Ir ao conteúdo

PC R$ 7.000: ASRock B650M-HDV, R5 7600, 16GB, XFX RX7700 XT é uma boa escolha?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Bom, quero montar um pc por volta dos 7000 reais (á vista), tenho prestado nos preços e assistido benchmarks no youtube há algum tempo e tenho uma máquina em mente, mas tenho algumas dúvidas ainda então vou por tópicos. Aqui um link pra terabyte do pc que tenho em mente para referência: Link (Maquina exata do link vai por 6657 R$ na hora da escrita do post)

Proposito da maquina para referência (não é duvida, só esclarecendo):

O proposito principal vai ser jogar e a ideia aqui é ter um pc flexível pra rodar jogos em 1440p desde competitivos (como fortnite, LoL, rainbow6 e outros) até uns mais pesadinhos de história (cyberpunk, Alan Wake e alguns novos que não tive oportunidade de jogar com meu pc antigo).

Processador:
Quero montar esse pc pra durar vários anos, então a plataforma AM5 com um Ryzen 5 7600 parece valer a pena, mesmo que termine saindo mais caro que um processador semelhante na AM4 que seria o R7 5700x3d. A questão é que esse mesmo processador já apareceu algumas vezes mais barato do que está agora (1397 reais) em alguns daqueles grupos de promoções no telegram, a exemplo do grupo do GuigaGames que aponta algumas promoções nos últimos meses que desceram o preço até a casa dos 1000-1200 reais algumas vezes. Então queria saber a opinião de vocês sobre esperar uma promoção boa para adquirir é uma boa ideia ou não.

Cooler para CPU:
Acho que vou com o cooler box do 7600 e caso se prove necessário compro um aircooler mais robusto numa data posterior.

placa-mãe:
Estou indo com uma B650M-HDV/M.2 da ASRock, que parece ser a mais em conta por um preço razoavel e que em testes está aguentando até um Ryzen 9, então em questão de longevidade penso que vá tudo bem com essa escolha.

Ram:

Creio que ainda esteja um pouco cara, por isso acho interessante ir com apenas um pente de 16gb e quando baratear mais pegar o segundo pente de 16, mas se tiverem outras opiniões estou todo ouvidos.

GPU:

Não tenho muito interesse em Raytracing e também não são muitos os jogos que jogo que suportam DLSS então estou mais inclinado para a AMD, mas ainda estou um pouco entre a 7700xt e a 7800xt. Ambas vão me proporcionar um desempenho suficiente para o que eu quero. Então lógicamente faria mais sentido ir com a mais barata, mas como disse anteriormente, quero manter em mente a longevidade, então a 7800xt parece uma melhor escolha, mas a diferença de preço atualmente está na casa dos 500-600 reais (7800xt 18% mais cara) então estou ainda bem confuso com essa escolha e se esses 600 reais a mais valem a pena apenas pelo quesito longevidade ou se a 7700xt vai servir por tempo suficiente (não creio que vá trocar a GPU por pelo menos uns 3 a 4 anos).

Fonte:
A de 750W da Gamdias aprovada pela teclab por 400 reais parece uma ótima escolha, mas novamente, estou aberto a sugestões.

Gabinete:
Honestamente eu não tenho ideia de como escolher um gabinete, esse "Leonidas Magnus" é mais um placeholder que qualquer coisa, não tenho preferência por gabinete aquário ou coisa do tipo, apenas gostaria de não gastar mais que 350 no Gabinete + fans e que tenha espaço suficiente para uma dessas GPUs triple fans que tem aparecido por um preço interessante (creio que a maior dessas meça 305mm), então estou completamente aberto a sugestões nesse quesito.

Creio que seja isso as minhas dúvida, peço perdão pelo post relativamente longo ou se cometi qualquer erro. Qualquer dúvida só perguntar que ajudo vocês a me ajudarem.

• guilherme_dr alterou o título para PC R$ 7.000: ASRock B650M-HDV, R5 7600, 16GB, XFX RX7700 XT é uma boa escolha?
Postado
1 hora atrás, guilherme_dr disse:

Gabinete: Montech Air 903 Base ou Montech Air 903 Max.

Fonte: Super Flower LEADEX III ARGB PRO 650W

RAM: Faria um esforço para mais um módulo, ou pensaria em comprar 2x8GB e mais tarde ampliaria para 4 módulos se necessário (obviamente não poderia fazer isso nessa placa-mãe, pois só tem 2 slots de RAM).

Abraços!

Só umas perguntinhas rápidas, tem alguma grande diferenças entre essas duas versões do mesmo gabinete?
E tem alguma razão pra recomendar essa superflower mais que a da gamdias?
E o dual channel vai fazer tanta diferença também?

• Solução
Postado
14 horas atrás, batataninja_ disse:

placa-mãe:
Estou indo com uma B650M-HDV/M.2 da ASRock, que parece ser a mais em conta por um preço razoavel e que em testes está aguentando até um Ryzen 9, então em questão de longevidade penso que vá tudo bem com essa escolha.

A ASRock B650M-HDV/M.2 foi considerada "BBB" no review do TheOverclockinPage.

No teste do Hardware Unboxing o VRM ficou com temperatura melhor que placas mais caras,  segundo ele a ASRrock tomou vergonha e melhorou o VRM das placas de entrada devido as suas criticas de modelos anteriores - o que fez com que por dois anos a ASRock não enviasse  placas para ele testar.

11 horas atrás, batataninja_ disse:

Só umas perguntinhas rápidas, tem alguma grande diferenças entre essas duas versões do mesmo gabinete?

Duas diferenças, no BASE vem 3 fans de 140mm, de alto desempenho, são PWM, CFM 84, pressão 2.5 e os fans não tem LED.

No MAX vem 4 fans do mesmo modelo, e os 3 da frente tem LED ARGB 5v, no traseiro não tem LED.

A propósito se for comprar fans similares a do Air 903 avulsos vai gastar uns R$ 180,00 - 240,00 respectivamente, o que faz o Air 903 ter ótimo custo beneficio, que nenhum outro gabinete na faixa de preço e até mais caro oferece.

E o modelo tem ótimo airflow, que se equivale ao Lian Li Lancool III, um dos melhores do mercado (internacional), e que custa ~3 vezes mais caro. Se remover o painel frontal a temperatura do CPU baixa só 2 graus, confirmando que o airflow é ótimo.

E tem alguma razão pra recomendar essa superflower mais que a da gamdias?

Acho que a questão é, SuperFlower tradicionalmente tem fontes boas, já a Gamdias embora recentemente tenha colocado um modelo bem OK no mercado - segundo o Tec Labs; não tem essa tradição.

O mercado de fontes é complicado, uns 70% dos modelos listados na K'bum são "lixo eletrônico", e mesmo marcas tradicionais costumam "capar" modelos considerados OK depois de um tempo no mercado, vide o caso da MSI A650BN.

E o dual channel vai fazer tanta diferença também?

Sim, mesmo com DDR5 que tem arquitetura diferente da DDR4 - tem dois canais; o rendimento pode ser 15% maior com dual channel em alguns jogos.

15% pode parecer pouco, mas se trocar um i7-14700KF por um i9-14900KF gastando uma boa grana não terá nem metade deste ganho.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...