Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um controle da marca Nacon de PS4 que deu problema no analógico. Sei que muitos podem me orientar a procurar uma assistência que faça o serviço, mas o problema é que na minha região os lugares que entrei em contato nenhuma quis mexer no controle. Resolvi tomar a iniciativa e começar a compreender melhor o assunto, e comprei itens para que eu mesmo fizesse a troca de analógico. Eu sou leigo, me perdoe não saber coisas básicas, mas na temperatura recomendada a solda não está derretendo, tenho receio de aumentar mais e acabar danificando a placa. Estou seguindo tutoriais pelo Youtube, e a solda não derrete de jeito nenhum.

Estou usando uma Yaxun 881D na temperatura de 350ºC, antes estava usando uma outra solda de 30W, mas resolvi trocar por outra que pudesse controlar a temperatura. Estou utilizando sugador, tenho malha de cobre, fluxo... não estou tendo o resultado esperado. Alguém poderia me orientar?

IMG_20240531_002516743_HDR.jpg

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Não sei se você já acumula práticas. Na tentativa de ajudar, vou assumir que você, apesar de ter investido nessas ferramentas, é de fato leigo.

Não tenha a minha mensagem como uma orientação madura. Busque critérios de segurança nas suas experiências e na participação dos demais.

Você já tentou o auxílio térmico de estanho novo?

Talvez precise de estanho derretido, junto ao ponto de solda original, para melhor transferir calor entre o ferro e ele. Se possível, prepare a solda original a derreter com pasta (fluxo). Trata-se de uma estratégia de acrescentar mais material e "amolecer o pirão" para então sugar tudo.

Por outro lado, enquanto todos os pinos estão quentes, restando apenas agarramentos, você pode sacar o componente — desde que suavemente, ou vai estourar trilhas ou ilhas. Há depender do que houver nas proximidades, e de camadas de placa, torna-se muito arriscado estender a área aquecida dessa forma. Intuitivamente pode-se equalizar o aquecimento com ar-quente. Apesar de parecer "leve", será AQUECIMENTO. Cuidado!

A foto não nos comunica a complexidade da placa. Talvez o controle seja mesmo um projeto "magro". Não sei. Importa atentar para a robustez do cobre. É fibra?

Você passa por desafio parecido com o de remover uma chave contendo vários terminais. A grande diferença é que chaves geralmente estão ancoradas em ilhas e trilhas robustas. Por sua vez, como esse direcional analógico não requer potência em sua circuitaria, é de se esperar que o fabricante tenha economizado cobre e espaço.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

De fato você (a placa) precisa de mais calor e mais tempo pra fundir e sugar o estanho a contento pois o cobre da placa multicamadas dissipa rapidão o calor e reendurece a solda. Também é uma boa prática colocar + solda com fluxo durante a sugada pra fundir (derreter) por igual.

Em tempo... já tive desafio parecido. Tive que fazer um trabalho a 4 mãos e 2 ferros de soldar no mesmo ponto. Deu muito certo.  No seu caso há o desafio adicional de treinamento duplo. Portanto a dica: treine primeiro com alguma sucatinha de placa.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, .if disse:

Tive que fazer um trabalho a 4 mãos e 2 ferros de soldar no mesmo ponto.

Duas pessoas?

31 minutos atrás, .if disse:

No seu caso há o desafio adicional de treinamento duplo.

Ele e outra pessoa?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Perco o amigo mas não perco a piada 😁.. editei, querido!

10 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Duas pessoas?

Sim amigo. Como no piano, tem-se que ter um certo sincronismo, entende?

10 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Ele e outra pessoa?

Sim... 🤪

Agora sério... Uma ideota pra quem só tem 2 mãos... Algo como fixar a pci e 1 ferro de soldar apontando pro ponto a ser sugado

Ferro-de-solda-Stand-Holder-Station-MG16

Tipo:

• trave a placa e 1 dos soldadores com ponta em meia ilha de onde deve ser sugado,
  • uma mão: segure outro soldador e encoste na outra meia ilha.
  • aguarde um tempo pra fundir a solda. Não por muito tempo.
  • outra: segure e dispare o sugador.
  • remova a ponta fixa imediatamente após o sucesso: terminal visualmente sem solda na ilha e 'boiando' no furo. Com um alicate de bico de ponta fina, faça leves movimentos pra garantir a desconexão. Não insista se estiver muito fixo... coloque solda novamente e repita o processo.

Foi +- isso que fizemos certa feita uma pessoa e eu.

A soma das temperaturas deve ser suficiente pra fundir e sugar. Curiosamente é mais eficaz do que simplesmente dobrar a temperatura do ferro...

• Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...