Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Confesso que estou totalmente desatualizado no assunto de hardware atual...

Estou pensando em trocar minha GPU AMD, que é uma RX 5600 XT, vi em foco as RTX 4060 e 4060 ti, gostaria de saber se compensaria o valor a mais pelo desempenho comparado uma a outra, combando com o meu R5 5600. 

Outra questão é fonte, pelo pouco que vi, as novas GPUs necessitam de um cabo diferente, seria isso mesmo? Em teoria minha CX550 não atenderia? Exigiria a troca? No quesito potencia, 550w seria o bastante pra essa config? Se sim, exite alguma adaptação segura que possa ser feito? Caso seja necessário a troca, as Core Reactor ou SuperFlower ainda estão em evidencia? Existe alguma opcão mais em conta?

Agradeço a ajuda.

Abraços

Postado

@RonaldoXbox

Config atual:

R5 5600 

RX 5600XT

16GB 3000

CX550

Orçamento depende, se eu for ter beneficio extremo comparado as opções que listei, considero até 3k. 

Eu jogo mais jogos competitivos, então maximo de FPS possível em 1080p, meu monitor é 280hz.

@GuilhermeGB Eu literalmente penso em sair da AMD, são boas placas, mas se eu for listar a quantidade de vezes que tive problema com driver ou algum bug eu perco as contas, isso em 4 anos de AMD. Mas no caso, ainda posso analisar, pelo que vi essa 7700 está pareo com a 4070, correto?

Obrigado pela ajuda.

Postado

@gustavoomt entendo, amigo. Eu só usei NVIDIA desde que comecei com esse negócio de "PC Gamer", mas pessoalmente não acho uma ideia tão interessante investir na RTX 4060 e na RTX 4060 Ti, foram duas placas praticamente sem evolução em relação à geração anterior, vieram apenas para tapar buraco.

A RX 7700 XT está praticamente no meio do caminho entre a RTX 4060 Ti e a RTX 4070 em questão de desempenho. Eu considero ela meio que a opção de upgrade mínima pra quem já tem uma placa relativamente decente. Principalmente se considerarmos que estamos prestes a receber uma próxima geração de GPUs, e o nível da RX 7700 XT deve ser o nível da próxima RTX 5060 (pelas minhas expectativas).

• Curtir 2
Postado
54 minutos atrás, gustavoomt disse:

mas se eu for listar a quantidade de vezes que tive problema com driver ou algum bug eu perco as contas, isso em 4 anos de AMD

Quais tipos de problema?

Saiba que atualmente AMD tem um custo/benefício muito melhor que a NVidia e seus drivers tem ficado cada vez mais estáveis, então a não ser que tenha tido problemas extremos AMD ainda é uma ótima opção atualmente. 

Há a 4070em promoções sai por 3300, e a alternativa da AMD seria a 7700 XT (dependendo do jogo 7800 XT mas aí extrapola seu orçamento) que custa 2700 fora de promoção, ou seja, você paga 600 (ou na maioria das vezes um valor mais alto) reais adicionais só por marca, a meu ver isso não vale nem um pouco a pena.

Recentemente baixaram o MSRP dela (preço recomendado pela AMD) nos EUA, o que deve fazer com que ela baixe o valor aqui, talvez seja mais comum ela chegar a 2600-2500 reais fazendo com que com o passar do tempo fique ainda mais atrativa.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB

Vou analisar essa mesmo, obrigado.

@RonaldoXbox

Cara incontáveis, os piores:

Driver corromper e desinstalar do nada.

Ligar o pc e literalmente qualquer jogo ficar cravado em 30 fps, so conserta se reiniciar

Incontáveis vezes que precisei reinstalar o driver porque com a atualização do proprio gerenciador buga e o desempenho cai. (so instalo as recomendadas)

Por esse motivo gostaria de voltar pra Nvidia, no qual usei 5 anos e as vezes que precisei mexer em driver foi so quando formatei o pc. 

• Curtir 1
Postado

@gustavoomt Como está a estabilidade atualmente?

AMD seria preferível pelo custo menor e performance entregue, mas acredito que já tenga passado por muitos perrengues com sua placa e queira NVidia.

Eu te recomendaria esperar algum tempo para que mais promoções venham o preço da RTX 4070 baixe, ela é uma ótima placa com consumo relativamente baixo e seu único problema é que atualmente em promoção custa 3300. A placa irá depreciar ao longo do tempo, então acredito que consiga achar ela por 3200-3100 daqui a alguns meses, mas se precisar dela agora 3300 é um valor justo. Atualmente está custando 3450, um valor alto na minha opinião. 

E sim, esta loja é confiável e muitas vezes oferece preços muito competitivos.

Postado

@RonaldoXbox

Atualmente está ok, não tive mais problemas, também não atualizei nenhuma vez... 

Mas de fato sou fã do meu dinheiro, fui de 7700 mesmo xD, inclusive acabei de instalar a placa, vamos ao testes, trago considerações apos um tempo de uso.

• Curtir 1
  • Triste 1
Postado

@RonaldoXbox Obrigado, peguei o modelo XFX recomendado pelo @GuilhermeGB. Foi a mais barata, 2 anos de garantia, marca confiável e pro meu gosto é extremamente bonita, então acho que foi uma boa, primeiro contato com ela vejo que é uma baita placa e extremamente fria. Tive um ganho de 30-40% de desempenho nos jogos que costumo jogar. 

• Curtir 2
  • 3 semanas depois...
  • KairanD alterou o título para Recomendação de placa de vídeo Nvidia para substituir Radeon RX 5600 XT
  • 2 semanas depois...
Postado

@RonaldoXbox

Eai cara!

Depois desse mês de uso, joguei muito kkk a troca até me motivou mais, pois literalmente os jogos ficaram mais estáveis, comparado a RX 5600XT... Os drivers estão ok, não atualizei e nem vi se tem atualização depois que instalei ela, mas até o momento zero problemas, espero que permaneça assim. No caso dos drivers, acreditam que algo no hardware da GPU antiga possa influenciar nessa questão? Pois se for comparar com agora, tudo parece mais estável. 

E em relação ao modelo que peguei, sem nenhuma contestação, acho que não teria escolha melhor pelo preço. Super fria, não vi ultrapassar 60c em nenhum momento, sempre na media de 50c tranquilo, sem curva de fan customizada. Único porém é o tamanho, joguei o nível do celular mesmo nela e vi que pelo peso estava com 2 graus de empenação, já comprei um suportezinho e ta tudo certo agora.

Acho que vale muito se for comparar o preço da RTX 4070, o desempenho é bruto mesmo.

ImagemdoWhatsAppde2024-07-02(s)23_51.26_d918995b.thumb.jpg.a4d52544a3ffe07825786318151e36b1.jpg

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@1lokos Mas se eu invertesse não iria deixar o fluxo bagunçado? O ar quente é mais leve, logo sua tendencia é subir, mesmo se houver uma troca a quantidade perdida seria baixa, já que a tendencia seria o ar quente subir ir para a exaustão e o ar frio ser puxado para o cpu fan. 

Em sua opiniao, como deveria ser montado? Exaustor ou ventilador?

Postado

A ideia não é inverter, seria tirar esse fan no topo desta posição na frente do air cooler, do jeito que esta o que este fan faz é diminuir o ar fresco que entra pela frente antes que chegue no fan do air cooler.

Veja como dever ser num gabinete com fluxo de ar otimizado para air cooler (Mr. Matt Lee), apenas um fan no topo, que extrai ar quente da região do VRM, vide a fumaça subindo na parte traseira.

Airflow-air-cooler.jpg

Já nesse ai embaixo - também com air cooler;  o que esta errado fica obvio na fumaça. Tem teste da NZXT confirmando isso.

Airflow-errado-Pipoca-RGB.jpg

Esses 3 fans no topo só fazem sentido quando tem um radiador de WC instalado na frente, nesse caso vão remover o ar quente que o radiador envia para dentro, é quando o popular "ar quente sobre" faz sentido. Fluxo para water cooler não é o mesmo que para air cooler. 😉 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!