Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve , tenho uma  AMD Radeo RX 7900 XTX Phantom Gaming , sempre  jogo com ela em 4K  e notei que ela estava esquentando bastante , fui ver a temperatura  no MSI Afterbuner e em alguns momentos da gameplay o Hotspot esta batendo 110 graus , fica 60/65 graus  a temperatuda  da placa  e 100/110 o hotspot.
essa temperatura do Hotspot pode dar problema na placa de Vídeo ? porque ela em nenhum momento perde desempenho nos games.
 se for um problema para  a placa  , tem alguma coisa que posso fazer para reduzir essa temperatura ? 
Obs : já venceu a Garantia

Processador : Ryzen 7 5700x3d
placa-mãe : MSI MPG B550 Gaming Plus
fonte ASUS ROG Strix Aura Edition, 1000W, 80 Plus Gold

Postado

O sensor do hotspot pega o ponto mais quente na GPU. Não acho normal dar uma diferença tão grande assim, a temperatura média de 60-65ºC e o hotspot de 110ºC. Geralmente a diferença normal é o hotspot estar 10-15ºC acima da temperatura média. Ouvi algumas pessoas comentarem que quando o hotspot está muito acima da temperatura média, pode indicar que a pasta térmica está mal aplicada, mas não posso confirmar isso.

Já que você não tem mais garantia, talvez possa abrir a placa e reaplicar a pasta térmica pra ver se algo muda, mas aplique corretamente, uma camada fina cobrindo toda a superfície do chip gráfico, sem buracos e sem bolhas de ar. Lembrando também de fazer a limpeza da pasta antiga do chip e também do dissipador.

• Solução
Postado

Segundo a AMD, até 110°C no hotspot é aceitável. Acima disso, ela começa a diminuir o clock (thermal throttling) até o limite de 118°C. Se você pesquisar, verá muitas reclamações de hotspot alto nas 7900 xt. Pelas minhas pesquisas, a maioria dos casos está relacionado a problema de contato do heatsink com chip gráfico, que, por sua vez, tem causas diferentes (thermal pads muito grossos, falta de pressão de parafusos e por aí vai).

A minha 7600 tb tem um hotspot alto (30°C+ acima da média da GPU) mas eu não abri porque está na garantia. Assim, uso sem me preocupar. Se a GPU estiver perdendo desempenho por thermal throttling sem que você tenha feito OC nela, a única opção seria acionar a garantia. Se não estiver, abra e troque a pasta térmica (não precisa trocar os thermal pads se a temperatura das memórias estiver normal). 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Por coincidência, esse foi o último vídeo que assisti. Ele não chega a uma conclusão mas a reaplicação de pasta térmica resolveu o problema.

Algumas pessoas, nos comentários, dizem que a posição da GPU afeta essa temp mas der bauer diz não ter relação. 

Há alguns vídeos em que pessoas colocam navalhas sobre o chip gráfico e mostram como ela "balança", revelando uma superfície desnivelada do mesmo.

A causa desse problema não parece ser exata ou única mas as pessoas que tiveram sucesso na solução do problema foram as que reaplicaram soluções térmicas e remontaram a placa (se for trocar thermal pad tem que se atentar à espessura deles porque numa mesma placa são usadas espessuras diferentes).

Postado

Estou com uma situação parecida com a minha RTX 4080.
GPU Temp 67º
GPU Hot Spot 84º

Diferença de quase 20º 😅

Esperar a garantia acabar e trocar a pasta térmica. 🤣

Captura-de-tela-2024-06-02-182507.png

Postado
8 horas atrás, RonaldoXbox disse:

@João Paullo Santos desconhecia sobre as temperaturas altas no hotspot das RX 7000, obrigado @Nito pela informação!

Não é com a série 7000, é com a RX 7900 XTX. Procurei por mais vídeos do Der Bauer, e achei esse: 

Segundo ele, algumas unidades da RX 7900 XTX têm menos líquido na câmara de vapor, o que faz com que o líquido evapore e não se condense de volta, então ele não volta ao chip e  não o resfria. Isso pode ser minimizado deixando a GPU na vertical.

Falando de maneira geral, a troca da pasta térmica resolve o problema (ou o diminui muito), tanto para GPUs nVIDIA quanto AMD. 

2 horas atrás, rikawa disse:

Estou com uma situação parecida com a minha RTX 4080.
GPU Temp 67º
GPU Hot Spot 84º

Diferença de quase 20º 😅

Esperar a garantia acabar e trocar a pasta térmica. 🤣

Captura-de-tela-2024-06-02-182507.png

17°C é aceitável. Não precisa se preocupar. Quando chega nos 25-30°C é que começa a ser mais problemático porque fica mais perto do limite. Ainda mais estando na garantia, só usa sem se preocupar.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...