Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Boa noite

Fui afetado pela enchente no RS e gostaria de tentar salvar pelo menos alguns de vários DVDs e blu-rays que ficaram boiando por algum tempo.

Que métodos de limpeza vcs recomendam?

Obrigado

Postado

@Seu M4drug4 Acho que a única recomendação seria lavar esses discos com agua limpa assim que possível, e secar bem eles logo. sempre tem o risco da agua penetrar no laque e atingir as camadas de alumínio, o que pode deixar a mídia opaca e ilegível, e nesse caso a recomendação seria colocar a midia em uma estufa pra secar e ver se a mídia volta a ficar legível...

Midia ótica não deve ser exposta ao sol, pelo risco de danificar a camada orgânica que é queimada pelo laser, se for secar, deixe as mídias na sombra, e também não é bom deixar úmido por muito tempo, eu mesmo ja perdi alguns DVD para o mofo!

Uma vez exposta a agua essas mídias não são mais confiáveis, e você precisa tentar resgatar os dados dela pra um HD ou pra nuvem o mais rápido possível.

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado pelas dicas, @F4b10.

Recentemente li um comentário recomendando limpeza com álcool isopropilico. Será que serve mesmo? Se serve, acho que seria uma boa opção porque álcool isopropilico seca sozinho, e seria um trabalho a menos.

Obrigado mais uma vez.

Postado

@Seu M4drug4 Acho desnecessário e ate muito perigoso passar álcool em um CD, o álcool é um solvente ótimo pra detritos orgânicos, mas se ele penetrar no laque do CD pode vir a estragar o polímero orgânico que é onde são gravados os dados nos CDs/DVD regraváveis.

No caso do DVD tem risco ate mesmo de descolar as "metades" que unem os discos, só lave com agua limpa e seque bem que é mais seguro, se tiver um tempo frio, acho que da pra usar uma caixa e um secador de cabelo no morno pra secar os discos, o importante é ler e fazer backup desses discos o mais rápido possível, quanto mais tempo a mídia ficar molhada ou úmida, mais risco de dar fungo, ou descolar os discos.

• Curtir 2
Postado

Álcool eu sei que não é bom para o meu objetivo. Mas o isopropilico é outro tipo de álcool. Não é inflamável, muito usado para limpar eletrônicos.

Quanto menos trabalhosa e mais rápida for a limpeza, melhor. Terei que fazer tudo sozinho, são muitas mídias, não tenho outro lugar pra levar as mídias sujas e limpa-las com calma.

Obrigado a todos que postaram.

• Confuso 1
Postado

Um tempo atrás vi um vídeo no canal teclab em que era jogado álcool isopropílico em cima de uma placa-mãe de um PC ligado e não aconteceu nada. Por isso achei que não é inflamável.

• Confuso 1
  • Coordenador
Postado
7 horas atrás, Seu M4drug4 disse:

Não é inflamável,

É inflamável sim. Ele é usado em eletrônicos porque não costuma causar curtos, em razão da baixa quantidade de água. 

Também não recomendo seu uso, por ser bastante agressivo. Sei que não tem muito a ver, mas minha mãe inventou de limpar a tela do notebook dela com álcool e ficou toda manchada. 🤦‍♂️

• Curtir 2
Postado

Obrigado pelo relato sobre a tela do laptop. Um tempo atrás pensei seriamente em limpar a minha tela com álcool isopropilico por causa de maus resultados com limpadores, mas agora desisti.

• mês depois...
Postado

Voltei pra contar o resultado final. Os discos estavam sujos demais pra limpar só com água (vários inclusive fedendo a esgoto), muitos só de olhar a gente já sabia que não prestavam mais, aqueles que pelos menos na aparência tinham alguma chance de ser recuperados eu limpei usando uma esponja de lavar louça umedecida de água misturada com detergente neutro. Muitos ficaram parcialmente legíveis, muitos outros o gravador nem sequer reconheceu e infelizmente poucos puderam ser lidos 100%. 😞

Obrigado mais uma vez pelos comentários.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!