Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Gabriel Torres alterou o título para GeForce RTX 2060 super vs Radeon Rx 6600
Postado
51 minutos atrás, Swalls disse:

rx 6600, além de arquitetura mais nova, desempenho maior, etc..  você será taxado no aliexpress.

Entendi, na verdade, estava cogitando o "do brasil", opção do Aliexpress. Aliás, a questão do raytracing afeta em shaders ou são coisas totalmente diferentes? (A NVidia com mais desempenho em jogos com shaders por conta do rt melhor, não sei se fez sentido.)

Postado

É diferente, Ray Tracing é uma técnica de renderização que traça a trajetória dos raios de luz para simular interações físicas detalhadas como reflexões, refrações e sombras enquanto shadens são manipuladores de vértices e pixels para trazer os efeitos de shaders.

Postado
5 minutos atrás, Swalls disse:

É diferente, Ray Tracing é uma técnica de renderização que traça a trajetória dos raios de luz para simular interações físicas detalhadas como reflexões, refrações e sombras enquanto shadens são manipuladores de vértices e pixels para trazer os efeitos de shaders.

Entendi. A nvidia também é melhor com shaders ou apenas em rt? A minha dúvida é se jogos de shaders vão dar mais ou menos fps em uma do que outra.

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

RTX 2060 Super do Aliexpress = placa recondicionada vendida como se fosse nova.

RX 6600 do Brasil = placa 100% nova.

Entendi. Essa Mancer RTX 2060 Super Heimdall também é recondicionada? Pela carcaça eu diria que sim, mas não sei.. link abaixo:

2060S brasil

Postado
agora, furdyy disse:

A nvidia também é melhor com shaders ou apenas em rt? A minha dúvida é se jogos de shaders vão dar mais ou menos fps em uma do que outra.

O que você realmente quer dizer com isso, amigo? Todos os games modernos fazem uso de shaders, e todas as placas de vídeo modernas tem núcleos unificados para processamento de shaders. Os núcleos da NVIDIA são chamados de CUDA Cores, e os núcleos da AMD geralmente são chamados de Stream Processors. Eles são equivalentes, mas cada um com suas técnicas para lidar com os gráficos 3D, mas os núcleos da NVIDIA tem outras vantagens para aplicações fora dos jogos. O que importa no final é o desempenho médio que cada placa entrega, e isso você só consegue ver em testes práticos.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

O que você realmente quer dizer com isso, amigo? Todos os games modernos fazem uso de shaders, e todas as placas de vídeo modernas tem núcleos unificados para processamento de shaders. Os núcleos da NVIDIA são chamados de CUDA Cores, e os núcleos da AMD geralmente são chamados de Stream Processors. Eles são equivalentes, mas cada um com suas técnicas para lidar com os gráficos 3D, mas os núcleos da NVIDIA tem outras vantagens para aplicações fora dos jogos. O que importa no final é o desempenho médio que cada placa entrega, e isso você só consegue ver em testes práticos.

Faz sentido, vou pesquisar, mas como você disse no outro tópico, talvez a rx 6600 seja melhor, embora perca um pouco em rt, não que eu vá usar. Inclusive, sabe me dizer qual o problema que tanto falam dos drivers amd?

Postado
agora, furdyy disse:

Faz sentido, vou pesquisar, mas como você disse no outro tópico, talvez a rx 6600 seja melhor, embora perca um pouco em rt, não que eu vá usar. Inclusive, sabe me dizer qual o problema que tanto falam dos drivers amd?

RT nesse nível de placa de vídeo nem faz sentido, são muito fracas para esse uso.

Eu não tenho experiência com drivers AMD, mas as opiniões são bem divididas. Tem gente que relata que seu PC funciona perfeitamente sem problemas de drivers, outros reclamam de problemas de estabilidade, compatibilidade, etc. Mas é melhor lidar com problemas de driver do que lidar com uma placa que pode parar de funcionar a qualquer momento. Se você não quer ter dor de cabeça com driver também, vai ter que pagar mais caro por uma NVIDIA.

• Obrigado 1
Postado
36 minutos atrás, furdyy disse:

Tenho duas placas de vídeo AMD, resumidamente a AMD sempre lança umas atualização de driver meio capenga e que faz falhar tudo, por ex, eu ainda estou na ultima de 2023, porque a ultima de 2024 falhou e estou com preguiça de ficar testando 1 a 1 dos ultimos updates.

Para mim isso é coisa pouca, já que em 3 minutos eu uso o DDU e em seguida troco o driver se eu sentir alguma falha.

Uma coisa que percebi é que o driver padrão do windows para AMD nunca falha, claro, ficará sem adrenaline e tal e também limitado a 1280 x 720, mas é uma opção kk,

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, Swalls disse:

Tenho duas placas de vídeo AMD, resumidamente a AMD sempre lança umas atualização de driver meio capenga e que faz falhar tudo, por ex, eu ainda estou na ultima de 2023, porque a ultima de 2024 falhou e estou com preguiça de ficar testando 1 a 1 dos ultimos updates.

Vale a pena não atualizar driver se eu não for jogar jogos lançados recentemente?

Postado
2 minutos atrás, furdyy disse:

Vale a pena não atualizar driver se eu não for jogar jogos lançados recentemente?

Se o jogo que você for jogar não pedir atualização e as atualizações recentes não forem de segurança, então nem mexe. (faça backup se for atualizar)

• Obrigado 1
Postado

O problema é que tem driver que vem pra corrigir bugs ou melhorar o desempenho de games lançamento, e as vezes ficar preso numa versão antiga não é tão legal. Eu usei NVIDIA desde o meu primeiro PC que montei para games, e nunca tive problemas relacionados com drivers. Pelo que eu ouvi falar sobre a AMD é que ela lança drivers separados para cada versão de placa, tipo, as RX 7000 estão recebendo mais atualizações que as placas RX 6000, já as RX 500 estão sem receber driver há muito mais tempo.

A última vez que vi o efeito que um driver otimizado faz na prática foi quando decidi testar o Cyberpunk 2077 na minha GTX 660. Olha que a NVIDIA nem ligava mais pra essa placa, mas ela ainda continuava compatível com os drivers mais recentes na época, e geralmente as melhoras de compatibilidade em games atingem universalmente todas as placas de vídeo. Estava numa versão antiga que o jogo rodava com suttering extremo, parecia uma apresentação do Power Point, depois de atualizar o driver para a versão mais nova, o game passou a rodar mais decentemente, 20-25 FPS em 720p.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB Questão de atualizar para "otimizar" vai do jogador, para mim se está acima ou igual a 100 fps qualquer jogo é bom.

Agora, se for igual aqueles jogadores de Valorant que querem pegar 400 fps em uma tela de 144hz, aí é fogo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...