, só vai voltar a funcionar quando zerar de novo o contador através de um procedimento de combinação de botões e movimentos, ou seja, dizer a impressora que a contagem recomeçou.

No destaque 2 a mesma lista de erros porém, com uma pequena divergência no número sete, na folha anterior indica toner baixo com 774 impressões e aqui indica sem papel com 595 impressões.

No destaque 3 uma informação que me interessava mais, aqui indica que está ainda no toner inicial, o toner que veio de fábrica e que ainda não foi inserido nenhum outro toner com a engrenagem reset zerada ou realizada combinação de botões e movimentos para zerar o contador.

No item total paper jams, indica que nunca faltou papel no sensor do tracionador e nem no primeiro sensor dentro da impressora mas, indica que uma vez o sensor de falta de papel foi acionado na parte do fusor.

No destaque 4 consta que a impressora tem 595 horas de uso ligada ou cerca de 25 dias e que neste período foi ligada 48 vezes, sendo pela primeira vez em 16 de fevereiro de 2021.

Por isso que eu queria imprimir primeiro esta folha, para saber quantas vezes ela foi ligada antes de eu pegar ela e ficar ligando e desligando procurando descobrir o defeito.

 

Agora que terminei meu interrogatório e a impressora falou tudo que ela sabia, só me resta tentar fazer a instalação via USB ou via Wifi para comprovar que está tudo certo mesmo e se a impressora vai me mostrar pelo computador qual é a sua situação, depois fica na lista a questão do capacitor e talvez outros componentes da fonte.

 

Voltando no assunto da fonte, no comércio se encontram várias ofertas desta fonte, a mais barata está em R$ 200,00 com o frete grátis, também tem o capacitor a partir de R$ 70,00 com o frete aqui no Brasil, no exterior sai mais barato aparentemente sem se levar em conta os impostos mas, estamos passando por muitas mudanças neste sentido e é bem provável que o valor saia mais caro do que comprar no Brasil. Tem a opção da Rua Santa Efigênia, se lá custar até R$ 5,00 cada capacitor, compensa fazer o reparo.

Se levar em conta os preços da impressora nova e da usada, bem como os preços das peças de reposição, 100% retiradas de impressoras usadas já que não existe oferta no comércio de peças novas, praticamente qualquer componente que vier a dar defeito acaba condenando a impressora a perda total porque sai mais barato comprar outra e vender a usada como sucata.

Sem levar em conta a questão da mão de obra; basicamente temos o técnico reparador com conhecimento em eletrônica que vai analisar e reparar os componentes da fonte e tem o técnico trocador de peças que não tem conhecimento de eletrônica e vai apenas trocar a fonte como eu fiz inicialmente.

Seguindo estas duas linhas de raciocínio; tempo é dinheiro, a hora técnica de trocar os componentes tem o seu preço assim como a hora técnica de reparar também tem o seu preço, na teoria trocar a fonte é mais rápido do que reparar os componentes eletrônicos o que exige mais tempo de pesquisa, identificação, testes etc.

Mais adiante vou tentar fazer uma estimativa de tempo gasto para executar ambas as ações.

Soma-se ainda a questão da depreciação do tempo de uso do material, quanto mais antiga for a impressora ou maior a quantidade de páginas impressas, mais deteriorada ela está e suscetível de voltar a dar um novo problema, seja de falha na impressão ou de parar de funcionar.

 

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Mais um capitulo; baixei o driver de instalação e não consegui através do função sem fio porque a minha rede é das antigas e o aplicativo não tem suporte para ela mas, no cabo USB instalou normalmente e a impressão é perfeita. Imagino que o Wifi dela esteja sem problemas.

A mensagem de erro que aparece na tela é esta:

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E se pressionar a soltar sete vezes o botão, ela entra no modo continuo e a mensagem muda para:

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A diferença é que no acabou o toner não dá para imprimir e no trocar toner dá para imprimir.

Entrando na página de soluções de problemas;

LED.jpg.24bf246f136322af18335df1796e6b33.jpg

Mostra como é o piscar dos LEDs e também como solucionar o problema.

Agora só resta a questão do capacitor e tempo.

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Depois de dois dias percorrendo as lojas nas imediações da Rua Sta Efigênia eu consegui encontrar três capacitores que em tese seriam compatíveis:

capacitores.jpg.7d725a9a4192975b21eea3717cb18a58.jpg

Nenhum deles cabe montado em pé por conta do espaço, a linha vermelha seria o limite do espaço dentro da impressora, isso de acordo com medições feitas com uma régua entretanto, eles cabem se montar de lado. (todos de 105 graus exceto o da direita que não tem a temperatura marcada)

O primeiro da esquerda para a direita tem a tensão menor e o uf maior, pela teoria a tensão que entra na impressora é 127V e então os 160V dariam conta e o uf maior de 220 uF também, porque não pode ser menor do que 180 uF.

O segundo, de 200V e 220 uf é maior nos dois requisitos e pela teoria suportaria sem problemas e sem causar algum dano no resto do circuito.

O terceiro é o original.

Apenas uma loja tinha a marcação 200V 180 uf em uma etiqueta numa caixa vazia porque já tinha vendido todos, essa loja tinha uma fila de atendimento grande. Algumas lojas aceitam encomenda sem informar a quantidade mínima, sendo que cinco unidades não é o suficiente para encomendar.

O quarto é usado e segundo o vendedor, o uF estaria dentro dos 10% de tolerância abaixo do original.

Agora se colocar os capacitores no espaço dentro da impressora:

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Com eles encostados na placa de metal, parece que tem uma folga de uns 4 mm o que em tese é suficiente para montar em pé porém, fica a dúvida se ele encostado no metal vai dar algum curto ou não vai ter espaço para o ar circular e refrigerar, talvez, imagino eu que se colar uma fita isolante na placa ou alguma coisa que sirva de isolamento deva resolver.

A linha vermelha é o exato ponto onde a placa se apoia.

 

Na comparação, a compra pela internet, no exterior seria a partir de R$ 5,00 cada mais R$ 20,00 de frete, sem contar os valores de impostos e taxas.

Aqui no Brasil o mais barato que achei foi por R$ 31,00 mais R$ 11,00 de frete.

 

Ainda nas imediações encontrei lugares que eventualmente poderiam fazer a manutenção na fonte, sendo uma das lojas a casa da fontes mas, o vendedor disse que só pode reparar se a fonte tiver 12V de saída.

Nenhuma loja faz manutenção na impressora ou compra a sucata. Também não achei nenhuma usada à venda de mesma marca e modelo.

Esse negócio de ficar olhando as vitrines é de encher os olhos, fico tão contente como um pinto no lixo, a estratégia que usei foi mapear as ruas e anotar os números das lojas que visitei perguntando e se você não quiser perder tempo, vá só nas lojas que tem as gavetinhas de componentes.

Nas partes das galerias e prédios eu anotava o número da rua seguido pelo número da loja.

Muita coisa à venda é usada e vários vendedores ficaram consultando seu estoque ou por computador ou no próprio estoque, teve um que revirou caixas e mais caixas de placas usadas tentando achar algo compatível.

Um dos vendedores disse que havia comprado exatamente este capacitor em uma loja mas, ela estava no escuro, sem energia e os vendedores não quiseram atender alegando que estava sem sistema.

A região parece estar bem degradada, muito suja e bem policiada. Não dá para andar um metro sem ser abordado por alguém indicando serviços de alguma natureza como conserto de celular ou aparelhos de canais de TV, também existem muitos nóias pedindo dinheiro e oferecendo objetos de procedência duvidosa.

 

A medição pelo detector de componentes ficou assim:

200V 180 uf Resister 28,7 ohms (o original)

160 uf 330V Vloss= 11% 25,84 uF (esse aqui, o usado, parece estar fora do esperado)

200V 220uF Capacitor ESR= 0,58 ohms Vloss= 0,6% 214,5 uF (Ok)

220uF 160V Capacitor ESR= 0,52 ohms Vloss= 1,2% 201,2 uF (OK)

 

Depois montei a impressora com os fios soldados no lugar do capacitor, observando o preto coincidindo com a marcação do capacitor:

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Testei todos os capacitores e nada, nenhum sinal de vida na impressora.

O que me leva a crer que não é apenas o capacitor, que tem mais componentes envolvidos na parada.

Eu posso me dar por vencido e condenar a fonte ou levar a fonte para orçamento ou o que parece ser mais divertido, assistir de novo o vídeo mencionado acima e tentar testar os componentes que foram trocados, isso necessariamente implicaria em nova pesquisa de preços.

Eu descarto a possibilidade de tirar o capacitor da fonte boa e testar nela estes capacitores. Acho melhor não mexer em time que está vencendo e correr o risco de ficar com duas fontes queimadas.

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Cabe observar que não se encontra o esquema elétrico desta impressora na internet.

Assisti novamente o vídeo algumas vezes e fui identificando os componentes citados e testados por ele:

-Capacitor 200V 180uf o qual já sei que está danificado, o que eu não consegui ver no vídeo foi qual capacitor ele usou no lugar, um bem mais gordo.

-Diodos zen, tem dois ZD34 e ZD35, o primeiro eu identifiquei escrito TZX de um lado, do outro lado eu não consegui ver, teria que desmontar para ver, esse aqui no teste na placa deu como defeituoso. O outro diodo, o ZD35 também deu no teste como defeituoso mas, fora da placa, no teste do multímetro indicou estar bom, ele foi detectado como diode UF=774mV C=109PF, na inspeção física está escrito NZ 5VIB e nas perguntas do vídeo foi respondido que é de 5V. Como ele fora da placa mostrou-se bom, eu imagino que o outro diodo está bom também e não removi ele para testar.

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O risco em vermelho na foto foi eu que fiz com uma caneta para identificar a peça que achei estar com defeito.

-Transistores, visualizei três deles na placa com identificação escrito na própria placa; Q1 está escrito K10A60DRX, D101 está escrito LT9847STPR1020CTW e o TR431 está escrito T1650H-61 GK21W VU CHN ??49h. Não testei eles.

-Ponte retificadora, na placa identificada como BD1, no componente escrito LT GBL 406 RU 9B39, também não testei.

-Fuziveis, na placa identificados com F1, F2 e F3, o primeiro é um T12AH 250V, o segundo T4AH 250V o qual está queimado e tem uma capinha de proteção, o terceiro não tem identificação na placa e não abri a capa para ler o que está escrito.

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Agora que já sei tudo isso, minha estratégia é comprar o fuzível de porcelana T4AH 250V.

Inicialmente pensei em fazer um curto no lugar dele e ver se a impressora liga e depois pega fogo, ai pensei melhor e achei na minha coleção um fuzível de vidro de 4A e pensei em usar ele no lugar para logo depois dar uma pesquisada e descobrir que o de vidro vai queimar rapidamente, não vai aguentar o tranco de imprimir uma folha ou o pico de tensão mais longo que ele pode suportar.

Ainda bem que existem ofertas dele na internet, com ou sem as pernas, a partir de R$ 4,00 cada sem contar o valor do frete, no caso de lotes o preço fica mais em conta e pensei em adquirir logo uma caixinha com várias amperagens:

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O problema é que não vai ter o de 12A e vem sem as pernas, nessa parte eu não sei se pode soldar um fio ou tem que prensar um metal, se eu fizer errado a solda posso queimar o fuzível e se prensar errado posso quebrar ele, sem contar que nem sei como encontrar as tais das pernas e nem como retirar do fuzível queimado.

No final consegui encontrar e comprar uma oferta:

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Saindo a R$ 2,13 cada um. Agora é só esperar se vai ser entregue ou não para dar continuidade.

 

  • 2 semanas depois...
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Chegaram os fuzíveis!

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Como vieram sem nenhuma marca na cerâmica, resolvi escrever com caneta marcadora de CD as letras CDH e vou oferecer algum prêmio para o primeiro que encontrar este componente marcado, só não sei qual vai ser e nem se vou vender a impressora ou não.

A capinha de borracha preta na parte de baixo rasgou e usei um pedaço de fita de auto fusão para fechar.

Desmontei ou melhor, quebrei o fuzível original por curiosidade em saber como é por dentro:

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E pela marca de queimado no destaque quadrado e um resto de metal derretido no destaque redondo, cheguei à conclusão com certeza que ele queimou mesmo, excluindo a possibilidade de ter se rompido por outro motivo qualquer. O curioso ficou com a areia ou grânulos que estava no interior dele, provavelmente servem como dissipadores de calor. Numa rápida pesquisa descobri que se trata de areia de quartzo com a finalidade de retardo pela condutividade térmica e capacidade de isolamento que absorve a energia do arco com rápido resfriamento.

O  teste da fonte com o capacitor não original ficou assim:

Parece que deu tudo certo porque imprimiu uma folha sem problemas, é a primeira vez que consigo obter sucesso nessa parte de eletrônica, isso me fez gritar novamente: -Viva a Brother! E é claro também Gritar: - Viva o Clube do Hardware! Seguido de: - Viva o YouTube! e - Viva o Gemini!

De fato estudei parcialmente o livro de Eletrônica do Gabriel Torres, com a ajuda do vídeo e também com a confirmação das informações na inteligência artificial Gemini, consegui completar o que para mim é uma façanha comparada ao primeiro homem na lua. Risos.

Segue a resposta da Gemini:

"**Em geral, não é recomendável substituir um capacitor de 180uF por um de 220uF na fonte de alimentação de uma impressora Brother.**

Embora ambos os capacitores tenham a mesma tensão (200V), a capacitância (180uF vs 220uF) representa a quantidade de energia que o capacitor pode armazenar. Ao utilizar um capacitor com maior capacitância, você pode alterar o comportamento do circuito e potencialmente causar problemas, como:

* **Sobrecarga nos componentes:** O capacitor maior pode armazenar mais energia, o que pode sobrecarregar outros componentes no circuito, levando a falhas.
* **Instabilidade de tensão:** A maior capacitância pode afetar a estabilidade da tensão na fonte de alimentação, causando oscilações que podem interferir no funcionamento da impressora.
* **Danos ao capacitor:** O capacitor de 220uF pode não ser projetado para suportar a corrente do circuito da fonte de alimentação, levando a superaquecimento e danos.

**Exceções:**

Em alguns casos raros, a substituição por um capacitor de 220uF pode ser aceitável. **Isso se aplica apenas se:**

* **A placa da impressora foi projetada especificamente para acomodar um capacitor de 220uF.**
* **O capacitor de 220uF for da mesma qualidade e tipo do capacitor original de 180uF.**
* **Você tiver conhecimento técnico em eletrônica e experiência em reparo de impressoras.**

**Recomendações:**

* **Sempre utilize o capacitor original especificado pelo fabricante da impressora.**
* **Se o capacitor original de 180uF estiver danificado, procure um substituto com a mesma capacitância e tensão.**
* **Em caso de dúvidas, consulte um técnico qualificado em reparo de impressoras.**

**Lembre-se:** Substituir componentes em circuitos eletrônicos pode ser perigoso e danificar a impressora se não for feito corretamente. Se você não tem conhecimento técnico, é recomendável levar a impressora a um técnico autorizado para o reparo."

Agora falta testar os outros capacitores.

Como eu já tinha comprado os 10 fuzíveis, resolvi importar dez capacitores de mesma configuração:

2.thumb.jpg.198c67750711fc2bf11ff3a101ab6273.jpg

Se eles chegarem, meu plano é instalar um e guardar uns dois capacitores e dois fuzíveis, anunciando os restantes pelo preço de custo, quem sabe assim consigo forçar a queda de preços no mercado.

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Fiz o teste do capacitor 200V 220uF imprimindo dez folhas e foi tudo OK.

1.jpg.6c4a4621f44998a0c5e58543475d1063.jpg

Troquei o capacitor pelo de 160V 220uF e imprimi as dez folhas com perfeição.

2.jpg.f9cbb9d2855d56ac64a8c15faf746201.jpg

Repeti o teste com o capacitor de 330V 160uF e novamente as folhas saíram perfeitas. (eu achava que este capacitor estava com defeito por conta do detector de componentes)

Mas, abusei da sorte e testei o capacitor original 200V 180uF que estava estufado, assim que coloquei o plug na tomada, ouvi um estalo ou pequena explosão, apertei o botão de ligar e a impressora não ligou.

3.jpg.497a3834aa9bca909778a94ddedd88c3.jpg

Desmontei a placa e não consegui observar nada queimado, testei os fusíveis e os três deram continuidade.

Remontei e ligou de novo, firme e forte, isso que é uma impressora guerreira.

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25 minutos atrás, Mateus Stock disse:

Como chama essa pinça vermelha/preta para segurar fios? Seria muito útil para mim para testes.

Eu conheço como garra jacaré, comprei um lote de 100 unidades e uso muito elas em diversos projetos. Também se encontra com o nome de eletrodo jacaré ou clipe jacaré, numa infinidade de modelos e tamanhos.

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Em 24Jun24 chegaram os carregadores:

1.jpg.03ecdd92c897cbe1cd1c2725dbdb2220.jpg

Como sei que vocês querem ver as imagens do pacote:

2.jpg.a824ac606d1911395bc69de27e8e3d0f.jpg

E do produto:

3.jpg.960e8836f07295c208dbf450b6d7b3af.jpg

Sendo que havia um detalhe que me passou desapercebido, o capacitor original é série KXG e os anunciados são KXJ:

KXJ.jpg.4f9f01ed48f5174bbe62e33fb9596040.jpg

Pelo que entendi, devem ser melhores e devem durar mais que os KXG que pelo data sheet duram de 8K a 10K horas. A impressora tem 595 horas de funcionamento e pela lógica se o componente deveria durar pelo menos 8 mil horas; à conclusão é que ligaram mesmo em 220V.

Agora só falta o tempo para testar todos eles e depois escolher um para ficar em definitivo na fonte e dar por encerrado o tópico.

Fiz o anúncio de alguns capacitores e o valor da comissão de venda é maior que o valor do custo, se for incluir impostos de nota fiscal, chega no valor valor do anúncio de trinta reais.

 

 

Fiz o teste pelo detector de componente:

teste.jpg.c336ac91a897cf4d5913b8d50bd32287.jpg

O primeiro resultado é do capacitor estufado, com defeito, e os demais resultados são dos capacitores novos:

ESR= Vloss=% uF=

0,37     0,9     164,6

0,39     0,7     165,1

0,45     0,7     167,1

1,2       0,9     163,8

0,42     0,4     164,7

0,48     0,7     164,7

0,41     0,7     165,1

0,37     0,4     167,1

0,95     0,4     164,2

0,42     0,7     164,6

0,37     0,9     166,7

Acho que nem preciso testar um a um na impressora, acho que é só instalar e está pronto.

  • Membro VIP
Postado

Novas noticias do front de batalha; eu nem sequer testei os capacitores novos na impressora e decidi usar o capacitor de 330V 160uF por um tempo, ocorre que soldei ele e remontei tudo, na hora de ligar ficou piscando os LEDs de forma alternada, liguei a USB e a impressora estava como offline com a seguinte mensagem:

1R.jpg.d2f8867c8a4c6525d8d4a0c3e18e93f1.jpg

E a parte de baixo dela:

2R.jpg.106e5cf6e5d771347dc498afd76a11fe.jpg

Enquanto eu salvava os prints de tela, ouvi um estalo característico de capacitor explodindo e vi uma fumaça saindo da impressora, tirei da tomada, desmontei e não vi nada diferente na fonte ou algo queimado, removi o capacitor e coloquei um dos novos, voltou a dar a mesma mensagem, tirei da tomada porque achei que iria explodir de novo.

A imagem do novo capacitor instalado é esta:

novo.jpg.d588b1eec3b4b3a2f2aaf08bcdd399c0.jpg

Diferente do original que tem as pernas retas e ia até o fim da placa, este novo tem umas dobraduras que o deixam um pouco mais alto.

Abaixo a imagem da solda dele:

solda.jpg.72742764f80bdd8249ec265693da5f92.jpg

A olho nu não pude perceber nada mas, de perto com a lente de aumento parece que escorreu um pouco de pasta de solda e pode ser que ai esteja a origem do problema.

Chegou a hora de parar e revisar tudo passo a passo e eis que na remontagem eu havia esquecido de ligar os dois plugs da unidade fusora:

plugs.jpg.30ba60024ecba83cba7378bb58759f7c.jpg

Pois é, esse vacilo pode me ter custado alguma peça no fusor já que o estalo e a fumaça não devem ter saído da fonte.

A solda parcialmente limpa ficou assim:

Solda2.jpg.f0983c7bd51dfa3b308c84dcb64f03f5.jpg

Reconectados os plugs e limpo o possível curto na solda, a impressora manteve o erro.

Troquei a fonte e também manteve o erro, o que me diz que o novo problema não é na fonte.

É, uma simples falha na remontagem criou outro problema.

O defeito inicial já foi identificado e resolvido; troca do fusível T4AH e do capacitor 200V 180uF, ambos da fonte. Depois vou editar e selecionar o post com a solução.

 

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Sobre a nova mensagem de erro, no site da Brother tem o esquema do piscar de luzes:

https://support.brother.com/g/b/faqend.aspx?c=pt&lang=pt&prod=hl1212w_us_eu&faqid=faq00002674_002

Mas, a impressora está piscando continuamente os dois LEDs ao mesmo tempo, deferente da combinação de piscar mostrada no site.

Fazendo o indicado no site e na mensagem de erro, para deixar ligado por 15 minutos, após exatos 7 minutos a impressora saiu de offline e entrou em online, a mensagem desapareceu, os LEDs pararam de piscar e o LED verde ficou aceso.

Antes de fazer o procedimento eu desmontei o fusor, dei uma limpada nas unhas, removendo a sujeira incrustada e não achei nenhum sinal de queimado, testei os dois componentes que nem me lembro mais o nome, devem ser termostato e sensor de temperatura, ambos indicaram estar ok. Também testei a unidade fusora em outra impressora e funcionou normalmente.

Viva a Brother!

Por fim um detalhe ao imprimir a página de settings:

ultima.jpg.3e95f6843991ae3a8c13eccbe8f92030.jpg

O erro provocado por ligar sem conectar os dois plugs do fusor aparece como SELF-DIAGNOSTIC.

Analisando melhor a situação, vi que me atrapalhei todo, na realidade a HL1212W ficou com a fonte da 1202 e os demais testes para realizar a troca do capacitor e fusível foram feitos na 1202.

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  • Solução
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Vamos enfim para a solução do post:

A impressora não ligava e com a troca da fonte baixa voltou a ligar e funcionar normalmente. Esta fonte é encontrada no mercado à partir de R$ 200,00 tanto no nacional como importada. Apesar de anunciarem como produto novo, não existe oferta oficial de qualquer peça da Brother porque apenas comercializam impressoras novas e as peças que são anunciadas foram retiradas de alguma impressora que pode até ser nova e não usada. Os insumos sim são fabricados e comercializados por terceiros.

Num outro nível, que não o de trocador de peças mas, no nível de reparador de peças, foi identificado na fonte que o capacitor 200V 180uF estava com defeito e o fusível T4AH estava queimado, com a troca destes, a fonte voltou a funcionar normalmente.

Acima é a solução em resumo e abaixo seguem observações e suposições em torno da solução:

O capacitor é encontrado a nível nacional à partir de R$ 30,00 sem contar o valor do frete, sendo muito difícil de encontrar nas lojas de eletrônica. Na importação, dez unidades saíram a R$ 62,26 ou R$ 6,27 cada um. Verdadeiramente capacitores de outras medidas superiores podem servir como reposição, como constatado por mim e também num anúncio que vi na internet de uma fonte sendo vendida com um capacitor não original:

capacitortrocado.thumb.jpg.f3b9ca38c22e1cc337923c05c3451b50.jpg

O fusível é encontrado em lojas de eletrônica à partir de R$ 8,00. Eu comprei 10 unidades na internet do Brasil por R$ 21,30 incluído o valor do frete, saindo a R$ 2,13 cada. A importação tem uma grande oscilação de valor, podendo partir de R$ 50,00 dez unidades e não menos de R$ 30,00 seis unidades sem contar o valor do frete e dos impostos.

A estimativa de horas de trabalho técnico para diagnosticar, identificar o problema e realizar a troca ou reparo varia muito conforme o profissional executante. Eu iniciei meu trabalho no dia 30 de maio e terminei no dia 25 de junho, perfazendo 26 dias ao todo porque também tive que aguardar a entrega das peças e fui aprendendo a fazer o serviço conforme desmontava. Para a troca da fonte eu estimo no mínimo uma hora envolvendo todo o processo de desmontar, diagnosticar, substituir a peça, remontar e testar, isso se não for realizar mais algum serviço como limpeza técnica ou revisão. Para a reparação dos componentes da fonte a estimativa também varia muito conforme o profissional e eu calculo de além da primeira hora técnica, no mínimo, mais meia hora de pesquisa, identificação e troca de componentes. Estes tempos mínimos seriam referentes ao profissional que sabe o que está fazendo, que tem a devida capacidade e conhecimentos técnicos.

O trocador de peças também pode terceirizar o serviço levando a fonte para recuperação em outro profissional. Eu como aventureiro de primeira viagem vou pagar bem mais caro pela recuperação em comparação com o técnico que sempre está levando um ou outro serviço, para ele o precinho é mais camarada.

A variante do tempo de entrega das peças depende se a oficina já tem no estoque ou se tem um fornecedor ou se vai à campo para adquirir.

Aventureiros como eu, podem até conseguir chegar a um bom resultado porque na internet existem muitas informações sobre a manutenção desta impressora.

Quando se entra no quesito custo/tempo da reparação pelo profissional e custo de uma impressora nova, eu imagino que prevaleça ser mais barato comprar uma nova do que gastar na manutenção, já que uma usada deve ter a vida útil bem menor do que a nova.

Uma suposição seria o caso desta impressora; é bem provável que o dono ligou por engano em 220V e levou num técnico que avaliou o conserto em torno de uns R$ 400,00, ai o orçamento não foi aprovado e o dono resolveu vender por R$ 150,00 ou então deu ao técnico para ele aproveitar peças ou vender como forma de reparação pelo tempo que dedicou para fazer o orçamento.

Uma impressora destas usada se encontra à partir de R$ 600,00 e nova com nota fiscal e garantia à partir de R$ 900,00.

  • 4 meses depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 14/06/2024 às 11:23, Pincipi disse:

anunciando os restantes pelo preço de custo, quem sabe assim consigo forçar a queda de preços no mercado.

Fiz o anúncio pelo preço de custo:

2.jpg.7aa342ccfe714cddefc088c58cfcf906.jpg

No caso é o valor que paguei (6,23) acrescido da taxa de venda (9,77) e depois de alguns meses vendi 3 unidades e parece que deu certo o anúncio de menor valor fez aparecer um novo anúncio:

Cap1202.jpg.ebaf82c5d0b468b6d7f3e0667ed1d9ac.jpg

De quatro unidades por R$ 22,40. A lei da oferta e da procura é cruel mesmo. Eu teria feito a compra neste anúncio se ele existisse na época.

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