Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, atualmente tenho um PC com a seguinte config:

CPU: i5-9400f

placa-mãe: ASRock H310cm-hg4

RAM: 2x8Gb (2666 MHz)

GPU: RX 6600

Quero fazer um upgrade no processador e como vou ter q trocar a placa-mãe, quero ir pra AMD que possui opções melhores, mas tenho dúvida se vou de AM4 ou AM5... 

Se for pra AM4, pegaria um Ryzen 7 5700x3D e se for de AM5 um Ryzen 5 7600.

O problema é que acho que o socket AM4 já chegou ao fim e eu praticamente não teria margem pra upgrades futuros, porém, as placas mãe AM4 são mais baratas e eu poderia aproveitar as memórias RAM que já tenho.

Já o socket AM5 possui longevidade maior, mas os componentes hoje estão extremamente caros. Nesse caso, não conseguiria comprar uma B650 top de linha e tenho medo que a placa-mãe não suporte os Ryzens de próxima geração, inviabilizando upgrades. E não falo de suporte em relação a atualização de BIOS/software e sim em questão de VRM's, TDP e etc. 

Na opinião de vocês, qual é a melhor opção?

Se eu for com um setup AM4, em quantos anos o 5700x3D ficará defasado (me fazendo ter que trocar CPU + placa-mãe de novo)?

E se for de AM5, qual B650 vcs indicam que suportará, hipoteticamente, um Ryzen da série 9000 ou 10000? 

Postado

Depende do quanto pode gastar, AM5 seria ideal mas ainda tem preços fora da realidade para o brasileiro.

5 minutos atrás, eriklps99 disse:

O problema é que acho que o socket AM4 já chegou ao fim e eu praticamente não teria margem pra upgrades futuros,

Como assim?

Você sabe que todo ano desde 2016 a AMD lança novos processadores AM4 (alguns são só melhorias mas pelo menos não está morta)?

AM4 ainda tem um longo caminho para percorrer, talvez eles mantenham o suporte oficial por mais 4 anos (previsão minha) então não é uma má escolha atualmente, ainda mais pelos preços competitivos.

Postado
29 minutos atrás, eriklps99 disse:

O problema é que acho que o socket AM4 já chegou ao fim e eu praticamente não teria margem pra upgrades futuros,

O fim do AM4 é os Ryzen da série 5000, só, mas tem bons processadores no mercado, e vale a pena ficar no AM4 também, já que tem memória DDR4.

Por hora vale a pena o upgrade para AM4.

Ryzen 9000 foi praticamente anunciado agora e ainda será lançado, vide lista https://en.wikipedia.org/wiki/Template:AMD_Ryzen_9000_Series (está em inglês, preciso traduzir para pt-wiki).

Postado

@RonaldoXbox 

valeu pela resposta

1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Depende do quanto pode gastar, AM5 seria ideal mas ainda tem preços fora da realidade para o brasileiro.

Cara, em questão de orçamento penso em algo entre 2,5k a no máximo 2,8k... o Ryzen 5 7600 é uns 1,3k, duas memórias DDR5 uns 500, então sobraria no máximo 1k pra placa-mãe. Até tem opções nesse preço mas são placas de entrada e meu receio é que daqui uns anos elas não aguentem um Ryzen mais "potente"...

1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Você sabe que todo ano desde 2016 a AMD lança novos processadores AM4 (alguns são só melhorias mas pelo menos não está morta)?

AM4 ainda tem um longo caminho para percorrer, talvez eles mantenham o suporte oficial por mais 4 anos (previsão minha) então não é uma má escolha atualmente, ainda mais pelos preços competitivos

Sim, tô ligado que os processadores, principalmente da série 5000, são excelentes, por isso penso no 5700x3D. E pô, se a AMD continuasse lançando processadores pra AM4 por mais 4 anos, sem dúvida iria de AM4... mas como o @Elder Nauvirth mencionou e já vi outras pessoas falando, a série 5000 provavelmente foi a última... então daqui uns anos pode ser que não haja uma opção de upgrade pro 5700x3D e eu seja forçado a trocar de novo a placa-mãe. 

@Elder Nauvirth

obrigado pela resposta

44 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

O fim do AM4 é os Ryzen da série 5000, só, mas tem bons processadores no mercado, e vale a pena ficar no AM4 também, já que tem memória DDR4.

De começo eu tava pensando só em ir pra AM5, mas os preços tão muito altos daí comecei a considerar o AM4... 

Quanto tempo você acha que dura um Ryzen 7 5700x3D? Se ele durar pelo menos uns 5 anos acho que até vale a pena ir nele (único ponto negativo que vejo é que quando ele ficar defasado, terei que trocar ele e a placa-mãe)

48 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Ryzen 9000 foi praticamente anunciado agora e ainda será lançado, vide lista https://en.wikipedia.org/wiki/Template:AMD_Ryzen_9000_Series (está em inglês, preciso traduzir para pt-wiki).

Então, a vantagem de ir de AM5 seria essa... se eu escolher essa opção, pegaria o Ryzen 5 7600, mas no futuro não me faltariam opções para upgrade (Série 9000, 10000 e talvez até 11000)  

Postado
16 minutos atrás, eriklps99 disse:

a série 5000 provavelmente foi a última.

Série 5000 é a ultima para AM4 sim, não tem provavelmente.

Mas também não lhe priva de upgrade para os processadores AMD Ryzen 5000, tem bons processadores.

Ver lista: https://pt.wikipedia.org/wiki/Predefinição:AMD_Ryzen_série_5000 (AMD Ryzen série 5000) e https://pt.wikipedia.org/wiki/Predefinição:AMD_Ryzen_Série_5000_Cezanne (AMD Ryzen Série 5000 Cezanne).

Tem todos esses como opções de upgrade. Mesmo que não ache o 5700X3D, terá outras boas opções.

Ryzen 6000 é só para notebooks.

19 minutos atrás, eriklps99 disse:

De começo eu tava pensando só em ir pra AM5, mas os preços tão muito altos daí comecei a considerar o AM4... 

Quanto tempo você acha que dura um Ryzen 7 5700x3D? Se ele durar pelo menos uns 5 anos acho que até vale a pena ir nele (único ponto negativo que vejo é que quando ele ficar defasado, terei que trocar ele e a placa-mãe)

Na minha opinião vale a pena sim ir no Ryzen 7 5700X3D agora, e ele vai durar bons anos.

Não foque no fim da geração e se fica defasado ou não, se ele irá lhe atender, então é um bom upgrade, e se pode pagar, melhor ainda.

20 minutos atrás, eriklps99 disse:

Então, a vantagem de ir de AM5 seria essa... se eu escolher essa opção, pegaria o Ryzen 5 7600, mas no futuro não me faltariam opções para upgrade (Série 9000, 10000 e talvez até 11000)

Com AM5 terá mesmo mais opção, o problema é o custo atual, e precisa levar em consideração o que precisa ser trocado.

Sair do DDR4 para DDR5 e comprar uma placa-mãe compatível com o DDR5 e o processador.

Quando já tem DDR4, ainda é interessante manter ele, dá para ir no fim da geração AM4 tranquilamente e ficar por uns bons anos nela.

Dá para se manter no AM4 até ter alguma previsão de Ryzen 11, nem os Ryzen de 10ª geração tem citação ainda.

• Curtir 1
Postado

@Rodrigo J Polette

opa valeu pela resposta mano...

42 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Tem placa AM5 da ASRock que é B650 por uns 900+/- por exemplo..

Cara, eu estava de olho nessa placa mesmo... já vi review que ela aquece menos até que uma X670E Plus TUF da ASUS... será q daqui uns anos ela aguentaria um Ryzen da série 10000, por exemplo? 

Postado

Difícil prever o futuro, mas vejamos pelos lançamentos iniciais dos Ryzen 9000: são processadores com nova micro arquitetura (Zen 5), com tecnologias mais refinadas e mesmo tendo alto desempenho tem o consumo lá embaixo (se não me engano o consumo do 9950x é de 170w) então a tendência é que placas com uma construção boa já aguentem futuros upgrades.

Outro fator vital é que a placa tenha o botão de atualizar a BIOS, senão quando for trocar a CPU terá de ir em uma assistência técnica e ser roubado, que bom que o modelo indicado acima tem ele.

Esta placa da ASRock parece uma ótima opção, se o preço dela ficar mais amigável com o passar do tempo é possível que eu a pegue também, review do Guiga Games caso queira saber como ela desempenha

• Curtir 2
Postado

@Rodrigo J Polette acredito que saindo as B850, naturalmente o preço das B650 deve baixar... 

sobre a B650 da ASRock, único ponto negativo que enxergo nela são os dois slots para memória RAM... se um der problema, vai ser ***** ficar limitado a só um slot (isso sem contar perder o dual channel) 

Inclusive, como eu disse na postagem inicial, minha placa é uma H310m da ASRock e ela justamente está com problemas nos slots de memória RAM (esse é um dos fatores que contribuiu para eu querer fazer o upgrade) 

@RonaldoXbox

10 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Difícil prever o futuro, mas vejamos pelos lançamentos iniciais dos Ryzen 9000: são processadores com nova micro arquitetura (Zen 5), com tecnologias mais refinadas e mesmo tendo alto desempenho tem o consumo lá embaixo (se não me engano o consumo do 9950x é de 170w) então a tendência é que placas com uma construção boa já aguentem futuros upgrades.

Então, havendo uma placa com boa construção e que suporte as futuras gerações de Ryzen, até faria um esforço em pagar um pouquinho mais caro...  

18 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Outro fator vital é que a placa tenha o botão de atualizar a BIOS, senão quando for trocar a CPU terá de ir em uma assistência técnica e ser roubado, que bom que o modelo indicado acima tem ele

Sim, isso é imprescindível pra mim... inclusive, uma dúvida: imagino que qualquer placa AM5 já venha de fábrica com BIOS q suporta os processadores da série 7000, certo? São só os da série 8000G e 7000X, que precisa atualizar a BIOS? Tipo, se eu comprar uma placa dessas e um Ryzen 5 7600, eu não precisaria atualizar a BIOS, né?

22 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Esta placa da ASRock parece uma ótima opção, se o preço dela ficar mais amigável com o passar do tempo é possível que eu a pegue também, review do Guiga Games caso queira saber como ela desempenha

Foi o review do Guiga mesmo que eu mencionei quando falei sobre ela ter tido temperatura menor que da X670 TUF

• Curtir 1
Postado

@eriklps99 

20 minutos atrás, eriklps99 disse:

Inclusive, como eu disse na postagem inicial, minha placa é uma H310m da ASRock e ela justamente está com problemas nos slots de memória RAM (esse é um dos fatores que contribuiu para eu querer fazer o upgrade) 

@RonaldoXbox

Ainda mais que os conectores do módulo de memória dessa placa da ASRock são do tipo SMD, ou seja, os pinos não atravessam a placa, vi no review que fizeram isso para melhorar a possibilidade de OC. (Não me pergunte o porque isso influencia... kkkk)

Postado
1 hora atrás, eriklps99 disse:

Sim, tô ligado que os processadores, principalmente da série 5000, são excelentes, por isso penso no 5700x3D. E pô, se a AMD continuasse lançando processadores pra AM4 por mais 4 anos, sem dúvida iria de AM4... mas como o @Elder Nauvirth mencionou e já vi outras pessoas falando, a série 5000 provavelmente foi a última... então daqui uns anos pode ser que não haja uma opção de upgrade pro 5700x3D e eu seja forçado a trocar de novo a placa-mãe. 

Então o AM5 é viável para o seu orçamento.

Se seu uso para o computador é "PC Gamer" comprando hoje o Ryzen 5700X3D, não compensará comprar nada acima, pois o ganho em FPS será pequeno.

A AMD prometeu esta semana a suportar o AM4 até 2025, mas os "novos" lançamentos serão revisões dos já existentes, como os anunciados Ryzen 5800XT e 5900XT, que tem apenas alguns MHz a mais no clock.

Postado

@Rodrigo J Polette

7 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Ainda mais que os conectores do módulo de memória dessa placa da ASRock são do tipo SMD, ou seja, os pinos não atravessam a placa, vi no review que fizeram isso para melhorar a possibilidade de OC. (Não me pergunte o porque isso influencia... kkkk)

pô, aí já chegou em um nível que eu já não manjo kkkkkkk isso seria bom ou ruim?  

@1lokos

12 minutos atrás, 1lokos disse:

Então o AM5 é viável para o seu orçamento.

Assim, o que me incomoda é a placa-mãe... porque só as de entrada q cabem no orçamento (isso considerando o custo de um Ryzen 7600)

4 minutos atrás, 1lokos disse:

Se seu uso para o computador é "PC Gamer" comprando hoje o Ryzen 5700X3D, não compensará comprar nada acima, pois o ganho em FPS será pequeno.

Eu até utilizo de vem em quando o AutoCAD/SolidWorks, mas pressuponho que o 5700X3D seja mais que suficiente para esses programas, então no geral posso dizer que majoritariamente é um uso "Gamer" mesmo...

7 minutos atrás, 1lokos disse:

A AMD prometeu esta semana a suportar o AM4 até 2025, mas os "novos" lançamentos serão revisões dos já existentes, como os anunciados Ryzen 5800XT e 5900XT, que tem apenas alguns MHz a mais no clock.

Então, é justamente esse o problema... acho que é plausível afirmar que para o meu uso, o Ryzen 5700X3D seja o "limite" do AM4 (sei que tem o 5800X3D e os Ryzen 9, mas eles não compensam muito pelo fator desempenho/preço) 

Postado
13 minutos atrás, eriklps99 disse:

pô, aí já chegou em um nível que eu já não manjo kkkkkkk isso seria bom ou ruim?  

Para nós não muda nada... Claro que devem ser menos resistentes, mas acho que ninguém vai colocar as memórias tão desajeitado assim, ainda mais um pente que vai custar um bom $$$...

Postado
1 hora atrás, eriklps99 disse:

Assim, o que me incomoda é a placa-mãe... porque só as de entrada q cabem no orçamento (isso considerando o custo de um Ryzen 7600)

lo fator desempenho/preço) 

A  ASRock B650M-HDV/M.2  - R$ 999,99 é uma boa opção, com um bom VRM, veja reviews dela na TheOverclockPage e no Hardware Unboxing.

49 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Para nós não muda nada... Claro que devem ser menos resistentes

Na Computex 2024 a MSI apresentou uma placa-mãe Project Zero - com conectores de cabos na parte de trás (DIY/APE, BTF, Hidden cables); que não usa memória de pente na vertical em slots, mas memória CAMM2 - similar a de notebook; num soquete com contados similar ao do CPU.

A vantagem do tipo é que as trilhas da memória para o CPU ficam no mesmo tamanho, otimizando o desempenho. Um dissipador tipo de NVMe cobre toda a memória. Não deve agradar é a galera do "empiriquitamento frufru". 😛 

20240604_115338-scaled.jpg

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...