Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, recentemente tomei conhecimento da existência da rede MESH e me vieram umas dúvidas que não achei a resposta na internet.

A minha internet atualmente é Fibra Óptica de uma empresa local aqui do bairro.

1 - A rede mesh só funciona se o roteador principal for um mesh? Por exemplo, se eu tenho um roteador D-Link ou TP-Link e quero um MESH para melhorar a qualidade do sinal em outro cômodo, eu consigo conecta-los entre si?

2 - Os roteadores MESH são conectados tanto via cabo quanto via wi-fi? Por exemplo, tenho 3 cômodos sendo A B e C, eu tenho um roteador no cômodo A que fica ao lado do cômodo B, mas um pouco distante do cômodo C. Se eu ligar um mesh no cômodo C, caso nele chegue sinal mesmo que fraco do cômodo A que possa ser "captado" pelo roteador do cômodo C, ele conseguirá manter a mesma qualidade independente de estar conectado via cabo ou wi-fi ao roteador do cômodo A?

3 - O roteador MESH funciona independente de a internet ser modem ou fibra óptica?

4 - Eu tenho um plano de internet de 600 mb, o mesh garante que estarei recebendo o pacote normalmente? (claro, se por parte do provedor houver o envio dos dados corretamente).

Obrigado pessoal!

• Membro VIP
Postado

3 horas atrás, danilo001 disse:

1 - A rede mesh só funciona se o roteador principal for um mesh? Por exemplo, se eu tenho um roteador D-Link ou TP-Link e quero um MESH para melhorar a qualidade do sinal em outro cômodo, eu consigo conecta-los entre si?

Isso o roteador principal sendo Mesh e os demais da mesma forma, Mesh também: de Mesh pra Mesh. Mas caso queira aportar algum outro router nessa rede WiFi pode porém os devices atrás do "roteador comum" estarão limitados e não usufruirão das capacidades da rede Mesh (não enquanto estiverem próximos/conectados ao "roteador comum".

2 - Os roteadores MESH são conectados tanto via cabo quanto via wi-fi? Por exemplo, tenho 3 cômodos sendo A B e C, eu tenho um roteador no cômodo A que fica ao lado do cômodo B, mas um pouco distante do cômodo C. Se eu ligar um mesh no cômodo C, caso nele chegue sinal mesmo que fraco do cômodo A que possa ser "captado" pelo roteador do cômodo C, ele conseguirá manter a mesma qualidade independente de estar conectado via cabo ou wi-fi ao roteador do cômodo A?

Correto essa é a premissa, a de não haver percepção de perdas ou interrupções dentro do alcance dos roteadores Mesh nos cômodos com cobertura.

3 - O roteador MESH funciona independente de a internet ser modem ou fibra óptica?

Correto independente do tipo de internet que chega à sua casa, porém sabemos que atualmente os provedores por entregarem velocidades cada vez mais altas, para maior aproveitamento de suas redes eles mesmo ofertarem kits Mesh para instalação, então é indiferente o tipo de internet do provedor (cable modem ou FTTH)

4 - Eu tenho um plano de internet de 600 mb, o mesh garante que estarei recebendo o pacote normalmente? (claro, se por parte do provedor houver o envio dos dados corretamente).

Sim garante desde que, claro, seu provedor esteja entregando toda a largura de banda contratada, sem maquiagens.

Postado
19 horas atrás, danilo001 disse:

Oi pessoal, recentemente tomei conhecimento da existência da rede MESH e me vieram umas dúvidas que não achei a resposta na internet.

A minha internet atualmente é Fibra Óptica de uma empresa local aqui do bairro.

Rede MESH nada tem a ver com internet. Se não tiver um provedor a rede mesh funciona igualzinho

A rede mesh nada tem a ver com o roteador, ou mesmo com a existência de um. Claro que em geral é inserida num contexto (uma grande rede wifi para dezenas de dispositivos, or exemplo) em que é mais vantagem usar um roteador mesh e vários POD --- o nome dos AP mesh ---do mesmo fabricante, mas mesh pode ser usado como apenas uma projeção de uma rede sem fio que você já tenha.

POD não são repetidores, são pontos de acesso coordenados por um canal de controle, muita matemática e algoritmos complicados. E uma grana.

O resultado em relação a uma rede wifi comum é esse deslocamento transparente dos dispositivos. Só isso. O alcance é menor, de propósito. A potência é menor, de propósito. Mesh é malha. A ideia da malha é simplesmente reconhecer que é bobagem aumentar mais e mais a potência do sinal porque é a mesma coisa que todo mundo começar a gritar pra ser ouvido. Dá certo para os primeiros, depois só interferência. Melhor todo mundo falar baixo e de perto... 

Podem ser ligados via rádio, mas faz pouco sentido. Os POD mais baratos fazem isso, e caem no mesmo problema dos repetidores. E é claro que precisam dividir a banda deles entre o tráfego normal e o tráfego do canal de controle --- ethernet backhaul foi o nome escolhido pelo marketing para isso. E não é pouco tráfego porque precisam acompanham TODOS os dispositivos conectados, todo o tempo. E nada tem a ver com o tráfego da rede em si. Procure sempre os que permitem usar cabo para interligar os POD.

mesh nada tem a ver com internet. Nada. Se trata de uma tecnologia de rede wifi.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!